Churrasqueira a Bafo Para Apartamento

Churrasco

Churrasco é o nome da forma que uma refeição é cozida. Ele pode se referir ao método de cozimento ou à uma reunião em que esse tipo de comida irá ser servida. Geralmente é feito em ambientes abertos e a carne ou o alimento qualquer é cozido pela fumaça liberada pelo carvão ou madeira em baixas temperaturas e por muito tempo. Outras técnicas além do fumar de se fazer um churrasco incluem assar e grelhar.

A palavra barbecue, que é churrasco em inglês deriva da palavra espanhola barbacoa. Foi um explorador Espanhol Gonzalo Fernández quem usou essa palavra pela primeira vez em 1526 e pode ser traduzido como “estrutura de paus colocados em postes”.

Tipos de Churrasqueiras

É difícil quem não goste de churrasco, de reunir com a família e amigos e comer uma carne bem feita. Porém não são todas as pessoas que sabem utilizar uma churrasqueira.  Se você é uma dessas pessoas não precisa se preocupar, há uma variedade de churrasqueira que funcionam de formas distintas e uma delas poderá lhe servir e ser de maior praticidade durante o seu uso.

Braseiro: Um dos tipos mais barato e simples de churrasqueira, há uma panela onde o carvão é colocado e a grelha é feita de arame. Não há controle da temperatura nem mesmo sistema de ventilação.

Grelha a pallets: As grelhas são feitas de pallets de madeira tratada, sob as grelhas há uma caixa de fogo elétrico controlado por um termostato. Através de uma haste de ignição elétrica acende-se os pallets e eles se transformam em carvão ao serem queimados. Esse tipo de churrasqueira tem o formado de barril. A temperatura pode ser controlada de acordo com a necessidade e o tipo de carne a ser cozida, ela varia de 38°C até 371°C nos pallets mais sofisticados. A estabilidade da temperatura dura até 10 horas seguidas e a utilização de placas difusores distribui o calor uniformemente.

Grades infravermelhas: As churrasqueiras que tem grades infravermelhas utiliza-se de combustível que acende e esquenta uma pedra de cerâmica, assim uma radiação infravermelha é emitida e os alimentos são cozidos. A temperatura é facilmente ajustável. Atinge altas temperaturas que outras churrasqueiras não chegam e por isso é comum que o alimento rapidamente se queime.

Carvão portátil: São churrasqueiras pequenas e portáteis, utiliza-se carvão e são excelentes para viagens. As pernas são dobráveis e se prendem à tampa. É uma churrasqueira comum, mas uma grande vantagem é seu fácil manuseio.

Churrasqueira elétrica: Nesse tipo de churrasqueira não há a necessidade de carvão, gás ou nenhum outro tipo de combustível, o calor é gerado através de energia elétrica que esquenta uma chapa, onde o alimento é colocado em cima. Geralmente possui um certo ângulo e uma bandeja na parte inferior que coleta as gorduras que saem dos alimentos. Se encontram diferentes tipos de churrasqueiras elétricas como interna, externa, para mesa e com suportes.

Churrasqueira de propano: São churrasqueiras que utilizam gás propano. Por ele fornecer mais energia o processo de cozimento é melhor e o aquecimento mais rápido. Tem várias áreas de cozimento e pode ser feito até de forma indireta.

Churrasqueira a Bafo Para Apartamento

Churrasqueira a Bafo

Churrasqueira a Bafo

A churrasqueira a bafo foi inventada em 1951 por George Stephen e é clássica nas famílias americanas, é uma das mais famosas e comercializadas hoje em dia. Existem em vários tamanhos e geralmente são churrasqueiras portáteis. Sua estrutura é feita por uma câmara inferior, grade para o carvão, grade de cozimento, a tampa e as pernas que a sustentam. Existem modelos com rodinhas e removedor de cinzas. Sua forma faz com que o calor seja distribuído uniformemente por toda parte, principalmente quando é fechada o calor circula melhorando o cozimento e detêm a fumaça do carvão conferindo um sabor mais acentuado aos alimentos.

Ela pode ser usada para cozinhar o alimento indiretamente. Empilha-se o carvão em um dos lados da câmara inferior e onde há espaço vazio entre o carvão coloca-se uma panela com água, os alimentos ficam sobre a panela. Os sistemas de ventilação são abertos até que o alimento se encontre completamente cozido e deve-se controlar a abertura da tampa para ajustar o fluxo de ar que entra na churrasqueira. Se não tem muito ar a queima de carvão demora mais, diminui-se assim a temperatura e os alimentos levarão mais tempo para cozinhar.

Apesar de em apartamentos serem mais comuns churrasqueiras elétricas, a churrasqueira a bafo é uma boa pedida para quem prefere o sabor que a fumaça do carvão deixa nos alimentos. Esse tipo de churrasqueira pode ser encontrada no mercado com acionamento do fogo por meio de eletricidade, dando mais segurança para ser usada em lugares pequenos e fechados. A tampa não permitirá que a fumaça tome conta do apartamento e nem dos apartamentos vizinhos. Os tipos que apresentam porta-cinzas são úteis, pois facilitam a limpeza.

Para quem não é bom na cozinha e não tem experiência em fazer um bom churrasco o sistema de circulação do calor faz com que a carne cozinhe por igual, não havendo a necessidade de toda hora ir conferir seu ponto e deixa o alimento mais macio, suculento e com um ótimo sabor, sendo uma boa pedida até para carnes mais duras. Além do mais essa melhor distribuição do calor diminui a quantidade de carvão utilizado.

No mercado pode-se encontrar churrasqueiras a bafo que usam carvão, gás ou elétricas. Dependendo do modelo, elas servem até mesmo como item de decoração da sua varanda ou área de lazer. O valor varia de acordo com o modelo e suas funções, as elétricas com controle de temperatura e feitas com materiais mais resistentes geralmente são mais caras, porém ainda podem variar no valor, assim como as de carvão.

Na hora de escolher a melhor para seu apartamento o tamanho deve ser levado em conta. É necessário avaliar o espaço em que ela será colocada, para assim escolher a que melhor caiba no local. O tamanho da grelha também deve ser levado em consideração, pois muitas vezes a churrasqueira é grande, mas a grelha não e isso limitará a quantidade de alimentos a serem cozidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *