Paisagista

Arquiteto paisagista ou tão somente paisagista, trata-se da denominação dada ao profissional que atua no desenvolvimento, manutenção e gestão de projetos tanto em espaços urbanos quanto em espaços naturais, sempre visando a harmonia e o equilíbrio entre meio embiente e cidades. Em outras palavras podemos dizer que este profissional faz projetos de jardins privados e públicos, praças, áreas comuns em prédios, parques, canteiros, zoológicos, espaços de recreação e lazer, sítios, monumentos históricos, entre outros. O princípio básico de seu trabalho é promover uma interligação entre a preservação do meio ambiente que já existe com o meio ambiente construído, observando sempre a estética do designer. Este profissional também esta apto a atuar em projetos multidisciplinares visando, por exemplo, a recuperação das áreas devastadas, para isso atuando em ação conjunta a profissionais de áreas diversas.

Residenciais

Características de Um Paisagista

Para desempenhar esta função é muito importante que o paisagista seja um amante da natureza e que se interesse por artes em geral. Existem ainda outras características específicas desejáveis a este profissional como, por exemplo, muita sensibilidade, uma visão artística, metodologia, visão de projetista, dinamismo e responsabilidade.

Arquitetura

Formação

Quanto a formação, é preciso que este profissional obtenha diploma em curso devidamente certificado pelo MEC, sendo que em nosso imenso país há somente um curso que oferece graduação nesta área, Composição Paisagística, pela UFRJ, Faculdade de Belas Artes. Mas há diversos cursos técnicos que podem proporcionar boas bases para o exercício desta profissão, pois até os dias atuais não há regulamentação para o paisagista. Existem inúmeros cursos de arquitetura que oferecem diversas matérias sobre paisagismo, com menor ou maior ênfase ao assunto, dependendo unicamente da escola, e este estudo pode ser uma boa opção para os alunos que tencionam tornar-se paisagistas profissionais. Como em qualquer outra profissão é imprescindível que o paisagista esteja sempre com seus interesses voltados para o desenvolvimento e para o aprendizado de coisas novas. A melhor forma de fazer isso é participando de workshopd, cursos e fazendo analises em exposições profissionais.

Paisagista

Principais Atividades

Análise da área que será trabalhada bem como das necessidades da mesma. Para isso deve considerar aspectos como a funcionalidade, preservação ambiental e topografia do lugar. Elaborar projeto paisagístico utilizando-se de profissionais pertencentes a outras áreas, se necessário. Submeter seu projeto a aprovação de seu contratante, e após contratar os profissionais necessários à execução do mesmo, coordenar o desenvolvimento do trabalho, providenciar materiais, sementes, plantas, etc.

Mercado de Trabalho

Existe um amplo mercado de atuação para este profissional, porém quem mais contrata ainda é o setor privado, com destaque especial para empreendimentos imobiliários, sejam eles comerciais ou residenciais, também em redesenho e manutenção de projetos de shoppings, jardins privados, restaurantes, etc. No setor público as contratações estão muito ligadas ao paisagismo urbano e a recuperação de regiões destruídas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *