Ao decidir pela opção de alugar um terreno, é necessário ter conhecimento sobre alguns fatores. É importante que quando for procurar por esse tipo de serviço, o consumidor, procure informações a respeito de como o procedimento é realizado, e antes de tudo, pesquise e leia bastante, troque informações com alguém que já passou por essa experiência, para que tudo ocorra bem e que a pessoa possa encontrar um local da forma com que ela esperava.
Para que se possa haver uma boa negociação entre proprietário e futuro inquilino, é importante que ambos antes de finalizar a negociação, tenham em mente quais os deveres e direitos de cada um, e que elaborem um contrato claro e preciso, pois esse documento serve para oficializar o acordo e caso futuramente ocorra problemas, o contrato será prova do que realmente foi combinado entre ambos. Caso houver dúvidas é interessante pedir ajuda a alguém de confiança ou a um advogado, e é imprescindível que esteja no contrato, tudo o que foi combinado e também qual será o prejuízo caso ele possa ser cancelado.
Dicas Importantes Para Se Alugar Um Terreno
Antes de tomar qualquer decisão a respeito do aluguel que será feito, é interessante que a pessoa busque informações que possam ajudá-la na decisão de finalização do negócio. Por isso, abaixo segue algumas dicas de extrema importância, que facilitará e esclarecerá algumas dúvidas frequentes.
Uma das primeiras medidas para se alugar um imóvel é a escolha, é importante considerar a localização e o preço, ou seja, as condições gerais oferecidas, pois isso influência muito na decisão final. É imprescindível analisar a infraestrutura do local, quais os serviços oferecidos a redondeza como supermercados, escolas, hospitais, farmácias, entre outros, e também os meios de transporte que servem à região.
Posteriormente, se optar por alugar o terreno a partir do intermédio de uma imobiliária, busque referências com outras pessoas que já utilizaram os serviços dessa empresa. Caso a negociação do aluguel for diretamente com o proprietário do imóvel, exija a elaboração de um contrato, pois esse irá oficializar o acordo e também irá resguardar problemas futuros que podem ser decorrentes de uma negociação verbal. O consumidor se for negociar o aluguel do terreno diretamente com a imobiliária, ele deve exigir o laudo de vistoria da imobiliária.
É importante também o consumidor fazer uma relação em duas vias sobre as condições gerais que o imóvel apresenta, e posteriormente, essa via deverá ser protocolada junto à imobiliária e a outra via deve ficar com o inquilino. Lembre-se que quando decidir desocupar o local, o inquilino deve pedir uma nova vistoria e fazer a devolução das chaves com uma carta protocolada junto à imobiliária ou ao proprietário. Dessa forma, o inquilino se ausentará de quaisquer problemas possíveis como a invasão de terceiros, alegação de não recebimento da chave, entre outros.
Por: Érica Ap. Gomes