Sistema Fracionado de Aquisição de Imóveis

Hoje, antes de comprar um imóvel no litoral, na campanha ou na serra com a intenção de passar temporadas de férias acompanhado da família e dos amigos é bom reavaliar a intenção do investimento, pois este pode ser uma fria na medida em que, conforme o tempo passa e os filhos vão crescendo deixam de querer acompanhar os pais seja para a praia ou para o campo, os interesses focados em outras coisas provocam a evasão dos jovens durante as temporadas de férias que antes se mostravam tão interessantes.

Sistema Fracionado de Aquisição de Imóveis

Sistema Fracionado de Aquisição de Imóveis

Com isso acaba que a casa tão sonhada, de repente se transforma em verdadeiro elefante branco com uma enorme lista de compromissos e despesas como contas de água, luz, manutenção, segurança, enfim são muitos os compromissos que se antes valiam a pena pelo prazer que podiam desfrutar, passa com a deserção dos companheiros a não ter retorno algum se transformando apenas em fonte de despesas.

Novo sistema

Comprar

Comprar

Preocupados com esse tipo de problema e a ociosidade dos imóveis destinados a serem ocupados apenas nas temporadas, foi que algumas empresas brasileiras do ramo imobiliário estão inovando com o sistema fracionado de aquisição de imóveis que há mais tempo já vem sendo utilizado no mercado internacional. O sistema que já existe no Paraná agora foi lançado na Bahia.

Esse tipo de compra de imóveis foi trazido para o Brasil por uma empresa especializada em aluguel de imóveis para férias na Europa, a RCI (The Registry Collection). Este é um produto direcionado para a classe A alta cuja renda mensal é superior a R$ 20.000,00 e tem o seguinte funcionamento:

O imóvel é comprado por um grupo de pessoas que tem uma escritura compartilhada e cada família dispõe da casa por um período do ano que deve ser previamente estabelecido e combinado com os demais proprietários, em geral esse tempo varia de uma a seis semanas por ano. Em média o rodízio se dá entre 10 famílias. Se o proprietário preferir pode alugar o período a que tem direito e isto deve ser feito através da administradora do empreendimento.

Vantagens do sistema

Economia

Economia

As vantagens de adquirir um imóvel dentro deste sistema fracionado não ficam restritas a esfera econômica, o proprietário passa a se enquadrar dentro de um sistema de vida único onde o consumo de recursos é um consumo consciente na medida em que paga apenas pelo que realmente usa.

Os empreendimentos que já funcionam no Brasil foram concebidos dentro dos princípios de sustentabilidade como é o caso de tratamento de esgoto, de água. No Brasil o sistema é novo, porém em outros países o sistema de aquisição fracionada já funciona faz bastante tempo, sendo usada também para aquisição de outros bens como helicópteros, iates, e até mesmo carros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *