Na hora de se alugar ou comprar um imóvel há sempre à preocupação com a mudança, o custo, o local escolhido que devem satisfazer o gosto do freguês.
A escolha certa é primordial ao se escolher a casa ou apartamento para acolhimento e satisfação na medida certa para cada pessoa.
Geralmente as pessoas que escolhem um local para comprar ou alugar querem um local próximo de seu trabalho, escola, faculdade, ou até mesmo podem estar procurando um acolhimento no campo, praia para as férias. Nesta hora a pessoa deve tomar alguns cuidados para não ter surpresas indesejadas depois de assinar qualquer contrato, tanto de compra e venda, quanto de aluguel.
Desta forma as pessoas devem seguir algumas dicas para seguir na escolha de seu imóvel e não ter nenhum prejuízo ou trauma, ou até mesmo preconceito de corretores num próximo processo de compra ou aluguel de imóvel que possa surgir na sua vida:
Primeiro a pessoa dever buscar uma empresa ou corretor de confiança, conhecido na praça e que já presta seus serviços a muito tempo na cidade.
Depois a pessoa deve procurar visitar o local de escolha ou sugestão do corretor.
Isso tanto para o aluguel de imóvel quanto para compra, mesmo que o imóvel ainda esteja na planta.
Quando For o Caso de Aluguel a Pessoa Deve Ter os Seguintes Cuidados:
- Verificar a entrada do local e condições do imóvel por fora;
- Se tiver grama já deve imaginar que com certo tempo vai ter gastos com jardinagem;
- Conferir as instalações de água, esgoto e energia elétrica, pois em caso de más condições podem necessitar de reparos esse for uma pessoa que não tem tempo de ficar em casa para esperar as pessoas que fazem estes reparos. Acaba por muitas vezes deixando e vira um problema maior do que o esperado, como vazamentos, riscos de incêndios, fossa entupida, descargas vazando;
- Examinar a pintura, para ver se é nova e senão for não deve ter a obrigação de pintar quando sair do imóvel. Já se foi pintado muitas vezes o dono do imóvel exige que este seja devolvido conforme foi entregue;
- Se for um imóvel mobiliado deve se atentar para as condições de uso e funcionamento de possíveis eletrodomésticos que possam dar problemas futuros e exigir consertos ou substituição;
- Devem também se atentar ao bairro, vizinhança, condições de entrada e saída do mesmo;
- Ler o contrato de aluguel atentamente, para verificar todas as cláusulas, e, principalmente caso precise sair do imóvel se há alguma forma de multa que tenha que pagar.
- Caso não possa ir ao local de escolha solicite fotos do local de escolha, que podem ser enviadas via e-mail, ou se a corretora tiver um site ser disponibilizada neste.
O Pagamento
Muitas vezes se a compra ou aluguel do imóvel for realizado através da mediação de uma corretora, esta pede uma parte do combinado de entrada, para segurar o negócio. E é firmado um contrato entre o inquilino e o proprietário, em que há o comprometimento do pagamento em datas especificas, geralmente de trinta em trinta dias, desde a data de assinatura do contrato.
Geralmente, os contratos são renovados de ano em ano com ou sem aumento. Depende do acordo entre as partes envolvidas. E a taxa de acréscimo anual para aluguéis e seus reajustes.
Cuidados com o Contrato
No contrato devem conter todos os encargos, tanto para o inquilino, quanto para o proprietário. Devem ficar atento ao prazo de pagamento, juros e multas;
Estipular o pagamento de contas de água e luz no tempo que ficar no imóvel, pois muitas vezes o inquilino entra no imóvel e de repente cortam a água ou luz dele, e só assim descobre que o inquilino antigo não pagou as contas. Dessa forma, é bom pedir um nada consta de todos esses serviços do imóvel.
É sempre bom ter uma cópia do contrato em mãos para se caso precisar verificar ou cobrar algo, esteja por dentro do que foi estipulado e homologado. Em alguns casos como, por exemplo, se o interessado no imóvel for novo na cidade, não ter trabalho fixo, há a exigência de um fiador, que é aquele conhecido que assina a confissão de dívida e seu comprometimento com a mesma, caso o locador não venha a honrar com o estipulado no contrato.
A Compra Certa
O negócio da casa própria deve ser mais bem analisado e esperado que um aluguel, pois a compra e venda de um imóvel não tem como se arrepender e querer o dinheiro de volta depois de documentos passados. O local de escolha da compra deve obedecer as mesmas escolhas do aluguel, e principalmente deve satisfazer todas as condições de moradia e bem estar familiar.
Assim a compra vai ao gosto e pressa do comprador. Há muitos casos em que as pessoas querem mudar imediatamente, para evitar pagar aluguel e a prestação de outro imóvel ou até mesmo quer parar de morar com parentes e familiares e ter um lugar mais privativo.
Caso a opção de escolha seja um imóvel usado o comprador deve se atentar também aos custos com reformas que eventualmente o imóvel escolhido necessite para atender as suas necessidades.
Deve também tomar cuidado para não comprar imóveis tão sonhados e grandes e só depois verificar que casas grandes dão muita despesa. Outro fato importante e que deve verificar é o IPTU, do imóvel, pois caso esteja em atraso pode levar a despesas com juros, multa se até mesmo leilão em certas cidades que adotam este sistema de cobrança deste imposto.
Caso a compra tenha por opção na planta, para entrar no imóvel após o termino da construção pela imobiliária responsável fica de sugestão:
- Verifique se a imobiliária já entregou algum imóvel na cidade e redondezas de escolha;
- Converse com os compradores de imóveis já comprados, para saber se não tiveram nenhum problema quanto à entrega e prazos, geração de despesas a mais do que o combinado, formas de financiamento;
- Compare as condições de financiamento de vários bancos e financeiras para verificar o juro mais baixo e a melhor oferta;
- Antes de assinar qualquer contrato atente-se aos prazos, seguros, reembolsos e responsabilidades estipuladas para a entrega do imóvel.
Siga estas dicas e boa sorte na compra de seu imóvel!