Abra Os Olhos
Hoje mais do que nunca a aquisição da casa própria ganha força especialmente depois que o governo federal lançou o programa Minha Casa, Minha Vida e disponibilizou com isso credito a vontade para quem quisesse adquirir o seu tão sonhado imóvel tem do também facilitado tornando as regras menos rígidas e também minimizando os trâmites burocráticos para que se consiga um financiamento.
Perda por Inadimplência
O que pouca gente fala atualmente é nos casos de pessoas que depois de financiarem suas casas acabaram perdendo-as por inadimplência.
De acordo com levantamento feito pela Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA), todos os meses a Caixa Econômica Federal coloca em leilão no Estado de São Paulo, nada menos do que 400 imóveis, via web. A verdade que poucas pessoas sabem é que desse total de imóveis, 99% se encontram ainda ocupados e isso porque os moradores são também os proprietários que se encontram lutando na Justiça para conseguir uma revisão de contrato e estão correndo o risco de perder a casa própria por inadimplência.
Evite Riscos
É preciso que todos os compradores fiquem alerta para que não corra o risco de perder a casa própria por inadimplência. No momento da aquisição do imóvel e antes do fechamento definitivo do contrato é extremamente importante que o comprador faça uma analise muito seria sobre as suas reais condições de pagar as devidas parcelas e não se deve esquecer que essa não é uma prestação de eletrodomésticos que se paga em dez meses a um ano. A verdade é que esses contratos são por longos prazos que hoje chegam até mesmo a 30 anos e portanto devem ser repensados com muito cuidado.
O Valor Ideal
Na verdade o ideal é que as parcelas não ultrapassem os 30% da renda que é o recomendado em todos os tipos de financiamento. Esse cálculo deve ser revisto para que se mantenha ao longo do tempo. Com medidas como essa por certo se poderia evitar muitos casos de perda da casa própria por inadimplência. Hoje é possível conseguir com o banco uma planilha com todos os valores de todos os pagamentos o que pode ajudar para evitar futuros problemas embora se saiba que outros problemas como a perda do emprego podem vir a comprometer todos os projetos. Mesmo assim tome todos os cuidados como averiguar as taxas de juros permitidas pelo mercado.
É preciso ainda que o comprador esteja ciente de que quanto maior o prazo do financiamento maior será o preço a ser pago pelo imóvel e ainda estudar, caso não esteja muito seguro sobre a estabilidade no trabalho, outras fontes de renda que possam servir para quitar as prestações em caso de perda do emprego.