?> Aumenta IPTU de Imóvel Vazio - Lei e Proprietários | Imóveis Cultura Mix

Aumenta IPTU de Imóvel Vazio

Foram nada menos do que nove anos discutindo para finalmente ser aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo a lei que veio estabelecer um Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) progressivo no caso dos imóveis que se encontram ociosos no centro da cidade de SP.

De acordo com a nova lei os proprietários terão de comprovar que apartamento ou casa de sua propriedade que se localizam na zona central está em uso, pois em caso de estar desocupado o proprietário ficará sujeito a um sucessivo aumento no IPTU que poderá chegar a até 15% e, além disso, corre o risco de ter seu imóvel desapropriado.

Objetivo da Lei

Aumenta IPTU de Imóvel Vazio

Aumenta IPTU de Imóvel Vazio

Essa polemica decisão que aumenta IPTU de imóvel vazio tem como principal objetivo minimizar o déficit em habitação na cidade de São Paulo e especialmente terminar com a especulação imobiliária existente. A validade do projeto atinge não somente os imóveis das zonas centrais direcionadas a habitação social como também atinge os terrenos nesta mesma área.

Nestas áreas chamadas de Zona Especial de Interesse Social tanto apartamentos como casas, encontra-se em grande número ociosas e estão numa zona de grande infraestrutura, servida por 4 estações de metrô e quatro terminais de ônibus. Se o imposto nesta área aumentar sucessivamente a tendência é de que os preços de imóveis nestas áreas venham a reduzir e aumente a oferta e a mobilidade. No momento em que houver oferta de terrenos também será um passo mais para que os preços sejam freados.

Procedimentos futuros

Lei

Lei

Provavelmente dentro de 15 dias o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab deverá sancionar a nova lei e então os procedimentos futuros deverão ser de notificar os proprietários para que providenciem o aproveitamento de seus imóveis. A partir desta notificação os donos de apartamentos e terrenos terão um ano para a devida comprovação de uso do terreno ou protocolar um alvará para que um novo imóvel seja aprovado para o local e isso deverá ser concluído em no máximo cinco anos.

Em caso de não cumprimento da lei

Proprietários

Proprietários

Neste caso será aplicado o IPTU progressivo que vai aumentando a cada ano e durante cinco anos deverá chegar a 15% de aumento. Se no fim nada for feito para o aproveitamento do terreno a prefeitura poderá então proceder à desapropriação pagando com títulos da divida publica que terão um prazo de dez anos para serem resgatados.

Essa com certeza é uma lei que vai obrigar os proprietários de imóveis desocupados a tomarem providencia para darem uma utilização a estes sob pena de vir a perdê-los. A nova lei já gerou muita polemica até ser aprovada e temos como certo que muitas brigas ainda acontecerão por conta desta lei que só falta ser sancionada pelo prefeito para começar a fazer os estragos na vida de donos de imóveis da zona central de São Paulo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *