?> Guia do Aluguel de Imóveis: Conheça os seus Direitos e Deveres | Imóveis Cultura Mix

Guia do Aluguel de Imóveis: Direitos e Deveres do Inquilino

Nem todo mundo tem a sorte de ter um apartamento próprio e acaba tendo que optar pelo aluguel, que também pode ser a escolha de algumas pessoas. Porém, verdade seja dita, não é fácil alugar uma apartamento ou casa. Algumas pessoas passam semanas, até mesmo meses para encontrar um imóvel que seja perfeito para família e para o orçamento. Tamanho, local onde fica, preço, vizinhança, estado do imóvel, são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração e fazem parte das nossas exigências para fechar o contrato de aluguel.

.

Veja algumas dicas que podem ajudar na hora de alugar um imóvel e boa sorte!

1- Na hora de procurar um apartamento é fundamental ter caneta e papel na mão e mais uma trena para avaliar o imóvel que está sendo visitado. Você deve anotar os seguintes itens, que podem ajudar na escolha e servir para fechar um bom negócio:

  • Possíveis reparos que serão necessários fazer, como vidro quebrado, piso solto. Muitas administradoras de imóveis, ou a maioria, não fazem nenhum tipo de conserto, depois de alugado o apartamento.
  • Se o imóvel possui armários ou se você terá que comprá-los. Se tiver armário, avalie o estado de conservação dele.
  • Tire as medidas de todo o apartamento para saber se os seus móveis caberão nele. É muito comum alugar e depois descobrir que não tem o espaço necessário.

.

2- Avalie se o imóvel possui infiltrações, azulejos ou pios soltos. A melhor maneira de fazer isso é dando soquinhos nas paredes e no chão. Caso o problema existe, você sentirá a diferença de barulho, porque a parede fica oca e estufada. Nem sempre a infiltração é aparente, por isso, se faz necessário o teste. Esse é aquele tipo de problema, que o corretor de imóvel, quando não é visível, não irá falar para quem procura alugar. Por isso, é melhor descobrir sozinho, antes que seja tarde, porque se trata de um reparo mais caro e depois de alugado, você será informado que no contrato diz que as obras de reparação ficam por sua conta.

3- Se por acaso você for ver um imóvel cuja a água ou a energia elétrica estiverem cortadas, exija revê-lo com tudo religado. Esse pode ser um truque para esconder problemas de entupimentos, vazamentos e até mesmo falha elétrica. A tática é simples, você assina o contrato e depois quando religa luz e água descobre todos os problemas, e nem precisa dizer, será tarde demais.

Aluguel de Casas

Aluguel de Casas

4- Outro item que deve ser verificado por quem está procurando um imóvel para alugar são os canos aparentes, como aqueles que ficam embaixo da pia da cozinha ou atrás do vaso sanitário. Se eles não estiverem em bom estado, desconfie imediatamente. Com certeza, o resto do encanamento também apresenta problemas.

Não tenha vergonha, dê batidinhas e sinta se fazem um barulho oco. Não esqueça que trocar encanamento é muito caro e ainda será necessário quebrar as paredes.

5- Se você achar melhor, leve uma máquina fotográfica e se o corretor permitir faça algumas fotos do imóvel. É bom ter em mente todos os problemas para tentar negociar o preço do aluguel.

Casas

Casas

6- O horário indicado para se visitar um imóvel é durante o dia, a luz natural não deixa dúvidas sobre os problemas, que à noite podem ficar camuflados. Também serve para saber se bate sol e mais ou menos a que horas. Se tiver oportunidade, faça duas visitas, antes de alugar o imóvel.

7- Se você quer saber mais sobre a vizinhança, não deixe de tentar conversar com um morador. Aqueles problemas do condomínio, do prédio, dos vizinhos, somente quem já vive poderá relatar. Ele também poderá te dar dicas do que tem nas proximidades. Claro, fale com mais de um morador, de preferência aqueles que estão a mais tempo no prédio.

8- Não fale só com morador e com o corretor, espere ele ir embora e fale com o porteiro. Pergunte se existe outros apartamentos disponíveis no prédio, sobre preço. Pode ser que você dê a sorte de achar um imóvel que está sendo alugado diretamente pelo proprietário, o que significa melhor oportunidade para negociar, e muitas vezes, menos burocracia e melhor preço.

9- Se você tem uma zona ou  uma rua que tem vontade de morar, não se limite a procurar imobiliárias e corretores de imóveis, saia sozinho e pergunte nas portarias se tem algum imóvel disponível. Os porteiros sempre sabem da disponibilidade, muitas vezes, antes mesmo do imóvel ser anunciado em qualquer outro lugar.

10- Nos dias de hoje, você poderá optar por 3 modos diferentes de alugar um imóvel, porém, não se trata de uma escolha que parte de quem quer alugar e sim de quem está alugando, o proprietário. Veja quais as possibilidades de contrato de locação disponíveis:

  • Com fiador: essa é aquela mais usada pelos proprietários e a mais complicada para quem busca um imóvel. Porque será necessário ter um fiador que irá oferecer o próprio imóvel como garantia. Se você não paga, pagará ele, se ele não paga, perde o imóvel. Não é simples achar alguém disposto a “assinar” a conta do outro. E neste caso, a renda deverá ser sempre 3 vezes o valor do aluguel mensal.
  • Seguro-fiança: vem sendo adotado por muitos proprietários. Para quem quer alugar sai caro, porém, para muitos é a única saída, quando não se tem fiador. O valor do seguro é calculado sobre o valor do aluguel. A parte negativa é que o contrato do seguro será renovado a cada ano e o dinheiro pago não volta nunca mais para as suas mãos.
  • Depósito-calção: é o sonho de consumo de quem tem que alugar imóvel, porém, cada vez mais raro que os proprietários aceitem. Neste caso, você paga 3 meses de aluguel adiantado e o dinheiro é devolvido quando você devolve o imóvel, corrigido com a lei vigente.

Para procurar um imóvel, não dá para ter preguiça, tem que bater muita perna, mas olhar as ofertas das imobiliárias no site e nos jornais também podem ajudar muito e ser um ponto de partida. No Brasil, infelizmente, em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, a procura é sempre maior que a oferta e fica ainda mais difícil achar um apartamento.

Cuidado também para não cair em golpes, não deposite nenhum valor quando não tiver certeza de que está tudo regular.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *