Comprar Imóvel
Hoje em dia, o maior desejo de quem vive de aluguel é finalmente conseguir comprar o seu cantinho, isso porque os aluguéis nas grandes capitais são muito altos e é um dinheiro que não dá retorno nenhum para o investidor. Cada vez mais, surgem formas facilitadas de compra de um imóvel, e a possibilidade de parcelar o valor total do bem durável, pode chegar a 100%. Isso de fato, impulsiona as classes menos favorecidas, na busca da aquisição da casa própria, ao invés do aluguel. Mas para quem não sabe, o leilão de imóveis pode ser uma alternativa muito viável e barata, já que seus valores podem ficar muito abaixo do mercado imobiliário.
Leilões Judiciais
Existem alguns tipos de leilões e cabe ao comprador, pesquisar o que se encaixa melhor com o que procura e acredita ser a forma mais segura. Os leilões realizados por bancos são de imóveis que foram retomados após inadimplência extrajudicial. Nesse caso, aconselha-se que, primeiramente seja verificado se o inadimplente foi comunicado dentro da lei, se o mesmo não protestou e se perdeu seu imóvel sem questionar. É importante ter certeza de que o banco financiador, não possui alguma ação judicial referente a esse bem e conferir se o mesmo já esta quitado. Nos leilões judiciais, os imóveis foram penhorados por seus proprietários que, geralmente usam o bem para pagar suas dívidas.
Esses leilões são feitos depois de exceder o limite do prazo estabelecido pela justiça, para o pagamento da dívida. E existem os leilões feitos para a venda de apartamentos e casas de luxo, quando os donos do patrimônio querem converter seus imóveis em dinheiro. Qualquer um desses leilões, sem dúvida, significa uma grande baixa no valor do imóvel, existindo casos em que o imóvel chega a ser vendido por 40%, 50% abaixo do valor avaliado no mercado. Mas não é interessante participar de um leilão sem experiência nenhuma, ou conhecimento do seu funcionamento. O ideal é buscar ajuda de um especialista que, possa dar a orientação necessária para uma boa compra.
Como Acontece o Leilão?
O leilão acontece em forma de duas praças, como são chamadas as ofertas, onde num primeiro momento os investidores só procuram os leilões pra buscar informações sobre os imóveis, já que a tendência é que o valor baixe na segunda praça. Depois desse reconhecimento dos produtos ofertados, é que os lances são feitos. Geralmente nesse segundo momento, os imóveis são apresentados com uma queda de valor muito significante. Mas lembre-se que, esses imóveis não possuem todos os documentos legalizados e certinhos como numa compra realizada no setor imobiliário tradicional, portanto, todo cuidado é pouco. Desconfie quando um valor estiver muito abaixo, desvalorizando o imóvel, isso pode significar situação irregular ou imóvel inacabado, entre outros problemas.
Autoria: Clarissa Pippi
Gostei muito de todas as orientaçoes divulgadas.Sou corretora em goiania,e gostaria muito de saber informaçoes sobre leiloes ,pois quero realmente aprender a fazê-lo.Desde já agradeço.