Os Bairros com Imóveis Mais Caros de São Paulo

A cidade de São Paulo, capital do estado de mesmo nome, é a maior cidade do Brasil, considerada, também, cidade prima de grandes cidades como Nova Iorque, Paris e Tóquio.

Como qualquer cidade, a cidade de São Paulo tem sua área nobre e a área de periferia, e caso você esteja interessado em visitar ou morar a área nobre de São Paulo, estamos aqui para listar esses bairros nobres para você.

Bairro Nobre

É considerado bairro nobre aqui no Brasil e também em Portugal uma área ou um bairro onde seus habitantes são, em sua maioria, de um bom nível social. Esse nível social da pessoa é avaliado por vários quesitos, entre eles está a moradia. Um bairro nobre tem, portanto, em grande maioria as moradias de alto-padrão.

Uma moradia de alto-padrão não é a um preço acessível, fazendo com que seus compradores tenham um bom nível financeiro, fazendo com que os bairros nobres sejam associados à riqueza.

O Início da Nobreza nas Cidades

Não só na cidade de São Paulo, mas em outras cidades como Rio de Janeiro e até mesmo Fortaleza, a área nobre da cidade, no começo de suas histórias, eram no centro da cidade. Mesmo que hoje os centros dessas cidades não sejam mais tão bem freqüentados e até mesmo não sejam tão belos quanto àquela época, as cidades baseavam-se no atual centro de suas cidades.

Com o passar do tempo e com o aumento contínuo das cidades, os centros acabaram se tornando um bairro comercial, tirando de si a questão da nobreza. Com o Centro se tornando um bairro comercial e um centro financeiro, empresas privadas aproveitaram para montar centros residenciais próximo àquela área, tornando os arredores do centro bairros nobres.

O perímetro do Centro é limitado, como todos nós sabemos. Quando faltou terreno nessa área para a construção de um bairro nobre, os bairros foram se espalhando por outras áreas da cidade. Os bairros nobres encontram-se, em sua maioria, próximo a bairros tradicionais e bairros de classe média.

Motivos que Fazem um Bairro ser Nobre

Como já dissemos, uma das razões pra um bairro ser nobre é a questão de as moradias ali existentes serem de alto-padrão. Existem outros fatores como a construção de um shopping Center em tal bairro. Não necessariamente um shopping, mas também a existência de lojas voltadas para o público de classe alta torna o bairro um bairro nobre.

Características de um Bairro Nobre

Como já falamos, um bairro nobre está localizado ao redor do Centro da cidade, podendo ser o próprio centro, mas também pode estar em uma área mais distante. Os bairros nobres são em sua maioria residenciais (com casas de alto padrão) ou comerciais (sendo estes um centro financeiro).

Quando formado por casas, os bairros nobres são constituídos por condomínios fechados, sendo casas de alto padrão e mansões. Quando por prédios, os condomínios são representados com edifícios de luxo e coberturas. A maioria desses condomínios é de acesso estritamente privado, necessitando de autorização de algum morador para entrar.

As residências de um bairro nobre são bem espaçosas, tem um bom planejamento urbano, uma baixa taxa de vacância e possuem o metro quadrado mais caro de suas respectivas cidades.

Em bairros nobres há a presença de hotéis, shoppings, restaurantes, cassinos, lojas de luxo, e vistas panorâmicas de parques e praias. Seus moradores são, em sua maioria: elite da sociedade, classe média alta, celebridades e nobres.

Surgimento dos Birros Nobres em São Paulo

Os bairros nobres surgiram, na cidade de São Paulo, por volta do século XIX. Esses bairros eram destinados à elite da época, que eram representados por latifundiários, aristocratas e integrantes da alta burguesia de comerciantes, industriais e profissionais liberais.

Os bairros tinham um design inspirado na arquitetura européia, e muitos imóveis com essa arquitetura são mantidos até os dias de hoje como patrimônio público. Os prédios foram construídos com material importado. Uma prova disso é que o primeiro loteamento chamado de bairro nobre da cidade de São Paulo chamou-se de Campos Elíseos, fazendo uma singela homenagem à Avenida francesa Champs-Élysées.

Bairros Nobres de São Paulo

  • Campos Elíseos

O bairro mantém o mesmo nome de quando foi fundado. Localiza-se na região central da cidade, no distrito de Santa Cecília. Foi o primeiro bairro nobre da cidade, onde residiam os fazendeiros de café.

Encontra-se localizado nesse bairro a antiga sede do governo do Estado, a Sala São Paulo e a Estação Julio Prestes. Atualmente não é mais considerado um bairro nobre pois foi degradado.

  • Jardim Anália Franco

Bairro nobre localizado no distrito de Vila Formosa, região sudeste da cidade. O bairro é um dos exemplos que podemos dar de bairros que se tornaram nobres por causa da construção de um shopping (o shopping Anália Franco).

Bairro recente, surgiu em 1968 devido à intervenção da iniciativa filantrópica. O loteamento de alto padrão foi realizado em antigo aterro sanitário. O bairro é conhecido como bairro dos novos ricos por ter sido desenvolvido em cima da construção do shopping, já citado.

  • Jardim América

O bairro Jardim América é o primeiro bairro-jardim do país. A Cia. City contratou os urbanistas ingleses Barry Parker e Raymond Unwin para projetar o bairro, destinando este para as famílias com maior poder aquisitivo.

Sua diferenciação para os outros bairros nobres é a sua intensa arborização e as vias com muitas curvas.

  • Jardim Europa

O bairro mais caro da cidade de São Paulo (dados de 2011, da Revista Época), faz parte da parte da cidade conhecida como Jardins. Pertence ao distrito de Pinheiros. Faz limite com os também Jardim América e Paulistano.

São Paulo, como coração do país, possui muitos bairros nobres. Além desses já citados podemos citar também os bairros Morumbi, Higienópolis, Itaim Bibi (divisa com Jardim Europa), Vila Nova Conceição, Moema, Brooklin, entre outros. Não é porque o bairro é nobre que não há um subúrbio ao seu redor, podemos até dizer que em todo bairro há uma favela. Mas a questão da segurança desse bairro, quem ali reside, e toda a sua movimentação social garantem a nobreza ou a depredação desse bairro. Um bairro pode sair de um nada e se tornar um bairro nobre, como o Jardim Anália Franco, ou pode ser um bairro nobre e se tornar uma favela, como o Campos Elíseos. Cabe apenas aos moradores fazer do bairro nobre ou não.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *