O Que é Bom Para Limpar Sofá de Veludo?

Você deseja uma decoração mais refinada para a sua sala de estar? Então pode achar interessante contar com um belo sofá de veludo para o cômodo. Esse móvel se destaca por seu belo estofado e alto conforto durante os meses mais frios do ano. Um impedimento para que adeptos do estilo optem por esse estofado é a dificuldade de saber como limpá-lo corretamente.

Devemos ressaltar que o veludo é um material bastante delicado que não reage bem a vários tipos de produtos de limpeza. Dessa forma o dono do estofado deve saber exatamente o que está usando na limpeza. Continue lendo para saber mais sobre os diferenciais dos sofás de veludo e como fazer a limpeza correta do mesmo.

Sofá de Veludo: Móvel de Grande Elegância

O veludo vem recuperando seu status de elegância tanto no setor da moda quanto de decoração de ambientes. O material passou por um processo de repaginação tornando-se mais contemporâneo, hoje em dia, sofás e poltronas de veludo funcionam como um ponto extra de informação deixando o ambiente mais rico em personalidade. Pode ser usado tanto como elemento de contraste numa decoração mais ‘descolada’ quanto numa decoração clássica.

Conheça os Tipos de Sofás de Veludo

Sofás de veludo são elegantes e podem ajudar a compor diferentes ambientes decorativos. Podem ser encontrados desde modelos mais tradicionais com dois e três lugares até opções mais confortáveis e retráteis. Poltronas também dão um toque diferenciado para a sua sala. Como já mencionamos os sofás e poltronas de veludo vêm passando por um processo de repaginação tornando-se mais versáteis em especial nas versões que apresentaremos a seguir.

Sofá de Veludo

Sofá de Veludo

Sofá de Veludo Ciselé

Trata-se de um sofá confeccionado em cetim, seu fundo é fino e tem visual semelhante ao de tecidos flocados. Combina melhor com ambientes mais sofisticados.

Sofá de Veludo Amassado

Apresenta visual cintilante obtido através do seu processo de produção, pode ser usado tanto em ambientes clássicos quanto em cômodos com proposta decorativa mais rústica.

Sofá de Veludo Cotelê

Sofá de Veludo Cotelê

Sofá de Veludo Cotelê

Um veludo feito de algodão que oferece mais conforto para o usuário e possui padronagem de riscas verticais. Indicado para compor decorações com viés mais descontraído, transmite uma sensação mais quente e acolhedora ao ambiente.

Sofá de Veludo de Lã

Uma alternativa bastante confortável cujo toque é bem macio, geralmente é produzido com cores vivas e fica bem inserido em diferentes estilos decorativos.

Como Limpar Sofá de Veludo

Agora que você já sabe quais são os diferentes tipos de veludo de estofamento de sofá disponíveis para adicionar a sua decoração vai gostar de saber como fazer a limpeza do material com assertividade e sem arriscar a sua integridade. Aproveite que essas dicas podem ser colocadas em prática com o que você tem no seu armário de casa. Não é necessário gastar muito para limpar o sofá de veludo.

– Aspirador de Pó

Aspirador de Pó

Aspirador de Pó

Antes de começar qualquer tipo de limpeza do estofamento de veludo é essencial remover o excesso de pó e resíduos do móvel. Para isso você deverá usar o aspirador de pó. Estando com a superfície lisinha e sem pó chega o momento de começar a colocar as dicas em prática.

– Solução de Vinagre

Solução de Vinagre

Solução de Vinagre

Num balde com um litro de água morna adicione 250 ml de vinagre branco. Umedeça um pano nessa mistura e passe no sofá todo. No caso de ter áreas manchadas no sofá é válido usar uma esponja umedecida com a mesma mistura somente no local. Para finalizar o processo passe um pano seco no seu sofá.

O vinagre é um dos grandes aliados da limpeza de casa porque atua como um poderoso desinfetante natural removendo manchas e maus odores. Além disso, ainda tem propriedades amaciantes que deixarão seu sofá de veludo ainda mais confortável.

– Solução de Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é uma opção segura para a limpeza de sofá de veludo. Esse ingrediente proporciona a realização quase de uma lavagem a seco, bem interessante para quem tem animais de estimação, pois auxilia na eliminação de maus odores. Basta polvilhar bicarbonato de sódio sobre o sofá de veludo como um todo e aguardar o tempo de ação de meia hora. Passado esse período você só precisa aspirar para eliminar a sujeira do estofado.

– Solução Para Eliminar Manchas do Sofá de Veludo

Uma forma de eliminar manchas mais superficiais é esfregar a área com uma esponja umedecida na mistura de vinagre e água morna que ensinamos alguns tópicos acima. No entanto, caso a mancha esteja muito aderida ao tecido existem outras maneiras de limpar seu sofá de veludo.

Uma forma de eliminar mancha de gordura é misturar num litro de água morna duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com 100 ml de vinagre branco. Em seguida coloque num borrifador e borrife sobre a mancha, com uma esponja espalhe o produto para que possa penetrar nas fibras do tecido realizando a limpeza.

O tempo de ação é de dez minutos, na sequência com um pano úmido remova a solução juntamente com a sujeira e deixe secar totalmente. Seu sofá com essa solução não pode ter contato com o sol, pois pode acabar desbotando.

– Solução Para Eliminar Mancha de Caneta

Quando a mancha é de caneta a dica é misturar uma colher de detergente neutro numa xícara de água com duas colheres de chá de vinagre branco. Essa mistura deverá ser aplicada sobre a mancha com um pano limpo, aguarde dez minutos. Para finalizar passe um pano seco.

– Solução Para Limpar Sofá de Veludo Encardido

Quando o seu sofá de veludo está muito, mas muito sujo é necessário partir para uma solução de limpeza mais poderosa. Confira a seguir.

Ingredientes

  • 150 ml de álcool
  • ½ litro de água
  • 100 ml de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de amaciante
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Como Fazer

Misture todos os ingredientes e coloque num borrifador.

Aplicação

Borrife a solução em todo o sofá e use uma escova de cerdas macias para esfregar. Prossiga esfregando com um pano limpo e seco, por fim deixe secar a sombra.

Dica

É bem importante fazer o teste da solução que será usada numa parte menor do sofá, assim você pode ver como será a reação. Se não fizer esse teste pode ser que você acabe desgastando o seu sofá e estragando-o.

Gostou de saber mais sobre como limpar sofá de veludo? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *