?> Paisagismo no Brasil - Jardim - Plantas | Imóveis Cultura Mix

Paisagismo no Brasil

O paisagismo também é conhecido como arquitetura de paisagem, sendo que em Portugal se denomina arquitetura paisagística. A prática do paisagismo em si representa a técnica e a arte de realizar planejamentos, projetos, preservação e gestão de espaços ao ar livre, sejam eles em área urbana ou não, desta forma processando macro e micro paisagens. Do ponto de vista profissional podemos dizer que o paisagismo se assemelha a arquitetura, sendo que ambas tem por base elementos a serem construídos, sendo assim a arquitetura de paisagem pode ser compreendida como uma extensão da própria arquitetura. As disciplinas que integram arquitetura paisagística abrangem o projeto arquitetônico, planejamento urbano, regional, preservação ao meio ambiente, patrimônio histórico, planejamento espacial, além de sistemas de recreação e lazer. A princípio o paisagismo era visto apenas como uma forma de desenhar praças, parques e jardins, onde eram considerados somente os aspectos relacionados a estética criando um ambiente aconchegante e charmoso, mas com o passar do tempo este conceito foi se modificando e atualmente abarca propostas e escalas mais amplas.

Jardinagem

Multidisciplinaridade

A exemplo da própria arquitetura, o paisagismo arquitetônico é multidisciplinar, pois envolve diversos campos de atuação como as ciências socais e naturais, a matemática, as artes, a engenharia, a política, as novas tecnologias, etc. Embora seja comumente associada, por pessoas leigas, a simples prática da jardinagem aliada a espaços organizados, a arquitetura de paisagem envolve muitos outros elementos que constituem a paisagem em questão, sejam eles elementos naturais ou não.

Simples Pratica

No Brasil

Existem no Brasil diversas associações que reúnem arquitetos paisagistas, apesar disso não há em nosso país uma graduação que seja especifica para a formação de arquitetos paisagistas. Os cursos de paisagismo no Brasil não graduam em arquitetura. A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) possui um curso que gradua como “Composição Paisagística”, porém não possibilita habilitação por parte do CREA ou qualquer outro órgão que permita ao profissional a assinatura de determinados projetos.

UFRJ

Perspectivas

Enquanto a profissionalização graduada não é possível os profissionais da área atuam em conjunto com arquitetos graduados e habilitados. A USP fez um projeto no curso de arquitetura e urbanismo que se desenvolve desde 1994, no foram são desenvolvidos estudos na área de paisagismo, tendo como foco as inúmeras escalas que este conceito abrange. Inicialmente o projeto buscou a criação de painel sobre o paisagismo brasileiro e sua evolução, especialmente quanto a projetos públicos, parques, praças, etc. Posteriormente este projeto teve seu foco na sistematização e análise de projetos paisagísticos contemporâneos, tanto em espaços públicos quanto privados. Embora o paisagismo seja uma prática tradicional no nosso país, com origens em meados do século XVII, lamentamos a falta de graduação para estes profissionais que muitas vezes vão em busca dela em outros países.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *