Cuidados ao Secar e Pendurar Roupas no Varal

As simples coisas de se fazer diariamente em casa, como por exemplo, estender uma roupa, pode ser prática, e se realizada de maneira correta podem facilitar na hora de passar o ferro, ou até mesmo guardar sem amassar as peças que não necessitam ser passadas a base de tecidos sintéticos.

Ao se observar as pessoas pendurando as roupas, sempre há diferenças na forma de colocar cada uma no varal. Sempre as pessoas que tem mais paciência costumam caprichar mais. Ao contrário, o interessante é secar.

Com isso, há várias dicas que podem ser feitas para que suas roupas fiquem secas e bem colocadas no varal. Como, por exemplo, se tiver um cachorro que gosta de pegar as peças penduradas do varal, pode amarrá-lo ou separar os ambientes para não correr o risco de ficar sem as roupas devidamente limpas e sem rasgar. Vamos ver mais algumas dicas!

A Secagem de Roupa Lavada no Tanque

Muitas pessoas ainda não têm máquina de lavar que centrifuga as roupas, ou até mesmo pode acontecer um problema mecânico, e esta necessita de manutenção e se tiver pouco dinheiro para levar na lavanderia, o jeito é acabar indo para o tanque lavá-las.

Como as roupas que são torcidas à mão acabam ficando com mais água do que as que passam por centrifugação é bom considerar os seguintes passos:

  • – Primeiramente, enxágue bem a roupa, passe por pelo menos três águas, para que não fique sabão e possa acarretar numa roupa com cheiro ruim após a secagem;
  • – Se gostar de colocar na roupa produtos como o amaciante, álcool ou vinagre antes de colocar no varal, deixe pelo menos três minutos de molho, para depois estender no varal;
  • – Depois pegue peça por peça, escorra a água, e torça bem forte, para tirar o máximo de água que puder;

  • – Evite torcer as roupas e deixar peças amontoadas em baldes encima de outras, pois pode causar mau cheiro na roupa também após estar seca, além de se perder o cheiro do produto amaciante, se adicionado anteriormente;
  • – Agora antes de se pendurar as roupas, é sempre bom virar todas as roupas no lado avesso, pois se tiver algum contato com poeira, mãos, varal arrebentar, não se perde a lavagem e pode somente passar uma água e voltar a pendurar.

A máquina de lavar com centrifuga geralmente já deixa a roupa quase seca, mas existem alguns cuidados que devem ser observados para que sua roupa fique seca, limpa e cheirosa, são eles:

  • a)    Procurar não colocar roupas claras com escuras na máquina, para não enxer de pelos, além de correr o risco de manchas indesejáveis;
  • b)    Também não deixar as roupas após a centrifugação amontoadas pois, podem perder o cheiro de amaciante e adquirir aroma de mofo, e quando for usar, notar e ter que lavar novamente;
  • c)    Ao colocar no varal a peça de roupa procurar pendurar peças iguais e com cores também parecidas para evitar os mesmos problemas apresentados no tópico acima;
  • d)    Ao pendurar lençóis se tiver bastante espaço deixe-os bem abertos e espostos ao sol, que diminui a contaminação de fungos e bactérias, além de secar bem.

  • e)    Colchas e endredons, apesar de serem centrifugados, devem ficar um pouco mais ao sol, para secarem suas espumas internas e evitar de guardar meio molhadas no gurda roupa, pois podem ficar com cheiro do guarda roupas e mofo.
  • f)     As peças íntimas devem ter um especial cuidado para não ser colocado em varal perto de lixo, ou até mesmo alimentos, que atraem mosquitos que sentam nas roupas e botam seus ovos, passando assim para estas peças referidas;
  • g)    As toalhas também ao ser lavadas e penduradas devem obter muito sol para não ficar com cheiro indesejado também, e muito menos amontoadas, secar próximas ou abaixo de outras peças;
  • h)    Na época de chuva a centrifugação coopera bastante e faz com que as roupas sequem mais rapidamente, mas deve-se ter o cuidado de não guaradr peças úmidas e ter que lavar novamente.

As Formas de Varal

Atualmente existem varais que são muito utilitários para a dona de casa na hora de secar roupas. Pois, facilitam e ajudam a colocar muitas peças em pouco espaço e com isso, mesmo estando chovendo as roupas podem ser colocadas num pequeno espaço dentro da sua moradia.

Como a dona de casa moderna exige tudo de fácil praticidade e aplicabilidade, os fabricantes de utensilios domésticos já pensaram em varal para roupas, sapatos, peças íntimas das mais variadas formas, gosto e questão economica viável.

Ainda, tem o fato que estes penduradores de roupa podem ser recolhidos, e dobrados, para serem guardados em um pequeno espaço da casa.

Essa comodidade e falta de tempo da mulher para ficar cuidando de roupa ao sol e no varal levou estes fabricantes a fabricarem estes objetos que servem de grande serventia para a secagem de roupa.

Os penduradores de peças íntimas são objetos em forma de que contem uma base com pregadores de roupa pendurados, que facilitam pendural verticalmente as roupas e com isso acabam secando mais rápidamente, além do fato que podem ser transportados para vários pontos da casa e pendurados com facilidade, pois tem forma de cabide.

Já os varais que são para roupas grandes são tanto de chão, quanto de teto, e cabem muitas roupas, em média vinte peças. O uso de pregadores pode ajudar a pendurar mais esticadas as roupas e secar mais rápido.

Além de umedecer a parede, ainda corre o risco de demorar mais para secar a roupa.

A roupa quando bem seca evita a proliferação de fungos e bactérias quando for guardada, por isso na hora de secar a roupa a melhor forma de pendurar a roupa é bem fixa e aberta, do lado avesso, e com bastante sol.

Sendo assim, no dia de chuva só lave roupa se for o último caso, e procure utensílios práticos para facilitar sua vida cotidiana ao secar suas roupas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *