Cimento Queimado na Parede da Cozinha

Uma tendência que tem chegado forte na decoração de casas é a de criar ambientes com aspecto de fábricas abandonadas. Se em princípio isso pode parecer assustador vamos te dizer que pode ficar lindo e ainda pode criar uma atmosfera interessante quando combinado com os elementos certos.

Para deixar os seus ambientes com esse toque de casa antiga uma dica é usar paredes de cimento queimado. Basicamente se trata daquela parede que lembra uma parede de antigas indústrias. Um cinza de um tom mais escuro e que tem um pouco de ‘manchas’, quanto mais pegada industrial tiver na sua parede mais cool vai ficar.

Por Que a Cozinha?

A resposta é simples, na cozinha esse tipo de decoração fica ótimo porque é um ambiente em que podemos ter um toque mais frio. Além disso, as cores dos alimentos ajudam a dar a modernidade e deixar com zero cara de ambiente abandonado. Para garantir que a sua cozinha fique bem divertida que tal ter sempre uma cesta de frutas bem coloridas na mesa de frente para a parede de cimento queimado?

Como Fazer Parede de Cimento Queimado na Cozinha

Materiais Necessários

  • Adesivo de alto impacto (pode ser o que você encontrar)
  • Cimento
  • Espátula e desempenadeira
  • Resina a base de água
  • Como Fazer

Passo e Passo

Passo 1

A primeira coisa que você deve fazer é misturar o cimento com o adesivo até conseguir uma textura de massa acrílica. Contudo, destacamos que vai ficar um pouco mais mole, para que fique mais fácil de entender vamos dizer que ficará parecendo pasta de dente. Chegando nesse ponto mexa bem até que a mistura se torne lisa.

Passo 2

Depois de conseguir chegar no ponto certo da sua massa você deverá colocar um pouco dela na extremidade da sua desempenadeira (se preferir pode usar uma espátula) e então passar na sua parede. Como estamos buscando um estilo mais rústico não é necessário lixar a parede antes da aplicação, além disso, a massa vai acabar cobrindo os defeitos muito gritantes. Procure passar a massa deixando o mais liso que conseguir. Já avisamos que no começo pode ser um pouco complicado, porém, com o passar do tempo vai ficando mais simples.

Passo 3

Para conseguir preencher os cantos basta colocar um pouco de massa na espátula e então aplicar bem no cantinho. Uma forma de tornar esse processo mais fácil é marca o local usando fita crepe.

Passo 4

No caso de estar secando e você perceber que ficou algum espaço sem massa saiba que não tem problema. O que você deve fazer é usar a espátula para passar mais um pouco de massa a fim de cobrir o espaço. Depois de cobrir a parede toda espere cerca de duas horas para começar a lixar a parede usando uma lixa 220 de maneira a remover todas as imperfeições.

Passo 5

Remova o excesso de pós usando um pano úmido e aguarde enquanto o cimento seca por completo, isso leva quase umas 12 horas e somente então vá para a finalização da parede. A impermeabilização deve ser feita com resina base de água que ajuda a dar brilho. Use um rolo de lã para aplicar.

Passo 6

Depois disso é só esperar que a resina seque por cerca de 2 horas para que a sua parede fique com um visual incrível de cimento queimado. Para deixar a parede com mais brilho você pode aplicar outra demão de resina.

Dicas

  • Para que fique com um resultado mais uniforme a dica é fazer toda a parede de uma vez. Se você achar que mesmo tendo feito isso não ficou muito uniforme e tem manchas que estão ou muito escuras ou muito claras você pode antes de passar a resina dar mais uma demão de cimento diluído no adesivo de alto impacto. Contudo, preste atenção que deverá ser uma mistura bem rala como se fosse uma tinta. Passe e deixe a sua parede uniformizada, aguarde enquanto seca e passe a resina normalmente.
  • Essa resina pode ser comprada em lojas de tinta, não é difícil de achar.
  • Essa técnica não pode ser usada no piso então use-a somente em paredes.

Cobrindo Azulejos com Parede de Cimento Queimado

Quem curtiu a ideia de criar na sua cozinha uma parede de cimento queimada, mas tem azulejos pode conferir nesse vídeo com o aplicar a técnica. Uma forma simples de deixar a sua cozinha com muito mais estilo e sem tanto trabalho ou gasto.

Decore

Depois de ter feito a sua parede de cimento queimado na cozinha a dica é adequar a sua decoração. Para modernizar você pode usar pôsteres ou quadros com ilustrações com uma pegada mais rocker como caveiras ou personagens pop. Já para quem deseja manter o visual mais lúgubre dado por essa parede a dica é não colocar nada na parede, mas usar um lustre diferenciado.

A grande dica é escolher entre contrastar com a parede ou complementar o seu visual ‘destroyed’ e industrial. Tomada essa decisão é muito mais fácil escolher os elementos que serão usados para compor esse espaço. Tem coisa mais legal do que fazer uma decoração diferenciada para os cômodos preferidos?

Estilo

Com certeza a sua cozinha irá ganhar disparado em estilo de outras cozinhas com uma parede de cimento queimado. A dica para deixar o ambiente ainda mais estiloso é complementá-lo com cores alegres e fortes como o amarelo ou pink, mas com isso temos uma quebra da ideia de ambiente industrial.

Móveis e eletrodomésticos brancos podem dar um contraste de luz dentro de um ambiente que em princípio seria mais escuro. Se quiser manter o visual industrial pode optar por eletrodomésticos em inox. O tom cinza fica interessante quando composto por peças metálicas.

Lembramos que a escolha dos móveis e do estilo mestre a ser seguido depende exclusivamente de você e da ideia que deseja passar para as pessoas que entram na sua cozinha. Um estilo moderno e que pode ficar bem interessante desde que você saiba como usar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *