Muitas pessoas se esforçam para economizar recursos e fazerem alguma espécie de investimento para ganhar mais dinheiro. Contudo, fazer investimentos gera alguns riscos que são proporcionais a remuneração do capital investido.
Entre os investimentos considerados conservadores, isto é, apresentam uma remuneração relativamente baixa, no entanto o investimento é seguro, está a aquisição de imóveis para alugar.
Contudo, apesar da segurança gerada por esse tipo de investimento (aquisição de imóveis para alugar), é necessário que o investidor tenha a consciência que nenhum investimento irá gerar lucros de maneira eterna.
Por isso é interessante que o investidor tenha em mente que ele precisa estar atento as tendências do mercado, e principalmente as valorizações e desvalorizações dos imóveis, que acontecem por vários motivos, para que ele procure manter os seus investimentos atualizados e sempre gerando rendimentos.
O Investimento em Imóveis
O investimento em imóveis é uma das formas mais seguras de investir os seus recursos. Muitas vezes as pessoas acabam tendo essa impressão devido ao fato do imóvel ser algo visível e palpável, pois podemos tocar na propriedade, diferente dos investimentos no mercado financeiro (exemplo: ações de empresas).
De acordo com os especialistas é importante que o investimento de recursos não fique concentrado em um único tipo de aplicação, e outro fator importante a ser levado em consideração é a liquidez do investimento, e o investimento em imóveis apresenta uma baixa liquidez, pois você não consegue vender ou alugar com facilidade um imóvel. Por isso, os especialistas recomendam a diversificação dos investimentos, pois a pessoa que pretende viver apenas da renda de aluguel de imóveis pode esperar um longo período para alugar um imóvel e por consequência, fica um longo período sem receitas e dessa maneira ter suas finanças prejudicadas.
Os especialistas recomendam que o investimento em imóveis deva ser feito apenas por pessoas que possuem uma boa condição financeira, sendo bem capitalizadas e que não dependam do dinheiro do aluguel para ter liquidez (recursos financeiros disponíveis).
Tipos de Imóveis a Serem Investidos para Disponibilizar para Aluguel
Quando uma pessoa deseja investir em imóveis para alugar, seja para fins residenciais como para fins comerciais, ela não pode comprar o primeiro imóvel que aparece.
A escolha do imóvel irá se adequar de acordo com o objetivo do investidor: moradia, investir para alugar e investir para ganhar na especulação imobiliária.
É necessário que seja feita uma análise sobre o imóvel e o seu potencial para gerar recursos através do aluguel. Por isso os especialistas indicam os melhores tipos de imóveis para os investidores fazerem suas aplicações e obter rendimentos através do aluguel:
- Procure adquirir imóveis novos ou no máximo em bom estado de conservação. Evite adquirir imóveis velhos e que precisem passar por grandes reformas, pois serão maiores os gastos necessários para colocar o imóvel em condições de alugar;
- Procure imóveis que sejam próximos a regiões desenvolvidas comercialmente, possuam transporte coletivo disponível;
- Imóveis menores são mais fáceis de alugar do que os imóveis de alto padrão, enquanto estes últimos possuem a capacidade de obter uma maior valorização no decorrer do tempo;
- De preferência a imóveis que possuam garagem;
- Como o objetivo é alugar os imóveis, de preferência a realizar investimentos em imóveis populares e pequenas salas comerciais, pois esses imóveis possuem uma facilidade maior para serem locados do que os imóveis de alto padrão.
As Vantagens de Realizar Investimentos em Imóveis para Alugar
Segue abaixo uma serie de vantagens que estão atreladas ao fato de realizar investimentos em imóveis com o objetivo de ter rendimentos com o recebimento de alugueis:
- A receita de alugueis ajuda a pessoa a aumentar e a acumular patrimônio;
- A receita de aluguel pode funcionar como um complemento de renda para quem possui imóveis a disposição para alugar;
- O proprietário de imóveis consegue diluir alguns custos com o imóvel, transferindo tal responsabilidade para o inquilino. Exemplo de custos que são transferidos ao inquilino: IPTU, água, luz, condomínio.
As Desvantagens de Realizar Investimentos em Imóveis para Alugar
Segue abaixo uma serie de desvantagens que estão atreladas ao fato de realizar investimentos em imóveis com o objetivo de ter rendimentos com o recebimento de alugueis:
- Os rendimentos com recebimentos de aluguel têm sido menores que os rendimentos de outros investimentos que possuem renda fixa;
- Os imóveis são investimentos que apresentam baixa liquidez, isto é, você não consegue converter um imóvel em dinheiro com extrema facilidade em caso de uma emergência;
- Os imóveis passaram por uma grande alta e valorização nos últimos anos, e agora a tendência é que os preços se estabilizem, e por consequência, o preço do aluguel também ficará estabilizado;
- Dependendo do valor do aluguel, incide uma alíquota de 27,50% de Imposto de Renda;
Devido a essas questões, os especialistas indicam que antes de ser feito um investimento em imóveis para obter rendimentos com aluguel, é interessante que seja feita uma reserva financeira para emergências que fique aplicada na caderneta de poupança. Os especialistas indicam que essa reserva gire em torno de 06 salários mínimos, e que fique aplicado na poupança, que é um investimento seguro, que apesar do baixo rendimento, possui alta liquidez, pois você pode resgatar o dinheiro no momento que desejar.
Os Riscos Enfrentados no Aluguel de Imóveis
Apesar do investimento em imóveis ser uma aplicação segura e de baixa liquidez, ela apresenta alguns riscos que o investidor necessita tomar cuidados para enfrentar essas condições:
- O imóvel pode sofrer desvalorização devido a área e o bairro em que ele está localizado;
- Os períodos em que o imóvel fica sem locador, nesse tempo, o investidor fica sem receber os rendimentos;
- A inadimplência dos locadores, que pode ser no próprio aluguel, como nas demais contas que ficam atreladas ao imóvel;
Os especialistas indicam que para minimizar esses e outros riscos, o investidor deve ter investimentos diversificados ou ter uma reserva financeira para emergências. A diversificação de investimentos ajuda o investidor a compensar as variações que acontecem no mercado imobiliário e dessa maneira torna-se uma forma de amenizar os prejuízos.
Por isso, os especialistas indicam que o investidor não deva depender de forma exclusiva do aluguel para honrar os seus compromissos e principalmente como a maior fonte de sustento. A renda referente ao aluguel de imóveis deve ser vista como uma renda complementar e adicional para o investidor.