Cada vez mais comuns nas grandes cidades, os edifícios residenciais com mais de duas torres e com pelo menos 20 andares cada, costumam aglomerar centenas de pessoas com temperamentos, hábitos e comportamentos diferentes, o que frequentemente desencadeia conflitos e discussões.
Por isso, contar com um regulamento interno de condomínio é fundamental para garantir a boa convivência dos moradores. Chamado de Regimento Interno, trata-se do conjunto de regras que determina a conduta dos moradores e visitantes do condomínio.
Em geral, o Regimento Interno integra a Convenção do Condomínio, entretanto, não são a mesma coisa, já que cada um deles possui uma função distinta. Normalmente, assim que um prédio residencial é entregue, é contratada uma administradora de condomínios para elaborar o seu Regulamento Interno, bem como a sua Convenção, que deve ser aprovada por pelo menos 2/3 dos moradores.
Se você é síndico de um condomínio e está encarregado de elaborar o seu Regulamento Interno, pode obter alguns modelos no site:
http://www.jurisway.org.br/v2/modelos1.asp?idmodelo=4270