Qual é a Melhor Madeira Para Móveis?

Móveis de madeira estão entre as principais escolhas de quem deseja ter um mobiliário resistente, elegante e bonito. Trata-se de um material que permite criar pelas diversificadas e com um design retrô ou moderno. Embora a aparência dos móveis seja um dos principais critérios para determinar o que vai para casa e o que ficará na loja é necessário ressaltar que dar uma atenção especial para a qualidade da madeira usada como matéria-prima é imprescindível.

A seguir vamos falar um pouco sobre as melhores opções de madeira para móveis. Conheça as variedades, suas características e motivos pelos quais escolher cada uma delas. Vamos começar?

Tipos de Madeira Para Móveis

Madeira é um dos materiais mais relacionados a bom gosto e sofisticação quando o assunto é decoração. Algo interessante é que com a existência de variedades de madeira distintas pessoas de todas as classes sociais podem ter um exemplar em casa. Dentre todos esses tipos de madeira algumas se sobressaem por ter mais durabilidade e facilidade de conservação.

Há madeiras de diversas cores e texturas podendo ser usadas para os mais variados projetos decorativos. Cada espécie de madeira se mostra mais adequada para um determinado uso. É relevante considerar as características principais do material para comprar opções que estejam de acordo com aquilo que você deseja para a sua decoração. A seguir vamos apresentar com mais detalhes os diferentes tipos de madeira disponíveis no mercado.

Tipos de Madeira Para Móveis

Tipos de Madeira Para Móveis

Madeira Maciça

Essa variedade de madeira se diferencia por ser trabalhada em estado puro, ou seja, não conta com a adição de fibras sintéticas ou outros elementos. De grande qualidade é utilizada para o fabrico de móveis em estilo colonial, pode ter um visual mais rústico. Existem algumas espécies que podem ser usadas como madeira maciça.

Mogno

Considerada matéria-prima de móveis de alta padrão, o mogno, possui uma coloração que varia de um rosado a um castanho avermelhado vibrante. Possui alta durabilidade e estabilidade com excelente resistência a ação de cupins e fungos. Um tipo de madeira encontrado em grande volume no sul do estado do Pará. Matéria-prima usada para a confecção de mesas, cadeiras, estantes e bases de sofá.

Algo relevante de mencionar é que essa espécie está bastante ameaçada de extinção, dessa forma existem regras muito rígidas quanto a comercialização de móveis feitos a partir dessa madeira. Atualmente, há móveis vendidos sob a marca de “padrão mogno”, uma variação em que a matéria-prima é combinada com outras espécies. Geralmente se usa uma base de outra madeira com revestimento de uma espécie nobre.

Árvore Mogno

Árvore Mogno

Itaúba

Bastante resistente ao ataque de micro-organismos, a itaúba, é uma madeira muito abundante nos trópicos em especial no norte do Brasil. O processo de secagem dessa madeira deve ser natural, pois quando é feito artificialmente pode facilitar o surgimento de rachaduras no decorrer do uso.

Cumaru

Uma madeira de excelente qualidade no tocante a resistência a ação de cupins, desgaste natural ou umidade. Contudo, é mais utilizada para o fabrico de pisos por ser muito rígida sendo difícil de trabalhar com ela. Pode ser encontrada em grande quantidade no norte do Brasil.

Seu estilo mais refinado a torna interessante para móveis que irão ornamentar a sala de estar como estantes e racks, por exemplo. Combina bem também em ambientes com visual industrial ou rústico. Quando num contexto decorativo com cores como verde e marrom ganha ainda mais destaque.

Carvalho Americano

Carvalho Americano

Carvalho Americano

Uma madeira rígida com durabilidade moderada, apesar de ser dura não é difícil de ser manuseada e trabalhada. A dificuldade no processo de fabrico de móveis com essa variedade está na secagem que é mais difícil. Um tipo de madeira que alia elegância e simplicidade de forma única.

Muitas pessoas sonham com uma mesa de centro de carvalho em suas salas. As tonalidades mais comuns dessa madeira são mel, bege, marrom e castanho. Algo importante de considerar é que essa madeira não tem muita resistência à ação de insetos.

É necessário ter cuidados especiais com móveis dessa matéria-prima para não ter problemas com deformações ou fendas. Móveis de carvalho americano jamais devem ser arrastados, se precisar movê-los é importante levantá-los. Não os deixe próximo a fontes de calor.

Cedro

Uma madeira de coloração marrom avermelhada que oferece um toque de mais conforto para o cômodo. Muitos fabricantes utilizam essa matéria-prima por ela ser fácil de lixar, parafusar e serrar. Como se trata de uma madeira de fácil manuseio também oferece facilidade para o processo de montagem dos móveis.

Trata-se de uma madeira de pouca permeabilidade que apresenta secagem rápida. É encontrada com abundância na América do Sul e apresenta média resistência a ação de insetos. Dentre os cuidados de conservação dessa matéria-prima estão aplicar vernizes ou selantes transparentes. O cedro precisa ser protegido da umidade para ter uma vida útil prolongada. Para deixar essa madeira mais luminosa é possível fazer a aplicação de óleo de cedro. Para limpar a dica é usar uma flanela macia e seca.

Pinus

Tipo de madeira macia e com textura fina proveniente de material de reflorestamento, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais relevante. Trata-se de uma madeira com boa resistência e durabilidade. Seu diferencial estético é ser de cor clara podendo ser aplicada no fabrico de móveis para sala de estar como estantes, prateleiras e racks. Combina bem com tendências retrô ou clássicas.

A limpeza de móveis feitos desse tipo de madeira jamais deve ser feito com produtos abrasivos. A manutenção dessas peças deve ser feita com pano macio e água misturada a sabão neutro. É um cuidado interessante para não deixar o móvel opaco com o passar do tempo.

Pinho

Pinho

Pinho

De visual mais rústico é uma madeira que está muito mais associada a um visual de natureza do que de modernidade. Apresenta boa resistência, no entanto, pode sofrer arranhões. Tome cuidado ao limpar um móvel de pinho para não usar produtos abrasivos. Esse material na forma maciça pode ter um custo bem elevado em comparação com os outros tipos de madeira citados até agora.

Se você está procurando por um móvel elegante e com resistência de muito tempo pode ser interessante investir em peças de pinho maciças. Um tipo de madeira com visual puxando para o rústico, algo que pode acrescentar mais identidade para a sua decoração.

Madeira de Demolição

Nos últimos anos uma forte tendência no mercado de móveis é a madeira de demolição. É importante explicar que se trata de elementos ou peças prontas que são extraídas de construções antigas que passam por um tratamento para assegurar a sua qualidade para o reuso. É uma madeira mais adequada para decorações em estilo rústico, no entanto pode não agradar a todos os gostos.

Gostou de saber mais sobre madeiras para móveis?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *