Essa é sem dúvida a preocupação de muita gente, inclusive das donas de casa.
Que se desdobram e dividem-se entre atividades profissionais e domesticas, alem de outras responsabilidades adicionais.
E nesse contratempo, acabam tendo pequenos descuidos, mas suficientes para favorecer a propagação de uma bactéria, micróbios, vírus ou coisas do tipo que adentra o lar sem que seja percebida ou considerada. Coisas a principio irrelevantes, mas que pouco tempo depois podem causar um grande transtorno, e que por sua vez poderiam ter sido evitados se fossem tomadas pequenas ações preventivas. Como:
.
-
Manter a Casa Limpa:
Espane os móveis sempre, isso quer dizer pelo menos 2 vezes por semana, porém retire eventuais casas de aranha do teto, limpe objetos e varra a casa diariamente. Fazendo isso você estará removendo a poeira e outras impurezas que entram no lar todos os dias inevitavelmente. O acúmulo de sujeira pode provocar dificuldades respiratórias e alergias, além de contribuir para o surgimento de outros malefícios para a saúde e o bem estar da sua família.
-
Faxina:
Realize limpezas periódicas no seu lar, limpando, organizando e retirando as coisas desnecessárias a fim de evitar acúmulo de material inutilizável por você e seus familiares, que proporcione o surgimento de ratos, baratas e outros bichos. Além do aspecto agradável, você tem a garantia de que sua casa não estimula a moradia para esses bichos e nem será fonte de doenças.
-
Abrir Janelas:
Sempre que possível permita que o ar circule pela casa. Casas fechadas costumam ser úmidas, proporcionando assim o surgimento do mofo e causando maus cheiros. Principalmente as casas que tem ar condicionado e o usam com freqüência, acabam exalando esse forte odor.
-
Telas de proteção:
Na ação preventiva contra imprevistos como: Saída de itens esvoaçantes, como o papel, ou ainda, saída de brinquedos arremessados por uma criança. Bem como entrada de sujeiras da rua, ou pequenos bichos vindos do lado de fora da casa. Para evitar essa troca, involuntária de objetos dos meios internos e externos, você pode usar telas de proteção nas janelas, e outras aberturas, vedando esses espaços.
-
Usar Tapetes:
Nas entradas e saídas posicione tapetes junto às portas, sem que atrapalhe a abertura da mesma e tão pouco deslize, provocando a queda de quem pisar nele. Os tapetes irão barrar pelo menos parcialmente as impurezas que são trazidas das ruas pelo calçados.
-
Tenha Cestos de lixo Espalhados nos Cômodos da Casa:
E use-os para dispensar qualquer “lixo” principalmente em cômodos como banheiro, cozinha e lavanderia, pois exigem muita higiene.
É importante ainda retirar diariamente o lixo dos cestos e amarrar a boca do saco de lixo. Caso não seja dia de coleta de lixo no seu bairro, deixe esse material em um local reservado para ele, desde que seja do lado de fora da casa arejado e coberto, e destinado exclusivamente para depositar o lixo diário.
-
Cuide Bem dos Animais de Estimação:
Principalmente se forem criados dentro de casa, em contado direto com os moradores. Você deve manter eles banhados, vacinados e bem alimentados.
Não se esqueça de higienizar os locais que ele ficam com mais frequência (como por exemplo, a casinha do cachorro) e coleira, ou outros itens similares. Os potes de alimentação e a forração do ambiente em que ele dorme também devem ser lavados diariamente.
-
Beba Água Purificada:
Instale um purificador de água na sua cozinha, e utilize a água dele para beber, cozinhar, lavar vegetais e frutas, e a louça. Desse modo você retém a entrada de impurezas que se transportam por dentro das residências por meio da água.
-
Não Beber na Boca da Garrafa:
Bem como não compartilhar, com outras pessoas colher, copo e outros objetos que possam transmitir doença pelo contato. Antes de usá-los, certifique-se que estão limpos, principalmente se houver alguém doente na casa.
-
Mantenha as Mãos Limpas:
Lavando-as com água e sabão, enxaguando e enxugando em toalha limpa. Você bem como todos os outros moradores da casa deve criar o hábito de lavar as mãos constantemente por questões de higiene e saúde, não de forma a tornar isso um vício e sim um método preventivo. Levando em consideração a importância dessa atividade, já que usamos as mãos para muita coisa, inclusive levar alimento a boca;
-
Reduza a Ingestão de Sal:
Evite problemas mais sérios no futuro. Ao preparar a alimentação coloque o sal na medida proporcional ao da alimentação. Não é certo salgar a comida, o sal serve para dar gosto a alimentação, passando disso você pode prejudicar sua saúde com a ingestão de sal em maior quantidade que o recomendável.
-
Lave Frutas e Verduras:
Ao comprar e antes de consumir as frutas e verduras, lave-os. Pois muitas vezes esses produtos não são lavados quando colhidos, ou no seu deslocamento e conservação acabam se misturando a outras impurezas. Então se previna.
-
Alimentação Apenas na Cozinha:
Embora seja tentador comer na sala, deitado sobre o sofá de frente para a televisão. Para um lar mais saudável, é imprescindível que as alimentações sejam feitas apenas em um ambiente apropriado, como a cozinha e sala de janta. Pois no deslocamento, e/ou ao comermos acabamos involuntariamente dispensando pequenos resíduos alimentícios que se espalhem pela casa e venham a contribuir para o surgimento de ratos, baratas e formigas.
-
Substituir os Refrigerantes e Sucos Artificiais por Sucos Naturais:
É inquestionável, que o natural seja mais recomendável que o industrializado, por isso por mais que seja trabalhoso preparar, prefira beber suco, ao invés de produtos similares.
-
Mini-Horta:
Para finalizar, e tornar seu lar realmente saudável como se deseja: Cultive! Uma mini-horta pode ser feita até em uma pequena sacada de um apartamento pequeno, então não há desculpa.
Além de ser um ambiente decorativo, a pequena horta que você terá em casa, trará um ambiente verde e ainda poderá aproveitar dele nas suas alimentações. Cultive pimentas, folha de alecrim, manjericão, e outros de sua preferência.
.
Praticando essas pequenas ações preventivas, você pode manter o seu lar livre de alguns dos riscos temíveis bem como dos inesperados que costumam afetar você e a sua família. Assim sua casa será sempre um lar saudável para você e sua família. Aproveite e espalhe essas idéias!