?> Como Fazer Manutenção Em Ladrilhos e Azulejos | Imóveis Cultura Mix

Como Fazer Manutenção Em Ladrilhos e Azulejos

A história do revestimento cerâmico é muito antiga e esse tipo de material era usado apenas pela nobreza. Nessas épocas os azulejos eram decorados por artesãos e ceramistas, que revestiam as paredes gigantescas dos imensos palácios.

Devido às grandes produções e crescimento industrial em massa, a evolução tecnológica com relação ao revestimento cerâmico tornou-se acessível para todas as camadas sociais o que ajudou também o crescimento desse material.

Atualmente, a variedade de revestimentos cerâmicos é grande e comporta diversos tipos de ambientes: áreas comerciais, residenciais, fachadas industriais, piscinas, etc.. Suas principais características são de:

  • Facilidade de limpeza;
  • Impermeabilidade;
  • Estabilidade de cores;
  • Manchas estéticas;
  • Resistência à abrasão.

Tudo isso torna o revestimento ainda o melhor produto para atender as necessidades de várias pessoas. Principalmente em questão de durabilidade e qualidade da superfície que para esse tipo de revestimento estão relacionados os seguintes aspectos:

  • Manutenção
  • Qualidade do material que será feito o assentamento
  • Planejamento – a escolha correta do revestimento
  • Qualidade da construção
http://www.youtube.com/watch?v=uFfuSaQJmww

Ladrilhos X Azulejos

Ladrilhos – a diferença entre esses dois revestimentos são pequenas, o ladrilho é uma placa de cerâmica pequena, que também pode ser de mosaico, ou mármore, e pode ter vários formatos, serve para revestir.

Geralmente são peças retangulares ou quadradas de barro cozido ou cimento, muito empregadas como revestimento de pavimentos ou paredes.

Ladrilhos

Ladrilhos

Azulejo – esse termo é mais usado para peças feitas em cerâmica que são de pequena espessura, as mais comuns são quadradas, e com uma das faces viradas, costuma ser o resultado de um cozimento de outro revestimento que é chamado de esmalte, isso faz com que o azulejo dique brilhante e impermeável. Essa face pode ser ainda em relevo ou lisa, e poli ou monocromática.

Azulejo

Azulejo

O Que é Porcelanato?

O porcellanato nada mais é que um produto cerâmico que pode ser obtido através de matérias prima que apresentam grande pureza e estão sempre sendo submetidas a tratamentos térmicos que ultrapassam os 1200°C.

Ele também é denso, compacto, totalmente vitrificado e homogêneo. Suas maiores vantagens são: resiste ao gelo, ácidos e álcalis, à abrasão, também apresenta longa durabilidade quando se compara com pedras naturais ou qualquer outro tipo de cerâmica, suas cores são uniformes e é totalmente impermeável.

Devido a sua grande durabilidade, o porcellanato é mais indicado para ambientes onde haja maior tráfego, como hospitais, escolas, aeroportos, supermercados, shoppings e indústrias.

Como possui uma grande estabilidade de cores e sua expansão é ausente de umidade, o porcellanato é o revestimento ideal também para fachadas. Sua versatilidade e beleza combinam com diversas cores por isso são excelentes para revestir ambientes domiciliares também.

Tinta, Azulejo Ou Ladrilho Hidráulico?

Há uma infinidade de possibilidades de acabamentos, funções, cores e texturas para revestir paredes e pisos de todos os tipos e de todos os cantos da casa, de varandas até banheiros. Quando for escolher entre um deles, deve ser levado em consideração o espaço e a manutenção que deverá ser feita. Pinturas, aplicações de azulejos, ladrilhos hidráulicos e artesanais, estão sempre na moda e são fácies de manter com uma manutenção adequada.

Quando quiser dar uma cara nova na casa, aposte sempre nas cores. É uma das opções mais baratas e rápidas, sem contar que não faz tanta sujeira. Mas antes de escolher a cor esteja atento as tonalidades dos pisos móveis e outros acessórios que compõem o ambiente, para que tudo fique harmonioso. Também é válido lembrar que existe um tipo específico de tinta para cada ambiente, e quando for aplicar, sempre siga as instruções a risca.

Em compensação o ladrilho hidráulico é um revestimento artesanal que tem como base o cimento, junto a moldes de ferro. Geralmente é fosco e sem brilho, pode ser encontradas também em muitas cores, e até mesmo estampas de flores. Isso faz do ladrilho um curinga para qualquer projeto. Já que é um revestimento de aparência e matéria prima mais rústica, ficam bem em varandas, áreas externas, salas e cozinhas. Mas para revestir áreas como cozinha e banheiro são necessários que uma resina seja aplicada para impermeabilização na hora de fazer a manutenção com a cera líquida quinzenalmente.

Devido ao acabamento brilhoso e fabricado em diversas cores e estampas, o azulejo nunca fica fora de moda tanto na decoração quanto na arquitetura. Por ser impermeável é excelente para ser usado em banheiros e cozinhas ou até mesmo áreas externas. Também pode ser usado para fazer acabamento e revestir bancadas e churrasqueiras, o que dá um toque especial a casa.  Algumas pessoas optam por fazer o patchwork com diversos padrões diferentes, formando assim azulejos decorados que estão super em alta. Isso também funciona para ladrilhos hidráulicos.

Superficialmente os dois apresentam algumas características diferentes. O ladrilho exige mais manutenção maior e mais constante, enquanto que o azulejo é mais prático. Como é feito a base de terra, o azulejo possui uma camada vítrea superior, que é o item que o deixa impermeável. Dessa forma ele é mais utilizado para revestir áreas que tenham maior umidade como fachadas, banheiros e cozinhas.

Enquanto que o ladrilho hidráulico já é um material de revestimento feito a base de água, cimento e corantes. Como costuma ser feito artesanalmente, são porosos, portanto é necessário proteger o material com algum tipo de impermeabilizante, existe ainda o óleo fugante ou a resina acrílica que serve para tirar manchas. Mas lembre-se que deve ser feito um a um antes da instalação.

Outra preocupação, na hora do assentamento dos pisos, é que o ladrilho costuma ser mais grosso que a cerâmica. Nesse caso a espessura torna-se importante na hora de nivelar o contra piso.

Sem dúvidas que a tinta  é o material mais versátil de todos, é mais fácil de trocar, sai mais barato e é de fácil aplicação, sem precisar de muita mão de obra. E é um trabalho que permite mudar totalmente o ambiente e deixá-lo diferente, desde que haja um pouco de criatividade.

O cuidado que deve ser levado em consideração é que no caso de todos esses tipos de revestimentos, é preciso contratar profissionais com experiências e já treinados para realizar o serviço, assim você evita dor de cabeça, muita sujeira e ainda economiza tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *