?> Dicas de Manutenção e Conserto de Ventiladores | Imóveis Cultura Mix

Dicas de Manutenção e Conserto de Ventiladores

Com os efeitos do aquecimento global o clima parece estar fervendo nas grandes metrópoles brasileiras. Há dias em que o desejo de ficar ao lado do ventilado é pleno, jamais sair de lá. Porém, por motivos conhecidos e desconhecidos o eletrodoméstico pode para de funcionar e tornar o clima do ambiente tão quente quanto no Deserto do Saara.

.

Dicas Rápidas: Manipulação de Ventiladores

  • A: Antes de fazer a manutenção se faz necessário retirar o aparelho que está plugado na tomada;
  • B: Lime somente com pano úmido repleto de água e (ou) sabão neutro. Procure não colocar excesso de química que pode prejudicar a integridade física do aparelho.
  • C: De modo semestral se faz necessário colocar somas de óleos na parte traseira móvel composta no sistema giratório.
  • D: Locais repletos de poeira ou maresias possuem maior facilidade em gerar ferrugem na parte metálica. Coloque antiferrugem nas partes metálicas pelo menos em cada três meses.

.

  • E: Faça a limpeza das partes do ventilador com atenção. Na sequência coloque algum tipo de polidos nas partes que são metálicas e pintadas.
  • F: Especialistas apontam se preciso substituir a graxa da caixa do giratório uma vez em cada ano. Tenha em mente de que é contraindicado colocar em excesso.
  • G: Olho atento com os suportes que fazem parte da sustentação do ventilador.
  • H: Faça verificação e perceba se alguma parte do sistema que gira perde força em virtude do excesso de uso. Não se esqueça também de verificas as condições de funcionamento do eixo do motor, que deve girar de modo livre e constante.
  • I: Verifique todas as partes que apresentam folga nas partes que se movimentam, caso do pino de suporte, eixo do moto, braço do oscilante, outras modalidades.

Dicas de Manutenção: Ventiladores de Teto

Ventiladores de Teto

Ventiladores de Teto

  • A: Embora exista aquela vontade de sair furando o teto e começar a instalação, controle o ímpeto. Solicite o serviço de profissional especializada para realizar determinada tarefa, de preferência indicado pela própria loja que vendeu o produto. Não se pode ignorar o fato de que qualquer erro pode prejudicar a segurança da família de maneira significativa.
  • B: Desligue a chave geral logo depois de iniciar a fase de instalação. Faça a verificação da tensão na rede e identifique com segurança a base dos fios elétricos: Fase, neutro e terra.
  • C: Ventiladores de teto precisam de manutenção pelo menos de modo semestral para que não aconteçam riscos do produto cair no chão e causar abalos físicos nas pessoas ou nos ambientes.
  • D: Jamais misture pás ou modelos de fabricantes distintos. Vale ressaltar que as empresas fazem milhares de testes com os próprios produtos e por consequência testaram quase todas as possibilidades entre os itens próprios na composição do ventilador de teto. Sem contar que pesos diferentes podem fazer o ventilador balancear e soltar alguma peça. Por este motivo que também é preciso verificar se as pás estão fixadas de modo correto na região da carcaça.

    Ventiladores

    Ventiladores

  • E: Atenção redobrada com relação à instalação. A região de fixação dos ventiladores precisa suportar carga que não pode exceder o peso de 25 kg.
  • F: Pás de ventilador no teto precisam de altura igual ou superior ao limite de 2,3m acima do piso e pelo menos 50 centímetros das paredes.
  • G: Caso o produto pare de funcionar por qualquer razão deve ser desligado por ação do ventilador. Procure a assistência técnica, não force o funcionamento.

Cheiro de Verniz e Instalação de Ventilador

Por vezes depois de instalar o ventilador pode surge o indesejado cheiro de verniz que fica no ambiente. Acontece que alguns motores possuem estrutura envernizada no sentido de proporcionar maior durabilidade e segurança do produto.

De fato o cheiro pode ser proveniente do verniz em virtude do aquecimento do motor. No entanto, em grande parte das vezes não representa motivo que causa preocupação, visto que dentro de poucas horas o forte odor vai embora. Porém, caso o problema persista se faz necessário procurar serviço técnico.

Excesso de Temperatura Quente do Ventilador

Outra dúvida corrente na área está no fato de que o ventilador pode ficar com excesso de temperatura quente mesmo com pouco tempo de uso. Este fato pode acontecer em virtude da temperatura de trabalho inadequada que ultrapassa a casa dos 130°C, conforme afirmam os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Interessante notar que caso a temperatura seja quente ao extremo é possível visualizar faíscas que surgem dentro do motor. Procure desligar de modo imediato ou busque o serviço de técnicos especializados.

Dicas Gerais: Problemas no Ventilador

De fato o ventilador está presente em milhões de residência, considerado como uma das invenções mais utilizadas, de modo principal para evitar o excesso de calor em um mundo que sofre com problemas de alta temperatura. Especialistas apontam que estes produtos estão sendo fabricados com produtos que ficam frágeis em cada nova temporada. As empresas optam por diminuir os custos da matéria prima utilizada na fabricação, fato que pode transtornar proprietários e proprietárias.

O travamento geral é considerado como um dos problemas mais comuns nos ventiladores, quando motor e hélices não se movem, mesmo com o sistema de motorização ligada.

De fato o problema é que em quase todas às vezes o ato de arrumar pode ser difícil e por vezes mais caro do que comprar um novo modelo que acabou de sair no mercado. Tempo, paciência e atenção são virtudes que devem estar presentes na hora do concerto. Quem não tem estas qualidades pode começar a desistir e reservar espaço no orçamento para comprar novo ventilador.

Quando surgir os sintomas dos primeiros problemas se faz necessário desligar o ventilador da tomada. Na sequência, desmonte o aparelho para analisar a finte do problema. Depois de acessar a região na qual estabelecida o motor se faz preciso ter cuidado para retirar a hélice. Quase sempre deve existir eixo gasto estabelecido no centro do motor, que representa fruto natural do constante uso.

Na sequência use esponja de aço para fazer a limpeza, esfregando, como se fosse parte da superfície de alguma panela. Tenha a certeza de que todas as asperezas serão diminuídas do eixo.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *