Um restaurante pode ser definido como um estabelecimento que tem por função preparar e comercializar refeições. Geralmente são servidas também bebidas, sejam elas alcoólicas ou não. Quase todos os restaurantes têm a mesma montagem interior, uma sala cheia de mesas com cadeiras para a acomodação dos clientes, uma cozinha, além de algumas outras áreas de serviço. A comida é geralmente servida diretamente na mesa por garçons ou colocada em um balcão onde os próprios clientes se servem.

Salão
Assim, restaurantes em bosques são estabelecimentos postos no interior de um bosque que preparam e comercializam alimentos. Abaixo seguem dois famosos bosques, os quais possuem restaurantes incluídos no seu local de existência: o Bosque dos Jequitibás e o Bosque Municipal Fábio Barreto.
Bosque dos Jequitibás
Criado na década de 1880, o Bosque dos Jequitibás é um bosque que se encontra na Região Central da cidade de Campinas, e é uma das mais antigas e maiores áreas de lazer encontradas na cidade paulista. O bosque conta com um chalé, um restaurante e mais outras construções. Recebe cerca de 1 milhão de visitantes a cada ano e se localiza a uma altitude que fica de 652 a 681 metros. Sua área total é de aproximadamente 10 hectares.

Lazer
O local onde hoje existe o Bosque dos Jequitibás era até o final do século XIX denominado “Campo das Caneleiras” e era uma região pertencente à Francisco Bueno de Miranda. Ele resolveu tornar o lugar um ponto para recreação para a população em 1880. Assim, o arquiteto Ramos de Azevedo fez um projeto o qual conceituou a área de jardim inglês, consequentemente o local se transformou no Bosque que é hoje.
A Prefeitura de Campinas adquiriu o Bosque somente em 1915 e, portanto nas décadas provenientes foram construídos projetos para aprimorar o conceito do Bosque, como projetos paisagísticos e urbanísticos. Isso também ajudou a inseri-lo no contexto de desenvolvimento da cidade durante o século XX.
Bosque Municipal Fábio Barreto
O Bosque Municipal Fábio Barreto está localizado na área central do município brasileiro de Ribeirão Preto – São Paulo. É uma área pública que contém floresta nativa. Foi criado em 1948, por Decreto de reserva do prefeito Fábio Barreto. O Bosque também é conhecido simplesmente como Bosque Municipal, e foi transformado no Parque Municipal do Morro de São Bento, juntamente com o complexo esportivo e o complexo cultural, tudo em 1995.

Aprendizado
É utilizado como uma área de lazer e local para encontros sociais, mas também mostra o lado científico na qual as classes estudantis elaboram aprendizados e conhecimentos proporcionados pelo Zoológico e pelo Parque Botânico. O parque Zoológico possui uma grande diversidade e variedade de animais e pássaros não só do Brasil, mas também do exterior. Além disso, o local ainda possui restaurantes, bares, play-grouds e áreas de circulação para completar o sistema de apoio ao visitante.
Samuel Castro