Conheça as propriedades mais valorizadas do planeta
Os endereços mais caros do mundo estão todos localizados no hemisfério norte, especialmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Ou seja, todos em países desenvolvidos.
Vários fatores podem justificar o preço cobrado por metro quadrado em cada local. Por exemplo, um shopping tem muito mais infraestrutura e um fluxo maior de pessoas do que uma loja em uma rua secundária da cidade. Assim, o metro quadrado do shopping vai custar muito mais do que o metro quadrado de uma loja em outro lugar.
O poder aquisitivo da população também conta. Afinal, ninguém vai pagar caro em um metro quadrado de um local onde a população não possui poder aquisitivo suficiente para comprar os produtos da loja?
Aluguéis mais caros nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos dois estados lideram o ranking dos lugares mais caros: Nova York e Los Angeles.
O aluguel mais caro do mundo fica na 5 Avenida em Nova York, importante centro comercial do país. Lá o aluguel de um metro quadrado chega a 2,8 mil reais, e mesmo assim as grandes lojas disputam o aluguel.
Outras ruas caras são a East 57th Street (aluguel de 1,3 mil reais) com suas lojas importantes e grifes famosas e a Madison Avenue (1,5 mil), onde ficam as maiores agências de publicidade. Ambas estão situadas em Nova York.
Já em Los Angeles o recorde do aluguel fica na Rodeo Drive (807 reais por metro quadrado), rua bem no centro de Beverly Hills. Lá tem butiques e grifes exclusivas que são freqüentadas por muitos famosos que moram por ali.
Ásia
Na Ásia a China possui três endereços principais: a Causewai Bay, o segundo aluguel mais caro do mundo: são quase 2,5 mil reais por um metro quadrado! A Central e a Tsim, Sha Tsui cobram cerca de 2 mil reais. Ambas ficam em Hong Kong, centro financeiro da região.
O Japão é o outro país que cobra caro pelo seu espaço: o valor varia entre 741 reais a Shibuya a até 1,3 mil na Ginza.
Europa
O continente europeu é o que tem mais endereços caros. Países como a Irlanda, que não concentram grandes grifes ou centros econômicos agitados cobra cerca de 900 reais na Grafton Street, rua que estrelou o filme ”Once, apenas uma vez”.
Lugares mais tradicionais como a Itália cobram de 970 reais a até 1,5 reais por metro quadrado na cidade de Milão, onde estão as grifes mais importantes da Itália. Roma também possui um aluguel caro, que pode chegar a 1,4 mil reais.
Lugares como a Avenue des Champs Elysées na França, cobram de 1 mil a até 1,7 pela locação do metro quadrado.
A Suíça cobra mil reais por metro para que o comerciante alugue um espaço na Bahnhofstrasse, centro financeiro da região.
E a Inglaterra, por fim, possui a New Bond Street, cujo metro quadrado pode chegar a 920 reais.
Neto