Você não pode basear a organização dos eletrodomésticos da sua casa não seguindo somente requisitos estéticos. É importante acima de tudo, criar ambientes seguros e principalmente visar no planejamento para ter como resultado a funcionalidade. Considere uma má ideia, por exemplo, a instalação dos aparelhos de eletrodomésticos em locais sujeitos a pequenos acidentes ou menos ainda sobre pisos de plástico ou carpetes.
Um aparelho eletrodoméstico em lugar que possa ser muito aquecido pelo sol pode acabar danificado, como por exemplo, a pintura. E não é só esse o ponto importante na hora de colocar a casa em ordem. Veja as dicas nos tópicos a seguir e compreenda como decidir o que colocar em cada ambiente da casa!
Como Posicionar Os Eletrodomésticos Na Cozinha
Se tem um cômoda na casa que precisa ser prático é a cozinha. Praticidade é a palavra de ordem desse ambiente. Então, na hora da arrumação planeje pensando o que você quer fazer onde. Exemplificando, imagine todos os passos que deverão ser dados para fazer determinada tarefa na cozinha. Por exemplo: o primeiro passo é retirar o que será preparado da geladeira, colocá-lo sobre o plano de trabalho da pia e em seguida, chegar até o fogão. Para facilitar esse “trajeto”, o ideal é posicionar os aparelhos eletrodomésticos na forma de um triângulo, e você pode ter certeza que isso te ajudará muito a concluir os passos listados. Ficaria: o fogão exatamente ao lado da pia e atrás, a geladeira. Vale ressaltar que a geladeira deve ser instalada no chão e, outro detalhe é que a parte de traseira do aparelho tem que manter uma distância de cinco centímetros da parede. Já a lava-louça pode ocupar menos espaço, se você conseguir colocá-la no projeto embaixo da pia.
Falando do micro-ondas, que não só deve ser bem posicionado por questões práticas, mas devemos ter muito cuidado com esse eletrodoméstico. Para começar é importante que ele fique em um lugar que os olhos possam alcançar, isso porque, é imprescindível que seja possível acompanhar o que está sendo preparado. Por medidas de segurança, saiba que o micro-ondas deve ficar longe dos televisores e também de rádio (são outros aparelhos que podem causar interferências no micro-ondas). Além disso, ele não deve ficar próximo da geladeira, neste caso, para evitar possíveis choques causados pelo o calor emanado pelo aparelho.
A melhor maneira de posicionar um micro-ondas é colocando-o em uma “torre de aquecimento”. Esse é um método muito usado pelos arquitetos hoje em dia, um móvel com o conjunto de forno micro-ondas e forno elétrico. Porém, vale ressaltar que caso você opte pelos eletrodomésticos embutidos, o custo será muito mais elevado, tanto de instalação, que precisa ser feita em um móvel sob medida, quanto dos aparelhos, que custam muitas vezes mais do que um “normal”. O que você economiza escolhendo colocar forno elétrico e forno micro-ondas embutidos é espaço, é um bom modo de economizá-lo. Outro ponto a favor é que o forno fica bem longe do alcance das crianças e para quem ama cozinhar não precisa ficar abaixando para conferir o alimento e nem para colocar e tirar nada do forno.
Falando agora de como posicionar a coifa, o ponto principal é atender as proporções, isto é, o aparelho não deve ser instalado em paredes de dry wall. Leve em consideração que: os fogões com quatro bocas precisam para funcionar bem que a coifa seja nas larguras de 60 a 70 cm. Se você tiver um fogão de cinco ou seis bocas, a coifa deverá ter a medida de 120 cm de largura. Na hora da instalação observe também a altura que é recomendada pelo fabricante, o espaço entre fogão e coifa, que normalmente é sugerido entre 75 cm e 85 cm. A fumaça deve correr o meno caminho até o duto para que funcione com maior eficiência e não deixe o cheiro pela sua casa inteira. Muitas pessoas compra coifa e depois pensam que ela não funcione direito, quando na verdade, ela não foi instalada corretamente.
Falando De Quarto e Sala: Como Organizá-los
Normalmente, a televisão é protagonista na sala e muitas vezes, também é usada nos quartos. Antes de fixá-la seja em um cômodo ou no outro, é necessário avaliar o ambiente, para que a imagem não seja alterada. A distância entre o sofá e o ponto que ela deve ficar precisa ser de 1 metro, falando de um televisor de 26 polegadas, que se aumentadas para 42, é aconselhável manter até 2 metros do móvel. Leve em consideração também a altura, seja em frente a cama ou do sofá, é necessário criar um eixo de 1 metro e 30 centímetros do chão, seria mais ou menos, a altura da televisão dividida a metade.
Você pode optar por colocar a televisão fixa na parede ou no teto com a ajuda de suportes. Porém, não coloque o primeiro parafuso antes de certifica-se que dá cama você pode vê-la bem sem ter que virar muito o pescoço e se o suporte não ficou no meio do caminho. De preferência, faça uma instalação que esconda todos os fios, use tomadas adequadas e procure ter um lugar reservado para os controles remotos. Não tem nada mais chato do que querer ligar uma televisão e não encontrar o controle.
No caso dos televisores em suportes de parede, observe antes de mais nada se a sua parede suporta o peso e compre sempre o suporte adequado para aquele modelo de televisão.
Como Posicionar Os Eletrodomésticos Na Lavanderia
Nesse ambiente, entra uma regra básica: grandes eletrodomésticos devem ficar em superfícies planas. Estamos falando de máquina de lavar e máquina de secar e ambas precisam estar bem apoiados com os pés justos. Para ganhar espaço, é melhor optar por uma lavadora que seca, que também temos que ressaltar que são bem mais caras. Uma outra alternativa é criar bancadas e colocar o aparelho embaixo, assim você ganha a parte de cima. Lembrando que essa bancada deve respeitar cinco centímetros de distância de cada um dos 4 lados.
Lembre-se que para o bom funcionamento do aparelho os pontos hidráulicos devem estar próximo e os canos que ligam a máquina até ele devem estar normais e não dobrados ou meio enrolados. Outo ponto necessário é ter uma entrada de água exclusiva só para a máquina.