Com a realização do sonho de aquisição da casa própria sendo positivamente estimulada pelo programa do governo Minha Casa, Minha Vida, se tornaram muito fácil as pessoas levadas pelo entusiasmo do momento e visando não precisarem ter de esperar, na ânsia de terem logo seu próprio lar, acabarem cometendo enganos dos quais só vão se arrepender bem mais tarde quando já não é possível mudar de idéia.
Consideração de Aspectos Para a Compra
É preciso que antes da decisão que definirá sua compra, saber se deverá optar por um imóvel novo, usado ou na planta, você faça algumas considerações que podem ser de grande importância especialmente porque devem ser referentes às necessidades de seus familiares. Segundo alguns levantamentos feitos por administradoras, em São Paulo os preços dos imóveis usados chegam a ficar de 20% a 50% mais em conta do que os imóveis novos, entretanto quando da compra de usados devemos levar em conta a necessidade ou não de se fazer algum tipo de reforma, pois caso estas se façam necessárias precisamos contabilizar o valor desta no preço final do imóvel.
Vantagens Dos Imóveis Novos
As administradoras também procuram chamar a atenção para as vantagens da compra de casas ou apartamentos novos levando em consideração a indecisão que muitas vezes acomete o comprador perante a difícil escolha do imóvel. A verdade é que apesar do preço ser mais alto no caso dos imóveis novos, eles tem certas vantagens que não teremos quando a escolha recai em um usado. No caso do apartamento ou casa nova o comprador se dá ao luxo e entrar para um imóvel totalmente sem uso e com sofisticadas áreas de lazer que hoje fazem parte da grande maioria dos empreendimentos novos. São varandas, espaços de conveniências, academias, salões de festas, piscinas e uma serie de outros atrativos que podem muito bem fazer a cabeça de qualquer comprador no momento da decisão.
Imóvel na Planta
Esta é outra opção que hoje faz parte da realidade de muita gente, mas entre todas as oportunidades de escolhas que podem se apresentar, para mim esta é uma das piores e se você não quer correr riscos por certo terá de descartar esta possibilidade. Ficar com o imóvel usado ou com o novo, é boa opção e mil vezes melhor do que a compra de um apartamento na planta, a começar que certamente você terá de esperar um longo tempo pela conclusão da obra e enquanto isso o mais provável é que continue pagando aluguel, além é claro da prestação que você segue pagando desde o momento em que faz a opção. A compensação que se tem nestes casos é que o bem ao ser terminado já deverá estar bastante valorizado.
Disponibilidade Financeira
A grande disponibilidade de dinheiro com as facilidades de financiamentos para aquisição da casa própria veio facilitar o acesso a todos os tipos de ofertas.