Brasileiro gosta muito de um bom café, seja na manhã, entre uma refeição e outra ou até mesmo para ajudar ficar com olhos abertos, num dia de mais trabalho ou estudo. Por isso, a cafeteira costuma ser a melhor amiga, pela praticidade, basta colocar água e pó de café e ligar um botão. O aparelho faz tudo para você. Enquanto algumas pessoas usufruem dessa tecnologia e pronto, outras ficaram curiosas para saber como funcionam as cafeteiras. Por isso, buscamos informações para satisfazer os mais curiosos.
O Que Tem Dentro da Cafeteira?
Dentro da cafeteira você vai encontrar três coisas de extrema importância para o seu bom funcionamento:
- O reservatório que serve para “guardar” a água que é colocada na hora de se fazer o café.
- Um tubo na cor preta que serve para levar a água já aquecida para o gotejamento – saída do café pronto.
- Na parte onde acontece o “gotejamento” é onde a água vai caindo aos poucos e se mistura ao pó de café.
Se você pegar a cafeteira e olhar parece que se trata de um processo bem simples, mas se olhar mais afundo, tem um pouco mais de complexidade para que ela funcione.
- Tem um tubo laranja que fica localizado bem no centro é por onda passa a água quente e está conectado com o tubo preto. Ele tem a função de “pegar” a água fria.
- Além disso, tem toda a fiação que serve para ligar o aparelho na tomada e fazer com que ele funcione.
- Tem o aquecedor, aquele que transforma a água fira em quente e é feito de uma peça de duas partes de alumínio. Nele se encontra uma resistência que aquecerá a água.
- O fio enrolado que podemos observar dentro da cafeteira é a resistência, ele parece com fios usados para ligar a lâmpada.
- A resistência tem duas funções: ele aquece e ferve a água fria colocada dentro da cafeteira e quando o café está pronto, ele é mantido aquecido graças a ela, enquanto o aparelho está ligado.
- Embaixo da resistência tem a pasta condutora de calor e ainda o interruptor, que sem ele não seria possível ligar a cafeteira na eletricidade.
Fazendo Café: Como Funciona a Cafeteira
Depois de fazer um “giro” dentro da cafeteira e conhecer os seus maiores segredos e a sua parte, digamos, complexa, vamos falar da simplicidade do aparelho. Veja como funcionam as cafeteiras!
- Você coloca a água fria no reservatório destinado a ela. O líquido segue pela orifício que fica na parte inferior para dentro do tubo laranja, que falamos anteriormente.
- A água segue pela válvula de controle de fluxo indo parar no tubo de alumínio no aquecedor. Desse ponto ela vai até a outro que fica dentro do tubo preto, subindo. Esse processo é simples graças a ação da gravidade.
- Então, se liga o interruptor e dá início ao processo do aquecedor, que começa a esquentar o tubo de alumínio e basta pouco tempo para que a água que está naquela parte comece a ferver.
- A água fervendo fará com as bolhas subam pelo tubo preto e o que se observa posteriormente é o mesmo processo que acontece no filtro de um aquário. As bolhas vão empurrando a água.
- Assim, a água vai sendo levada passando pelo tubo preto até chegar na parte de gotejamento e vai pingando sobre o café, parte do caminho que dá para assistir, pois acontece bem diante dos nossos olhos.
- Esse mecanismo da bolha que empurra a água quente é chamado de termosifão. Apesar da diferença da cafeteira italiana é o mesmo processo e mecanismo usado nela.
Como dá para perceber o processo de funcionamento de uma cafeteira é bem simples, não existem partes móveis e nenhum tipo de bomba mecânica. Digamos que a parte mais “complexa” é a válvula de controle de fluxo, que fazem toda diferença, pois faz com que o aparelho seja seguro e confiável.
O Que Pode Fazer a Cafeteira Parar de Funcionar
Como qualquer aparelho, alguma coisa pode dar errado e ele parar de funcionar ou não fazer o que deve, da maneira correta. Veja o que pode dar errado e quais os motivos para a cafeteira parar de funcionar!
1- O interruptor liga e desliga ou o cabo de força podem estar danificados. Neste caso, somente procurando uma pessoa especializada para consertá-la ou trocando por uma cafeteira nova. Se você tentar fazer a troca, sem ter experiência, poderá acabar acarretando um incêndio.
2- Quando a válvula de controle de fluxo trava, podendo ficar na posição fechada ou aberta, a cafeteira para de funcionar. Neste caso, dá para tentar resolver o problema sem ajuda de um profissional. Desligue o aparelho da corrente elétrica, e remova os detritos que são responsáveis pelo problema, faça isso usando um palito de dentes.
3- O calcário pode fazer com que os tubos fiquem entupidos, o problema costuma ser mais comum no tubo de alumínio do aquecedor. Neste caso, você também pode tentar resolver a situação sem a ajuda de um profissional. Será necessário usar um pouco de vinagre na cafeteira no lugar da água e colocá-la para funcionar. Depois coloque-a de novo para funcionar com água. Deixe o processo terminar e repita mais uma vez om água, para retirar o vinagre. Pronto! O problema estará resolvido e você poderá fazer o seu café sem medo que ele fique com gosto de vinagre.
4- Existem problemas que podem fazer com que a cafeteira pare de funcionar de vez. Neste caso, não tem o que fazer, o jeito será comprar outra. São eles: falha da resistência de aquecimento e quando um dos fusíveis térmicos para de funcionar.
São peças que não existem para reposição e por isso, não tem como consertá-la. Porém, são problemas que acontecem somente depois de muito tempo de uso.
Com essas informações, acreditamos que os curiosos estão satisfeitos em saber como funcionam as cafeteiras e agora quando for passar um café, podem enxergá-las de um outro modo, sabendo exatamente o que está acontecendo dentro dela.