Artigos de Cozinha que Nunca Saem de Moda

Procurando o que comprar para a sua cozinha? Hoje temos tantos artigos modernos e com diversos usos que sempre fica a dúvida do que levar para casa. Mas saiba que mesmo com tanta modernidade, existem itens que derivam dos tempos da vovó e até hoje, fazem bastante sucesso. Mesmo assim, eles ainda podem ser usados, pois não vão sair de moda. Com isso, sua cozinha estará sempre linda e útil.

Confira alguns artigos de cozinha que nunca saem de moda:

Frigideira de Ferro Fundido

Como já dizia a letra da música do cantor sertanejo Sérgio Reis, “panela velha é que faz comida boa”. Este é o caso deste tipo de frigideira. Desde os tempos da vovó que as panelas de ferro faziam sucesso. Depois, as de barro passaram a ser as mais usadas no mundo todo por diversos motivos: Duram mais e cozinham melhor os alimentos.

O que diferencia uma frigideira de ferro fundido de uma normal, tradicional, é o fato de sua estrutura distribuir o calor por toda a panela de forma igual. O ferro distribui bem melhor o calor do que outros materiais e, por isso, é bastante usado para fazer pratos grandes como carne, sejam elas refogadas ou fritas. Este tipo de panela faz com que o prato asse por igual e, por isso, é o preferido das mulheres mais velhas, já que as modernas tendem a dar espaço para as panelas de inox e vidro que são mais vistas nas prateleiras das lojas.

Panela de Pressão

Uma boa cozinha jamais pode deixar de ter uma panela de pressão. Item básico, é uma boa pedida para fazer quase todos os tipos de pratos, mas com destaque para aqueles que demoram mais a cozinhar. Por isso, é bastante usada para preparar feijão que dura mais de uma hora ao fogo em um modelo de panela tradicional mas, metade do tempo em uma panela de pressão.

http://www.youtube.com/watch?v=tdELoKsIr74

O funcionamento do item é onde mora todo o segredo. Como a tampa é hermeticamente fechada, o vapor que se forma quando a água é colocada com o alimento, evapora. Há um aumento da sua temperatura e pressão interna, por isso o nome. A válvula que fica localizada na parte de cima serve para eliminar o vapor que, quando aumenta bastante, pode fazer a panela explodir e, por isso, todo cuidado é pouco com este item.

A panela de pressão é um dos itens mais básicos para se ter na cozinha e um dos mais universais. Lá na China, sempre é possível encontrar uma mulher que use este produto em casa, bem como no Brasil, quase todo cozinheiro tem nas cozinhas de restaurantes e hotéis. O item varia de preço de acordo com a sua capacidade, ou seja, quantos litros cabem no mesmo produto.

Faqueiro

Investir em um bom faqueiro é para toda a vida, já que o produto dura bastante e sempre é bom mostrar um diferencial quando se organiza a casa, ainda mais com os convidados. Como dizem os bons decoradores, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença em uma casa bonita e arrumada. Por isso, é importante cuidador dos mimos, dos detalhes. Há tantos faqueiros no mercado que é difícil escolher o seu preferido.

Os faqueiros são conjuntos de garfo, faca, colher e colheres de sobremesa, todos juntos e variando em quantidade. O normal é que os kits tenham 96 peças. Estes são os maiores, mas há em pequenas quantidades também. São faqueiros mais humildes contando com apenas 30 peças ou até menos, feito especialmente para quem mora sozinho.

O diferencial na compra deste item deve ser o material usado. Se aceitar uma dica, escolha inox, são leves, fáceis de lavar e duram mais porque não oxidam. Outra dica pode ser o uso de inox combinado com cabos de plásticos, que são mais confortáveis de usar. Os itens leves são um pouco incômodos para algumas pessoas e, por isso, os produtos não conseguem ser usados de forma eficiente, já que são frequentemente derrubados. O valor varia com a quantidade de peças.

Ralador

Que boa vovó nunca usou um ralador em casa? Você pode pensar que não precisa investir no produto, mas se quiser decorar pratos ou diferenciar sua culinária é o ralador que vai te dar toda esta mobilidade.

O produto é bem simples de ser usado e encontrado. Até em lojas de presentes você pode encontrar um bom ralador. Ele pode ser feito em material plástico, ferro, inox e a combinação de inox e plásticos, todos com a mesma utilidade. O item custa bem pouco: Com menos de R$ 3 você compra um que valha a pena.

E o que se pode fazer com um ralador? Ralar! Mas o que? Quase tudo: frutas, verduras, alho, dentre outros. Este produto de cozinha é bastante usado para decorar saladas e pratos que oferecem cenoura e beterraba ralada, dentre outros itens bacanas para a sua culinária. Basta usar a criatividade!

Concha de Feijão

Na verdade, não é uma concha apenas para feijão, mas recebeu este nome porque é mais usada nas panelas para tirar alimentos que tem molho. Servem também arroz, grão de bico e outros. É um item tão antigo que não se sabe quem o inventou. É uma daquelas peças coringas de cozinha que não pode faltar. O item pode ser feito de diversos materiais como plástico, inox, aço, dentre outros. Quanto mais forte o material para aguentar a alta temperatura, mais caro fica. Porém, existem conchas de até R$ 1.

Peneiras

Você nunca sabe quando vai precisar de uma paneira. Mas, se não tiver em casa vai sentir falta. Este item serve para escorrer macarrão, arroz e, até mesmo, o seu miojo. Pode ser usado em casa ou em cozinhas profissionais. O acessório custa pouco e é vendido até em mercadinhos por valores bem em conta. Por isso, é bacana de se ter um em casa. Simples e prático, pode ser usado até para fazer purê de batatas e por isso, não pode faltar em sua cozinha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
utensilios domésticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *