Muitas pessoas quando estão buscando imóvel, seja para alugar ou para comprar, ficam com grande ansiedade para resolver as questões burocráticas e assumir o imóvel, e acaba se esquecendo de analisar pontos importantes e verificar as condições de estrutura e acabamento do imóvel, que as vezes por não estarem nas condições ideais, acabam trazendo problemas futuros a serem resolvidos.
Essas questões podem ser evitadas, caso a pessoa faça uma vistoria do imóvel de maneira correta. Esse procedimento acaba evitando problemas, pois é através dele que você se certifica de todas as condições do imóvel, e analisa todas as questões de estrutura do bem.
Pontos a Serem Verificados em um Imóvel
Quando encontramos um imóvel, seja para aquisição ou para o aluguel, é de grande importância verificar se o imóvel se encontra em condições adequadas de uso, como se encontram as partes elétricas e a parte hidráulica, e se a estrutura do imóvel está em bom estado de conservação.
Com relação a opção pela aquisição ou aluguel é por um imóvel novo, a vistoria vai tocar pontos referentes ao acabamento.
Quando o imóvel a ser adquirido ou alugado é usado, é importante analisar pontos como estrutura, parte hidráulica, parte elétrica, manutenção, fechaduras, trincos, janelas, portas e etc., tudo isso precisa ser visto para saber se estão em bom estado de conservação e preservadas ou precisam de algum reparo.
É importante verificar se todas as torneiras estão funcionando em perfeito estado, todos os bocais de lâmpada estão com energia para ligar, se todas as portas e janelas estão abrindo e fechando perfeitamente e etc.. A verificação dessas questões é importante para que você não pegue uma casa com vícios e quando você for reclamar, o proprietário ou antigo dono afirme que não existia o problema na hora da vistoria.
Portanto, é de grande importância que o pretendente a adquirir ou a locar o imóvel faça a vistoria de forma minuciosa e detalhada, para que os seus interesses sejam preservados. Esqueça a pressa e a ansiedade de colocar as mãos na chave da tão sonhada casa.
Dicas Para Quem Vai Adquirir um Imóvel – A Realização da Vistoria
Para a pessoa que irá adquirir o imóvel, além da vistoria estrutural, é importante que sejam verificados alguns aspectos legais e documentais do imóvel.
O primeiro aspecto que deve ser visto é a planta do imóvel, e se a mesma se encontra em conformidade com o que sendo ofertado para venda. Caso tenha algum tipo de divergência das especificações entre a planta e o imóvel que está à venda, desista do negócio.
O segundo aspecto é verificar junto aos órgãos se o imóvel está com toda a sua documentação atualizada: licenças, aprovação do projeto e etc.. Caso exista algum indicio contrário, não feche negócio, pois você irá correr riscos sem necessidade, pois o imóvel encontra-se irregular.
Com relação a estrutura, a vistoria de um imóvel novo deve ser feita com a companhia de um profissional especializado, que tenha um entendimento maior que o seu nesse aspecto de imóveis e construções.
Outro fato importante é analisar se os acabamentos do imóvel estão em conformidade com as informações descritas no contrato. No momento da vistoria é importante ter algumas ferramentas (chave de teste, prumo de nível, régua, trena e etc.) que ajudam a fazer a avaliação, além disso leve uma filmadora e uma maquina digital para realizar o registro de como o imóvel se encontra.
Não esqueça de fazer a metragem do imóvel para confirmar se a área está em conformidade com o que está sendo ofertado para venda. É muito comum termos “enganos”nessa questão.
É interessante que a visita seja realizada em um dia com bastante sol, pois o sol gera uma boa iluminação, o que ajuda a melhorar as condições para fazer a avaliação. Mas é interessante, que seja feita uma verificação no período noturno, para que você possa conhecer o imóvel nas mais diversas situações, para ver que não existe realmente nenhum problema.
É importante o adquirente ter o conhecimento de que a legislação o protege com relação a vícios que se encontravam ocultos naquele momento – um encanamento com problema – na vistoria por um prazo de 01 (um) ano.
Reforçando que a lei reduz esse prazo pela metade, quando o adquirente era inquilino do imóvel. E caso os defeitos sejam na estrutura do imóvel, o prazo aumenta para 05 (cinco) anos.
Dicas Para Quem Vai Alugar um Imóvel – A Realização da Vistoria
Normalmente, quando uma pessoa vai alugar um imóvel, geralmente se trata de um imóvel utilizado. É raro um imóvel novo, nunca usado anteriormente, estar disponível para aluguel, mas essa situação pode acontecer, pois existem investidores que compram imóveis para ganhar como aluguel e venda futura.
Por ser um imóvel usado, o aspecto visual tem grande peso. Por isso é importante que seja analisado e observado todos locais do imóvel, assim como fazer a verificação do piso e das paredes. É importante que não existam fissuras e nem trincas, pois este é um dos sinais de desgaste da estrutura do imóvel.
Outros Aspectos a Serem Vistos São:
- O estado dos revestimentos e se existem manchas e bolor;
- Se o rejunte foi feito com qualidade;
- Como se encontram as madeiras existentes no imóvel – portas, rodapés, janelas e etc.;
- Verificar se existem caixilhos com ferrugem;
- Verificar o estado da pintura;
- Se existem manchas nos pilares;
- E outros sinais;
Caso sejam encontrados alguns desses sinais, é que o prédio precisa de algum tipo de reforma e isso precisa ser negociado com o proprietário para que você não amargue com prejuízos.
É importante que no contrato de aluguel se faça referencia ao estado do imóvel, pois tanto o locador quanto o locatário possui interesses nessas questões. Por isso, não assine contratos que não condizem com a realidade do imóvel, pois irá gerar problemas futuros para a sua pessoa. Portanto, é importante que a pessoa interessada em alugar um imóvel veja detalhes como estado de pintura de paredes, janelas, portas, teto e etc. e qual o tipo de tinta que foi utilizado e como isso está descrito no contrato.
Esse aspecto formal, de analisar o material aplicado e o que se encontra listado no contrato é uma maneira da pessoa se defender de futuros problemas, pois acontecem muitos problemas nessas questões, pois os contratos de aluguel colocam clausulas que a pessoa precisa devolver o imóvel conforme recebeu no ato da locação. Portanto, a vistoria se torna uma forma de resguardar os direitos, e a pessoa somente deve assinar o contrato caso ele se encontre de acordo com vistoria.
A vistoria acaba sendo uma garantia tanto para locador como para o inquilino.