Para quem aprecia a bebida mais conhecida atualmente principalmente no Brasil, o café, que se tornou símbolo de prazer, afinal, são poucas as pessoas que não gostam de saborear pela manhã aquele cafezinho fresco, com aroma maravilhoso que desperta qualquer um e tira da cama apenas pelo cheiro que invade toda a casa.
Porém muitas pessoas fazem o café de forma incorreta, claro que é difícil seguir a risca como é a melhor forma de preparo em casa, mas existem algumas dicas que são passiveis de serem seguidas para chegar a uma bebida encorpada e que possua o aroma e sabor sem abalar suas propriedades, assim antes de seguirmos com os modelos de cafeteira que se encontra a disponível no mercado, é interessante falar um pouco sobre os cuidados com o preparo do café.
Como Preparar De Forma Que Mantenha Sabor e Aroma
Os cuidados devem ser tomados logo na compra, busque por café que contenha qualidade e que caiba dentro de seu bolso. Assim, ao chegar a sua casa saiba como armazenar seu pó ou então grãos, pois muitas pessoas preferem comprar os grãos para assim torrar em casa. Seja como for deve colocar o pacote dentro de um recipiente com tampa, inserir dentro da geladeira na região que a temperatura á amena. Todas as vezes que for utilizar seu café, não insira colher úmida, pois poderá criar bolor com tempo se por acaso molhar.
No preparo independente da quantidade de pó que você utiliza se for fazer manualmente tenha cuidado para não ferver a água em demasia, quando começar a soltar as bolhas que indica que começou a ferver, então deve ser desligado, o açúcar deve se colocado separadamente, pois muitas pessoas têm o hábito, inclusive eu, de coloca-lo na água no momento que esta no fogo. Estas atitudes são necessárias para manter a propriedade do café mantida e assim ao aprecia-lo sentir seu sabor sem alterações.
Como conhecemos o café de coador é maravilhoso, lembra nossa infância e principalmente os pais que sempre preparam desta forma, mas hoje têm crescido o números de pessoas que optam por outras formas de prepara-lo.
Tipos De Cafeteiras
Existe tantos modelos que fica difícil e confuso escolher o que melhor atendera nossas necessidades, portanto segue uma pequena diferenciação dos modelos, para auxiliar na sua escolha.
As Cafeteiras Elétricas
Muito conhecidas por existir no mercado uma quantidade enorme de tipos, cores, modelos e preços, ou seja, se tornou um eletrodoméstico acessível ao consumidor, para quem busca praticidade.
São subdivididas em 4 tipos: manual, necessita que a pessoa tenha conhecimento para o preparo, e fique atenta, pois ela irá manusear a mesma; semi-automática, a temperatura e pressão são ajustáveis, é menos trabalhosa, porém necessita de controle no produto final; automática, mais fácil de utilizar, o café é feito totalmente pela máquina, você não precisa controlar, apenas apertar um botão; superautomática, não é passível de personalizar a temperatura e pressão, porém é mais dinâmica e café fica pronto mais rapidamente.
Considere também itens como capacidade de produção, ou seja, como já citado, verifique quantidade que é necessária para sua casa ou local que ira utilizar; se apresenta o moedor embutido; se apresenta uma ou duas jarras de café (quantidade que comporta fazer); se contém garrafa térmica embutida e portátil, assim para manter a temperatura não necessitara de deixar ligada a uma fonte de calor (economia); programável ou não, assim poderá programar o café para estar pronto na hora que quiser. Enfim, são minúcias que fazem diferença na qualidade e preço também, tenha atenção.
Alguns tipos são capazes de preparar cerca até 32 xícaras da bebida, sendo muito úteis em escritórios de empresas, ou até mesmo em sua casa dependendo da quantidade de pessoas e do consumo de café, pois elas levam cerca de 5 minutos para fazer e mantém aquecido em seu recipiente. Outras ainda fazem quantidades menores de café, assim você poderá também utilizar caso more só ou então com poucas pessoas em sua casa.
Este tipo de cafeteira utiliza apenas café em pó, os modelos disponíveis são adequados para pequenos espaços, ou seja, são compactas, práticas e podem ser levadas para qualquer lugar.
As Cafeteiras Expressas
Este outro tipo de cafeteira apresenta o preparo da bebida mantendo suas características, pois mantêm propriedades do café mais evidentes, aroma e sabor.
Também estão disponíveis em muitos modelos no mercado, normalmente não preparam grandes quantidades, algumas chegam a fazer duas xícaras da bebida, porém é rápido e mantém qualidade do café.
O melhor é que podem ser utilizados vários tipos de café, em pós, sachê, grãos e cápsulas. As cápsulas existem para serem vendida em diversos sabores e normalmente apresentam a medida certa para uma ou duas xícaras, fornecem o preparo da bebida encorpado, com sabor e diferenciado. Estas cápsulas também são vendidas para preparar outros tipos de bebida, como cappuccino, café sem cafeína, chocolate quente, macchiato, entre inúmeras outras deliciosas.
A forma que é realizada o preparo, basicamente, é a partir da pressão, o que é capaz de preparar rapidamente o café mantendo encorpado, pois não exige muito para extrair o sabor e aroma do pó, dos grãos ou mesmo das cápsulas.
As Clássicas Cafeteiras Italianas
Estas apresentam outro direcionamento de preparo, normalmente quem adere ao uso desta busca um preparo com mais qualidade e menos quantidade e praticidade, conhecidas por cafeteiras manuais, são assim, pois são cafeteiras que levam um tempo maior para o prepara do café, a forma que é feito é por ebulição, a cafeteira apresenta duas partes, uma em baixo, que é colocada a água, e outra em cima, que se coloca o pó de café, conforme a água ferve ela evapora e ao chegar à superfície (na tampa) o gotejamento cai no pó, que depois de coado se torna o café, com muita qualidade, pois é artesanalmente preparado.
Antes de comprar faça uma pesquisa no mercado, pois existem muitas que apresentam um preço interessante e que comporta suas necessidades, questione também sempre quais os custos, se é econômica, o tipo de manutenção, o preço do café que será utilizado na cafeteira, enfim, entenda como funciona e os custos que poderá acarretar, após aproveite.