O condomínio Solar de Brasília é um dos mais conhecidos condomínios da cidade de Brasília, possui uma excelente infraestrutura e é um ótimo lugar para se morar, pois possui ótima localização, além de muitas outras vantagens que fazem a diferença.
A História do Condomínio
O condomínio nasceu em 1992. O proprietário da área, Senhor Máximo Aureliano Santos Salles, loteou um quinhão de terra da antiga “Fazenda Taboquinha”. O primeiro documento em nome do Condomínio, também foi nesse mesmo ano, que foi o pedido de cadastramento do condomínio na da secretária de obras e serviços públicos do Distrito Federal. Desde a sua criação, o condomínio já viveu algumas fases que podemos caracterizá-las como cinco fases bem distintas da história do condomínio.
As Cinco Fases Do Condomínio
Primeira Fase (de 1992 a 2003): Nesse período ocorreu a implantação e a consolidação do condomínio. Do ano de 1992 a 1995, não ocorrerão muitas mudanças, o condomínio era caracterizado por ser uma grande fazenda e possuía algumas ruas vermelhas de terra, mas não possuía rede elétrica, água e nenhuma casa. Em 1995 os possuidores dos lotes no condomínio se reuniram com o objetivo de criar uma associação que os representaria nos segmentos de administração e jurídico. A associação recebeu o nome de “Associação Solar”.
Em 1997 foi implantada a rede de energia elétrica e iniciou as primeiras construções de casas. Em 2002, o condomínio conseguiu o direito de obter alvará de construção, mas somente em 2008 o governo do Distrito Federal iniciou a expedição dos primeiros alvarás para o condomínio. Ainda no ano de 2002 o condomínio passou a ser dividido em três quadras, em um total de 1.258 lotes.
Segunda Fase (de 2003 a 2005):
Nesse período é caracterizado por estagnação e brigas internas. A Síndica que administrava na época, não trouxe crescimentos para o local, pois estava envolvida em algumas brigas com o ex-síndico, e enquanto isso, os outros condomínios que estavam à volta cresceram e se desenvolveram. Terceira Fase (de Junho a Novembro de 2005): Essa fase é chamada de transição. Houve eleição para nova administração e a ex-síndica perdeu o comando do condomínio e foi eleita a “Comissão Provisória”, que marcou um período de transição e trouxe novas esperanças. Quarta Fase (de Novembro de 2005 a Março de 2007): Houve a Consolidação das mudanças. Houve eleição e a chapa “Honestidade, Transparência e Trabalho” venceu a eleição. A chapa deu inicio a novas mudanças e o condomínio se desenvolveu e melhorou muito. Fase Atual: Houve o desenvolvimento acelerado do condomínio. Ocorreram muitas mudanças que foram positivas para o desenvolvimento do local, e hoje pode-se dizer que o Condomínio Solar de Brasília passou por muitas dificuldades e incertezas, mas conseguiu superá-las e alcançar ótimas vitórias.
Por: Érica Ap. Gomes