Esse papo de se organizar para tantas coisas na vida, pode até parecer chato, pode até mesmo ser chato, mas faz uma diferença depois. Tudo aquilo que fazemos de forma organizada e planejada tem muito mais chances de dar certo do que aquilo que realizamos pelo impulso ou sem pensar muito. E aí vale para tudo, das tarefas simples da nossa rotina a decisões sobre o nosso futuro profissional. E o papo de hoje é mais simples e não menos importante, até porque no final envolve economia. E quem não gosta de economizar? Vamos falar de como se organizar com as compras de supermercado, isso mesmo, do que comprar e quando comprar, para que dure determinado tempo.
Os Alimentos não Podem Faltar Nunca
Se você acorda, vai tomar café e descobre que o açúcar acabou, o seu dia já começa todo errado, não é mesmo? Não tem nada mais desagradável do que descobrir, nos momentos mais inoportunos (é sempre assim) que faltou alguma coisa. Isso significa que a sua lista de compras falhou e como resolver esse problema para que ele nunca mais se repita?
Como Fazer a Lista de Compras
http://www.youtube.com/watch?v=D9ZG-XsWEh0Muita gente deixou de lado a compra de mês e anda fazendo a compra semanal, o que não é um erro, pelo contrário, apesar da parte chata de ter que ir ao supermercado toda semana, pode representar uma boa economia. A compra semanal te dá a oportunidade de conseguir aproveitar mais as promoções que estão sempre mudando, por outro lado, você pode acabar pagando mais caro dentro de um mês.
Para tentar aproveitar o máximo e não só economizando, mas também, comprando produtos frescos, você pode organizar as suas listas de compras, isto mesmo, mais do que uma. E desde já, leve em consideração ser flexível, já contamos quando e como.
Primeiro Passo para fazer as Listas
http://www.youtube.com/watch?v=zxxcG8IiuosClaro que a lista é feita com base na sua observação do consumo da família. Então, faça para começar uma lista de produtos de limpeza e a outra de alimentação.
A lista de produtos de limpeza deve conter tudo aquilo que é usado na casa para limpeza diária e também para aquela pesada, feita normalmente a cada 15 dias ou 1 vez por mês. O que significa que são produtos que você não precisará comprar mais de uma vez no mês. Toda a lista de material de limpeza poderá ser comprada na compra do mês. Para evitar surpresas desagradáveis, se você notar que a vassoura ou uma pá de lixo está prestes a quebrar, já compre aquela que substituirá e deixe guardada.
Lista de Produtos de Limpeza
Não vai poder faltar nessa lista: detergente, esponja de aço, esponja de lavar louças, sabão de lava-louças (para quem tem a máquina), sabão em pó, amaciante, água sanitária, desinfetante de banheiro, refil para vaso sanitário, produto para limpeza do piso da casa (interno e externo, se for o caso), lustra móveis, pano próprio para retirada de poeira, limpa vidros, produto para retirar calcário e anti gordurante para cozinha.
É possível que dá lista acima, alguns produtos não acabem de um mês para o outro, então, antes de fazer a compra de mês, confira o armário e risque da lista o que ainda vai durar mais 30 dias
Lista de Produtos de Higiene Pessoal
Quanto mais separadas forem a lista, menores a chance de esquecer alguma coisa. Faça então, uma lista específica para sabonetes, shampoo, etc. Esses artigos também podem e devem ser comprados por mês. Até porque, quando tem um promoção a diferença de preço não é tão grande, que valha a pena fazer um estoque.
Na lista de higiene pessoal inclua também o papel higiênico e cotonete e no caso das mulheres, o absorvente. Homens não esqueçam do aparelho e da espuma de barbear.
Lista de Produtos Alimentares
Se nos dois casos anteriores você pode fazer uma única lista para o mês inteiro, não aconselhamos fazer o mesmo com os produtos alimentares. Nesse caso vale a pena fazer a lista do que comprar para o mês e aquela semanal, de sábado ou domingo, depende dos seus planos de fim de semana.
O que Comprar na Compra do mês
Anote aí o que vale a pena comprar para o mês inteiro: arroz, feijão, pó de café, açúcar, macarrão, massa de tomate, óleo, fubá, farinha, tempero (quem usa tempero pronto), chá, sal (costuma durar mais que um mês), água mineral (para quem precisa comprar), margarina ou manteiga, bebidas e refrigerantes diversos, leite em caixinha.
Nessa lista, você ainda pode colocar aqueles produtos “extras” como lata de chocolate em pó, caixas de gelatina, biscoitos, etc.
A lista acima é do básico, que não vale a pena ficar comprando toda semana, pelo contrário, dá para comprar mais na compra do mês. Se o seu arroz preferido está com um bom desconto e você tem espaço para guardá-lo, é melhor comprar e estocar e garantir uma boa economia por pelo menos 2 meses. A mesma coisa para o óleo, e tudo aquilo que for perecível, podendo ficar guardado por um bom tempo sem perder na qualidade.
Lista do que Comprar Semanalmente
No topo da lista, as frutas, as verduras e a carne, é a melhor maneira de conseguir um bom preço e ter produtos frescos. Comprando a cada semana, você pode dar uma conferidinha nas promoções e ir comprar no lugar que tem o melhor preço. Lembrando, que cada supermercado tem o dia certo, que se repete toda semana, da chegada de produtos frescos. No caso das frutas, se você tem uma feira perto de casa, ali sim, você faz bons negócios.
A carne pode até ser comprada e congelada para o mês inteiro, mas a fresquinha é sempre melhor.
Também compre por semana produtos do café da manhã, como iogurtes e pães, e também, produtos alimentares para fazer um bolo especial ou um doce, como leite condensado. Se você é daqueles que está sempre cozinhando, inventando, pode também ter esses ingrediente no armário e comprá-los na lista de mês.
E para finalizar, também deixe os ovos para uma vez por semana, o bom ovo também deve ser fresco.