O fim de ano não trás somente boas expectativas com as festas que se aproximam, com isso vem também às preocupações com as despesas que sempre aumentam nessa época. Uma dessas despesas bem que poderia ser evitada caso a situação fosse pensada com bastante antecedência e administrada para que se pudesse chegar ao final do ano sem ter de pagar a terrível cota extra de condomínio que embora todos saibam da existência dessa cota, a verdade é que na maioria dos casos os moradores não se preparam para isso e assim quase sempre os encontra de bolso vazio.
Sem cota extra, o que é preciso
Na verdade a possibilidade de que os moradores de condomínios passem o final de ano sem ter de pagar aquela terrível cota extra de condomínio existe sim, porém é preciso sim que o sindico lembre em tempo hábil que um bom planejamento pode sempre realizar milagres. Na verdade segundo entendidos dessa área dizem existir três maneiras de planejamento para pagar com tranqüilidade o 13º salário dos funcionários que tem o direito a esse. Essas maneiras são: Arrecadar o valor necessário em duas ou quatro cotas durante o segundo semestre; utilizar o fundo de reserva, o que deve ter a permissão da convenção; incluir o valor no orçamento anual o que deve ser aprovado em assembléia.
Qual a melhor opção
De acordo com especialistas dessa área, a terceira das opções é a melhor, entretanto simplesmente tomar essa medida no inicio do ano não garante a tranqüilidade do final deste, para isso é preciso alem de incluir a verba no orçamento, que se trate de protegê-la para que a mesma não seja usada em casos de emergência ou imprevistos que são comuns nos condomínios. O resultado vai depender da habilidade que tenha cada sindico em administrar bem o dinheiro. Se ele é hábil em fazer economia doméstica por certo a medida vai funcionar positivamente. Na prestação de contas o sindico precisa comprovar o que foi feito com esse dinheiro também.
Quando não é feito o planejamento
Neste caso é preciso que se façam bem as contas para ver se não há alguma sobra de dinheiro que seja suficiente para realizar os pagamentos necessários ou quem sabe parte deles. Se não houver essa sobra pode se preparar que vai sobrar para você sim. Se esse assunto só foi lembrado agora, por exemplo, essa cota extra somente poderá ser dividida em duas vezes. Quanto antes se tome posições a respeito do assunto, mais vai facilitar a vida dos moradores uma vez que esse valor pode ser dividido de acordo com os meses que faltam para a data do pagamento do 13º salário. O sindico como prestador de serviço só recebe salário extra se estiver estipulado em seu contrato.