Decoração Para Apartamento de Solteiros

O apartamento é uma realidade principalmente para quem mora em grandes cidades. O fator principal pela escolha é que além de ser mais seguro, encontrar uma casa pequena em grandes capitais é quase impossível. Principalmente é uma solução para os solteiros, que podem escolher desde quitinetes a solução de um quarto e sala, aqueles que gostam de mais espaço, preferem os com mais quartos.

É comum que as pessoas tenham a sensação de que as coisas em um apartamento parecem sempre mais arrumadas do que em uma casa. Pode ser a forma compacta da planta ou o fato de não ter tanta área externa, mas verdade seja dita, para um solteiro é bem melhor e menos complicado na hora de decorar.

Falando em decoração, as pessoas solteiras, normalmente, gostam de ambientes fáceis de organizar e acima de tudo funcionais, isso sem abrir mão da beleza e alguns truques fazem dessa tarefa simples. Por exemplo, os solteiros quando vão decorar a casa não podem esquecer que: integrar os ambientes é uma ótima solução para apartamentos pequenos e para receber os amigos, iluminação direcionada (vale a pena caprichar nesse item), móveis sob medida (quanto menor o espaço, mais são indicados para aproveitar cada canto e te oferecer o espaço que você precisa).

E não pense que o fato de ser um solteiro homem ou mulher muda muito. Em ambos os casos dá para fazer um ambiente muito criativo, bonito e cheio de charme. No caso do apartamento de solteiro, além de levar em consideração o conforto de quem mora na casa, não podemos deixar de lado o conforto dos visitantes. E como todo ponto de partida de uma decoração, pense inicialmente qual o seu estilo e como você quer imprimi-lo na sua casa. Sem deixar de pensar na praticidade na hora de limpar. Não adianta comprar uma luminária linda que cada vez que tiver que limpar precisará perder horas. Pense nisso e veja as nossas dicas!

1- Antes de comprar qualquer coisa imagine que tipo de casa você quer, por exemplo, com espaços integrados, priorizando o seu conforto, priorizando a realização de reuniões e festas, etc.

2- Siga o seu instinto e o seu estilo para definir qual será a linha da sua decoração.

3- Se o apartamento é pequeno é melhor integrar o ambiente, principalmente sala e cozinha, que pode ser a escolha mais acertada se você pretende fazer reuniões com os amigos, em que você cozinha. Faça isso, abrindo simplesmente um “buraco” entre os ambientes, colocando uma bancada de mármore ou quebre toda a parede e coloque o fogão numa ilha gourmet.

Lembre-se que nesse caso o revestimento das paredes e o piso podem ser o “divisor” quase que imaginário dos ambientes.

4- É melhor usar uma única tonalidade de madeira em todos os móveis da casa, ressaltando que quanto mais escura ela for, menor vai parecer o seu apartamento, o ambiente parece mais fechado. Um jeito de “quebrar” esse efeito é misturando peças de vidro e de outros materiais, como cadeiras de design em plástico.

5- Um apartamento de um solteiro deve ser prático e funcional, então, quando for pensar na decoração não crie “dificuldades” procure deixar tudo à mão.

6- Se você está preocupado com a limpeza, procure pisos e revestimentos fáceis de limpar. No caso do piso, os durafloor são um dos tipos mais fácil de limpar.

7- No caso de um apartamento quarto e sala, crie um cantinho de sala de jantar na sala e no quarto, quando faltar espaço crie um cantinho para leitura ou trabalho. Pode ser com uma poltrona confortável e uma luminária sobre ela ou no caso, para trabalhar, com uma escrivaninha e cadeira. Neste caso, use a parede sobre o móvel para colocar prateleiras e guardar livros, se for o caso.

Quarto de Jovens

Quarto de Jovens

8- Uma das maneiras mais fáceis de fazer uma decoração sem errar é definir um único tema e usá-lo em todos os cômodos da casa. Não comece misturar as estações, principalmente quando o apartamento é pequeno.

9- Incremente a sua decoração com quadros e não menospreze a parede, ela pode servir para colocar móveis e criar mais espaço, como prateleiras para livros ou objetos de decoração.

10- Nada de “colecionar velharia”, se livre de tudo o que não serve e evite objetos de decoração pequenos, que para aparecerem é necessário mais do que um e na hora de limpá-los é um grande trabalho.

O melhor mesmo é investir em um objeto de decoração grande e bem visível, colocá-lo em pontos principais dos ambientes e depois evitar de encher de outras coisas aqui e ali. Lembre-se que muita informação acaba deixando a sua decoração confusa e até mesmo feia.

11- Cuidado com as cores, elas podem ser neutras ou coloridas, vivas, mas devem estar em harmonia entre si. É muito importante além de definir o estilo da decoração, definir as cores que serão usadas. Aliás, essa é  uma regra que vale para qualquer tipo de decoração, seja para casados, seja para solteiros, casa ou apartamento.

Apartamento de Jovem

Apartamento de Jovem

12- Em caso de pouco espaço, use de todos os métodos que você puder para recuperá-lo de uma certa forma. No quarto, por exemplo, compre uma cama box de preferência com baú. Não compre a  cabeceira, faça ela na parede, com madeira ou até mesmo uma tinta com uma textura diferente. Será o suficiente para deixar o quarto bonito, moderno e ao mesmo tempo com mais espaço.

13- Não se preocupe em ter “todos os móveis que uma casa tem que ter”. Explicando melhor, abandone essa ideia que é necessário a mesa de centro, a de canto, o criado-mudo, etc. Os móveis devem ser escolhidos de acordo com o espaço que você tem no seu apartamento. No quarto de  um solteiro jovem, vale até trocar o sofá por enormes pufes.

14- Ainda falando de falta de espaço, as porta de correr são uma excelente solução para não perder espaço. Assim como o espelho é uma excelente opção para ampliar espaços.

15- Coleções, gostos pessoais, recordações de viagens, peças para fazer esporte, tudo isso pode fazer parte da decoração de um apartamento de solteiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *