Cuidados na Hora de Financiar o Imóvel

Todo mundo sabe que a maioria das pessoas no mundo sonha em ter um local, ou um “canto” para chamar de seu. Muitos desses trabalham incansavelmente para poder conseguir juntar o dinheiro suficiente para poder dar entrada no seu sonho e pagar confortáveis parcelas para um bem próprio. Enquanto algumas pessoas preferem ter uma casa, com um quintal amplo e poder ter um cachorro, outras já tem como preferência a segurança e a praticidade de um apartamento.

No entanto, um artifício que atinge a todos os que compram imóveis, seja ele uma casa ou um apartamento, é o temível “financiamento”. Ora, muitas pessoas são tentadas pelas agências financeiras com as promessas de parcelas pequenas que podem caber no orçamento, e acabam assinando contratos para conseguir financiamentos para imóveis ou carros. Depois, percebem que o mar de rosas proporcionados pelo financiamento, na verdade, não era somente tranquilidade. O nosso artigo de hoje pretende ajudar você, caso decida optar por um financiamento de imóvel. Além disso, iremos dar dicas a vocês de como proceder para contratar um financiamento.

O Financiamento de Imóveis

Com o aquecimento da economia brasileira nos últimos anos, muitas pessoas começaram a tirar do papel o sonho de adquirir uma casa ou um carro novo. Para isso, começaram a recorrer aos créditos fornecidos para os bancos para realizar os seus sonhos. O governo, também, incentiva o consumo por parte das pessoas, liberando incentivos por meio da diminuição de impostos e outros encargos para que o produto, no final, tenha um preço mais competitivo e não cause muitos prejuízos tanto para as pessoas quanto para os empresários responsáveis pelos carros e imóveis.

Com a facilidade de e obter crédito, muitas pessoas passaram a recorrer ao financiamento a fim de comprar um carro ou uma casa. Hoje, no mercado, existem várias agencias de financiamento, como a BV Financeira, que oferece serviços para facilitar a aquisição de carros, por exemplo. Só que, muitas pessoas não se informam o suficiente para não realizar um mau negócio, e acaba se envolvendo em problemas que podem trazer grandes transtornos no futuro.

Especialistas dizem que, o Brasil é um dos países onde a taxa de juros para a compra de um imóvel são os mais baixos do mundo (e isso é surpreendente, visto que o país é conhecido por conta da alta carga tributária, o que deixa quase todo tipo de serviço e produto com preços caríssimos) e, mesmo tendo uma das taxas mais baratas do planeta, ainda assim, são um pouco altas: cerca de 6%. A explicação para isso é de que, no caso de uma garantia de pagamento em caso de “calote”, o próprio imóvel comprado é utilizado como garantia.


Com o momento vivido pela economia brasileira, que não é um dos melhores, o governo vem sendo obrigado a subir algumas taxas, como a da Selic. Com o propósito de estancar essa crise, os setores imobiliários também se vêm pressionados para aumentar essas taxas. Por isso, a dica é ficar atento sobre a reação dos mercados, e, também, sobre a estabilidade de tais taxas de juros.

Cuidados na Hora de Financiar um Imóvel

Para que você possa financiar um imóvel com tranquilidade e sem surpresas, é preciso, primeiramente, que você faça um controle minucioso dos seus gastos, tanto mensais quanto anuais. Por exemplo: cortar gastos que não acarretam em nada na sua qualidade de vida, por exemplo, é uma boa maneira. É necessário pensar também que o financiamento de um imóvel é bastante diferente do financiamento de um carro, por exemplo, já que a dívida contraída com um imóvel leva muitos anos para ser liquidada, talvez, uma vida inteira. Por isso a importância no controle dos gastos.

Alguns especialistas acreditam que, como o mercado está bastante aquecido, é possível que o preço dos imóveis estejam maiores do que em períodos onde a economia não esteja indo tão bem assim. Mas esses mesmos especialistas acreditam também que, como no Brasil o déficit habitacional ainda é grande, os investimentos nessa área perdurarão até em momentos de aquecimento na economia. Por isso, é bom estar atento no mercado habitacional nesse ano e nos próximos, atento às previsões que podem indicar uma baixa nos preços dos imóveis e, consequentemente uma baixa no preço dos financiamentos.

É necessário também que você tenha em mente sobre qual o tipo de imóvel quer adquirir: se é direto na planta, se é um imóvel novo ou é um imóvel usado. É importante se definir quais coisas quer que possuam em seu imóvel: garagem, varanda, e, também, os preços que podem estar embutidos com as escolhas para o imóvel. Por exemplo: geralmente, um apartamento virado para a rua é muito mais caro do que um apartamento que esteja virado para a parte de trás do apartamento.

Cuidados na Hora de Financiar o Imóvel

Cuidados na Hora de Financiar o Imóvel

É bom colocar no lápis também que, se optar por um apartamento, é necessário que se tenha em mente que existem gastos relacionados ao condomínio, como a taxa de contribuição. A questão envolvida com a distância do trabalho também tem uma grande importância para se escolher comprar um imóvel. Isso porque, dependendo da distância até o trabalho, ou escola, em caso de filhos, os gastos mensais podem ficar maiores do que se optando por um móvel que fique mais próximo desses lugares.

Para ter certeza de que a compra do imóvel não te trará nenhuma dor de cabeça ou semelhante, observe se a região onde se encontra o imóvel é bastante segura e também, com boas referências. Isso porque, algumas pessoas compram os imóveis sem antes analisar o local onde ele está instalado, e no futuro, acaba não se acostumando com o local, mas tendo que ficar preso neste ambiente por conta das dívidas assumidas com o imóvel.

Estabelecer como será realizado o pagamento também é uma forma bastante prática de economia de dinheiro e de tempo, já que, estabelecendo um teto de gasto incluindo o preço do imóvel é uma ótima forma de aproveitar o seu imóvel sem dores de cabeça no futuro.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *