?> Brasil Não Proíbe Amianto - Telhas e Fibras | Imóveis Cultura Mix

Brasil Não Proíbe Amianto

São atualmente 48 os países em que a exploração, a produção, comercialização e uso de qualquer tipo de amianto inclusive a crisotila que é o amianto branco estão proibidos. A causa disto são os males que já foram comprovados que o amianto causa a saúde. A Islândia foi o primeiro país que baniu o amianto em construções de casas inteligentes, isso em 1983.

Telha

Telha

Exclusão do amianto

Na União Européia, em 2005 a exclusão do amianto foi determinada para aqueles países que ainda não haviam tomado tal medida como é o caso de Portugal e Bélgica, em outros como no caso da Alemanha o amianto já havia sido banido a mais de dez anos do mercado de materiais para construção de casas ideais. Muitos têm Pontos de Vista diferentes sobre este assunto, tanto é que esse produto continua sendo comercializado normalmente em muitos lugares. Na América Latina o Chile e a Argentina terminaram com o uso do amianto em 2001, o Uruguai tomou a mesma medida em 2002, enquanto que Honduras o fez em 2004 e El Salvador já o havia eliminado há quase vinte anos atrás, entretanto o Brasil não proíbe o amianto. Na Ásia o Vietnã e o Japão proibiram o seu uso em 2004. Por outro lado a África do Sul e Austrália haviam tomado medidas neste sentido em 2003.

Fibras

Fibras

Algumas doenças causadas pelo amianto

São muitos os estudos que comprovam que este produto causa doenças graves muitas delas progressivas e incuráveis como a asbestose que é uma doença no pulmão que pode levar a morte por asfixia. Também já foi comprovado que as fibras do amianto são cancerígenas enfim há muitos anos é de conhecimento público que todos os tipos de amianto podem causar mesotelioma, asbestose e câncer de pulmão, portanto É Preciso Repensar a Construção para não fazer uso desse material. Não existe um limite para que a exposição à ação do amianto possa ser considerada segura, o uso controlado não é viável e assim a substituição por produtos alternativos é a muito aconselhada.

Brasil Não Proíbe Amianto

Brasil Não Proíbe Amianto

Produtos alternativos

É preciso que encontre Soluções Inteligentes de materiais alternativos que não sejam nocivos a saúde humana. O Brasil tem fibras alternativas como PVC e PP que se sabe não serem prejudiciais a saúde e o Ministério da Saúde já recomendou que se utilizassem destas fibras para fabricar produtos e fibrocimento no lugar da crisotila. No Brasil há muita resistência para que o amianto seja banido e alguns estados como São Paulo estão criando leis próprias para extingui-lo. Argumentos meramente econômicos não podem servir como base para que o uso desse produto utilizados em casas populares e de luxo se eternize mesmo porque os Avanços na Tecnologia permitem a fácil adaptação das linhas produtivas para que passem a fabricação de outras fibras alternativas e sendo assim nada justifica o fato de continuarmos a fazer uso de um produto tão prejudicial à saúde humana. SP pode servir de exemplo para outros estados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *