?> Melhores Bairros De Salvador Para Morar | Imóveis Cultura Mix

Melhores Bairros De Salvador Para Morar

Salvador Mistura e Magia Sem Igual!

Salvador é a capital do Estado da Bahia, um lugar mágico, bonito, encantador e místico. É uma cidade onde o antigo e novo se encontram na mesma intensidade, na mesma beleza, na mesma magia e na mesma energia. Uma das cidades mais antigas do país e a primeira capital da província, Salvador é um patrimônio histórico e cultural valiosíssimo e a sua diversidade pode ser vista em seus bairros, cada um com sua história, beleza e particularidade.

Bairro Da Barra

A Barra é um dos bairros mais antigos e tradicionais da capital baiana. Localiza-se na parte sul da cidade e possui uma localização geográfica única no mundo, pois é possível ver tanto o nascer, quanto o pôr do sol no mar, pois está situado no vértice da península em que está a cidade. De um lado é banhada pelo Oceano Atlântico e do outro pela Baía de Todos os Santos em sua parte interna.

No bairro encontramos o Farol da Barra, considerado um acervo histórico e arquitetônico da cidade, um ícone turístico e conhecido mundialmente. Além do Farol, encontramos também os Fortes de Santa Maria e de Santo Antônio da Barra. O bairro é famoso pela sua história, arquitetura, pontos turísticos e praias. O Porto da Barra é uma praia sem igual. Suas águas calmas da Baía de Todos os Santos é bem propícia ao banho, e os moradores de todos os bairros e também os turistas ocupam sua areia branca e aconchegante e é um dos circuitos onde acontece o famoso Carnaval da Bahia

Na Barra o custo de vida é relativamente elevador e os moradores são bem servidos, pois existem shoppings, supermercados, escolas, farmácias, postos de gasolina, praia, ônibus para todos os pontos da cidade e é claro, de uma beleza inigualável!

Bairro De Brotas

Brotas é um grande bairro da capital, muito populoso e bem procurado. Está situado numa parte alta da cidade alta, perto dos bairros Itaigara, Iguatemi, Candeal e Horto Florestal. Tem saída para as avenidas ACM, Vasco da Gama, Juracy Magalhães, Bonocô e Sete Portas. Tem uma localização privilegiada e está próximo dos principais shoppings Center da cidade, da rodoviária e tem fácil acesso ao centro da cidade.

O bairro tem infraestrutura suficiente para ser uma cidade, pois se encontra tudo o que for necessário para a sobrevivência de sua população sem precisar sair de sua área. Muitos moradores dizem, de forma divertida, que moram em Brotas City, por ser o maior bairro e por abrigar a maior parte da população da cidade.

Brotas é um bairro muito grande, considerado um distrito, e existem os sub-bairros, ou sub-distritos que completam sua extensão, como: Campinas de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Acupe de Brotas, Cosme de Faria, Pitangueiras de Brota, Vila Laura, Luiz Anselmo, Candeal Pequeno, Cidade Jardim, Horto Florestal, Matatu de Brotas e Santo Agostinho.

Tem um complexo de hospitais e maternidade, igrejas, shoppings, faculdades, escolas, creches, cinema, restaurantes, cafés, lanchonetes, supermercados e toda uma infraestrutura digna de uma cidade.

Bairro Caminho Das Árvores/Pituba e Itaigara

Caminho das Árvores é um bairro nobre da cidade de Salvador, localizado atrás do shopping Iguatemi. O local era uma propriedade da família Odebrecht, que pegou uma parte do loteamento e o transformou em um condomínio alto de luxo e aos poucos o loteamento transformou-se eu um bairro nobre, com uma excelente infraestrutura, bem localizado e, além das casas, luxuosas, surgiram prédios de luxo, no mesmo padrão. Nos últimos anos, a principal avenida do bairro tem sido povoada por diversas lojas e empreendimentos voltados para a classe alta o que vem valorizando cada vez mais os imóveis no local.

Em sua extensão, temos ainda os bairros Pituba e Itaigara, que completam este complexo de bairros nobres e bem habitados, com custo de vida elevador, mas com uma infraestrutura completa e diversificada. No bairro do Itaigara está localizado o Parque da Cidade, com 720 mil m² de mata atlântica.

Bairro Cabula

O Cabula, inicialmente, era um bairro de negros de origem congo e angola que tocavam e dançavam o Kabula, ritmo quicongo religioso que deu origem ao nome do bairro. Sua população era genuinamente agrícola, visto que na região havia muito cultivo da laranja-da-baía (laranja de umbigo), além de uma área verde de mata atlântica de preservação ambiental.

Bairro Cabula

Bairro Cabula

Ao poucos o bairro foi sendo habitado por famílias de classe média e sua infraestrutura foi tomando proporções muito positivas, com condomínios de casas e prédios, mercados, shoppings e empresas de grande porte como Vivo, Oi e Embasa. Na região existem duas grandes universidades, a UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e a BAIANA (Escola Baiana de Medicina), o HGE (Hospital Geral do Estado), além de várias escolas públicas e particulares e o 19º BC.

O Cabula foi crescendo aceleradamente a partir da década de 70 e hoje é um dos bairros mais procurados pela classe média. Além de sua localização ser de fácil acesso, há também a procura por locais tranquilos, pois apesar de ser populoso, o bairro é tranquilo, arborizado e o custo de vida ainda é mais em conta, apesar de ter sofrido crescimento, visto que a procura tem sido muito grande. O bairro também tem uma história cultura e religiosa muito rica por causa da influência da cultura africana, do Candomblé.

Bairro Itapuã/Piatã e Patamares

O bairro de Itapuã é dos mais conhecidos e famosos da cidade e ficou mais famoso por causa da canção de Dorival Caymmi: “passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã”. O bairro está localizado na parte oeste da cidade e é uma das praias mais procuradas pelos turistas.

Além de belas praias e da culinária local, podemos apreciar no bairro o Farol de Itapuã, a casa de Vinícius de Moraes, a Lagoa do Abaeté e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que no sincretismo religioso equivale a Yemanjá. No bairro podemos encontrar resorts de luxo, como casas muito simples e um excelente complexo hoteleiro.

Bairro Itapuã/Piatã e Patamares

Bairro Itapuã/Piatã e Patamares

Nessa proximidade ainda encontramos os bairros de Piatã e Patamares, situados frente ao mar e com um complexo hoteleiro e condomínios luxuosíssimos. E mais adiante encontramos os bairros de Stella Mares e Praias do Flamengo, bairros totalmente tranquilos, de frente para o mar e voltados para a moradia e o turismo. Não uma infraestrutura completa nesses dois bairros, mas são muito procurados por conta das barras de praia e turismo.

Em Salvador, existem ainda outros bairros que são excelentes para morar, passear e se divertir. Alguns bairros a beira mar também são muito conhecidos como Ondina, Amaralina, Costa Azul e o grandessíssimo Rio Vermelho, conhecida pela sua estrutura de bares, restaurantes, teatros, casas noturnas e é considerado o bairro boêmio da Capital Baiana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Desde quando Tarde em Itapuã é de Dorival Caymmi?

    Bossa Nova 1 de novembro de 2013 10:53
  • Voce esta’ certo Bossa Nova. Tarde em Itapua e de Toquinho e Vinicius de Moraes. Esse artigo sobre Salvador perdeu toda a credibilidade para mim.

    Elaine 7 de setembro de 2014 9:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *