A arquitetura chamada Minimalista é aquela que segue o conceito do minimalismo em suas composições. Tal conceito, em linhas gerais, emprega o uso do mínimo necessário para se viver. Outras áreas artísticas também seguem esse conceito, como a música, a literatura, a pintura, decoração, etc. A ideia é “enxugar” as composições, simplificar, reduzindo ao mínimo, de forma que apenas o essencial fique livre aos olhos e aos sentidos.
No caso da arquitetura, as construções são feitas seguindo formas geométricas com ângulos retos, unindo espaços e elementos, gerando uma forma essencial na recriação de espaços simples e puros.
Construções Minimalistas
As construções resultam em casas fora do padrão. Tais casas acabam se destacando entre as outras, pelas suas formas, pois uma das ideias é justamente simplificar para destacar. Muitos julgam este tipo de arquitetura algo “frio”. Na realidade, os pequenos espaços, por exemplo, tornam-se valorizados com o minimalismo. Além disso, emprega-se economia de energia e de recursos, pois constrói-se com menos, valorizando mais.
.