Na hora de reformar, sempre bate uma dúvida para decidir por onde começar a obra. Bom, antes de mais nada, o começo de toda obra deve ser a pesquisa e um bom orçamento.
Antes de decidir por onde começar uma reforma, é necessário perceber exatamente onde reformas são necessárias ou desejadas – quando esta etapa do planejamento não acontece, não raro ocorre de, durante a obra, acontecer uma decisão casual de querer mais isso ou aquilo reformado, e a sua reforma pode se tornar um pesadelo.
Antes de mais nada, decida claramente o que vai ser reformado, e como. Estabeleça objetivos claros, e não desvie do material que for sua decisão final. Depois, contrate alguém de confiança para avaliar a sua reforma – afinal, algumas modificações podem exigir mudanças em outros lugares da casa, e isso é o que faz as reformas saírem do controle: os imprevistos. A contratação de um arquiteto ou engenheiro pode parecer um gasto excessivo, mas é ela que vai impedir que você tenha que refazer a sua casa antes de ter a sua reforma pronta.
Depois de ter estes dois quesitos prontos, é a hora da pesquisa e orçamento. Compre materiais de qualidade – já que economizar com material de construção é pedir para ter de gastar tudo em dobro – e contrate empresas de reforma que você conheça, ou que sejam indicadas por pessoas de confiança.
Depois disso certo, o começo da obra deve ser sempre o que está com maior necessidade de ser consertado. Caso você vá ficar morando no local que está sendo reformado, o ideal é pedir que a equipe trabalhe em um cômodo de cada vez, finalizando-o antes de dar início à próxima fase.
Não se deixe convencer pelo argumento de começar todas as reformas ao mesmo tempo – a sensação que vai passar é que você vai estar vivendo em um canteiro de obras, e ninguém precisa disso.
Inicie a obra pelo cômodo que mais precisa, ou que tem mais urgência, e faça com a equipe o finalize antes de iniciar o próximo.
Peça prazos exatos, e cobre de seus contratados – afinal, você contratou um serviço, e precisa, por vezes, exigi-lo para que ele seja cumprido.
Para evitar transtornos, escolha sempre períodos tradicionalmente de tempo seco para a reforma, mesmo que ela seja feita dentro de casa – a umidade no ar ou chuvas impede que o cimento ou a tinta sequem, ou mesmo rejuntes e outros acabamentos, e isso atrasa toda a obra.
tenho uma casa de 3 andares divididos,o 3 andar nao tem lage so rebaixamento em gesso e telhado como faco para colocar uma lage, tenho que tirar gesso,telhado ou um dos dois nao sei como fazer so sei que preciso urgentemente da lage.Sera que pode me ajudar