?> Habitação para Idosos - Casas e Projetos | Imóveis Cultura Mix

Habitação para Idosos

O Brasil tem muitos problemas e um deles é a ausência do ensino de finanças nas escolas. Com isso, os adultos crescem sem nenhum conhecimento sobre planejamento financeiro e se tornam idosos dependentes da aposentaria do INSS e do SUS, programas do governo que possuem falhas e não têm capacidade para oferecer a estabilidade e segurança necessárias nesta época da vida.

Projetos

Projetos

O ideal seria que todos os brasileiros fossem educados de forma que cada um se tornasse responsável por se planejar para ter uma velhice financeiramente tranquila. Porém, enquanto isso não acontece por aqui, há a necessidade de criar soluções paliativas, que resolvem parte do problema, como os programas de habitação para idosos.

Projeto de Moradia Para Idosos

O Estatuto do Idoso já previa que 3% das casas de projetos habitacionais sejam destinadas a idosos, porém, não havia nenhuma especificação sobre a renda dos mesmos. Em 2015, foi aprovado um projeto de lei que destina, além desses 3%, mais 3% para idosos de baixa renda. Ou seja, são 6% no total, metade para os de renda baixa e o restante para os outros. Essa cota é importante para assegurar que idosos mais pobres tenham a oportunidade de ter sua casa própria.

Porém, vale lembrar que o benefício é concedido a pessoas acima de 60 anos e, no caso de financiamentos, o mínimo para quitá-los costuma ser de 20 anos. Portanto, muitos não conseguirão quitar o imóvel antes de morrer. Se você tem um familiar nessa situação é importante analisar bem para ver se é realmente uma boa oportunidade. Se for um projeto habitacional que doa as casas é realmente válido, mas se for financiamento é necessário verificar com cautela.

A Importância de Inserir os Idosos na Sociedade

Os abrigos de idosos, por mais que façam um ótimo trabalho e ofereçam todo o carinho e conforto que eles precisam, ainda assim passam a eles uma sensação de abandono. Quando vivem em suas próprias casas, eles se sentem melhores perante a sociedade e têm a oportunidade de conviver com a vizinhança, o que é bastante positivo.

Obviamente, em casos em que há abandono dos familiares e o idoso tem necessidades especiais, os abrigos e asilos são, sim, uma ótima opção. Porém, quando ele tem capacidade para viver em uma casa, sem supervisão, talvez seja melhor poder viver com maior liberdade. Os projetos habitacionais oferecem a possibilidade de idosos viverem em suas próprias casas, podendo, inclusive, dividir o imóvel com outros idosos, em uma espécie de república da terceira idade.

Se você tem idosos na sua família, sejam eles de baixa renda ou não, dê a atenção e o suporte que eles merecem, principalmente no que diz respeito aos direitos deles, seja de ter uma moradia, uma aposentadoria ou cuidados médicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber onde me escrever para a casa do idoso1 obrigado

    Edmilson Nascimento 12 de julho de 2010 23:48
  • Quero saber onde faço a inscrição de imóvel para idoso grato.

    Sandra Regina Fernandes da Silva 23 de agosto de 2010 21:23
  • Gostaria de me inscrever para a moradia do idoso, como e onde faço isso.
    aguardo respósta
    Obrigado

    Agerima B. Coutinho 26 de março de 2011 9:02
  • Boa sorte, espero que corra tudo bem :)c9 f3ptimo fiamnnelte teres conseguido emprego, pelos teus posts via que estavas a desanimar, mas tudo se resolveu! Foste muito forte =)

    Jonathan 26 de abril de 2014 10:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *