?> O Que é Bom Para Limpar Armário de Madeira? | Imóveis Cultura Mix

O Que é Bom Para Limpar Armário de Madeira?

Armários de madeira adicionam mais charme e estilo para a decoração, se você optou por tê-los em sua casa deve dar uma atenção especial para a limpeza desse móvel. Mantê-lo limpo e em perfeito estado é uma tarefa que demanda um pouco de conhecimento, isso vale também para as peças de MDF e MDP – itens feitos a partir de partículas de madeira. Continue lendo para conhecer com detalhes algumas das técnicas para manter seus armários limpos, sem manchas e bem conservados.

Dicas Para Limpar Armário de Madeira

Limpar Armário de Madeira

Limpar Armário de Madeira

Antes de chegar às dicas práticas precisamos mencionar que o processo de limpeza utilizado para peças de MDF e MDP não é o mesmo aplicado à madeira maciça nobre. A fabricação dessas peças acontece de maneira distinta de maneira que o processo de limpeza também deve ser feito com outros materiais.

Dicas de Limpeza de Móveis de Madeira Nobre

Para conservar móveis de madeira nobre por mais tempo é fundamental se dedicar a conservação da limpeza dessas peças. A poeira infelizmente é uma constante então a dica é passar sempre que possível um pano levemente umedecido e limpo. O pano não pode estar muito molhado – ainda que seja com água filtrada – porque a madeira não costuma ter boa reação à água. Após ter passado o pano úmido não deixe de passar um pano seco sobre a superfície para eliminar resquícios de umidade.

Produtos de Limpeza Para Móveis de Madeira Nobre

Não é indicado usar produtos químicos de limpeza como lustra-móveis, ceras ou produtos de polimento em móveis de madeira nobre porque podem manchar a superfície. O ideal é limpar com um pano levemente úmido ou usar produtos que não tenham silicone e nem álcool.

Pano Para Limpeza de Móveis de Madeira Nobre

O pano usado para a limpeza de madeira nobre deve ser macio e não conter partículas, elas podem eventualmente arranhar a superfície do móvel. O uso de um pano correto contribui para evitar que a madeira fique fosca e sem brilho.

Frequência da Limpeza de Móveis de Madeira Nobre

Limpeza de Móveis de Madeira Nobre

Limpeza de Móveis de Madeira Nobre

O indicado é repetir o procedimento umas quatro vezes por semana para conservar a manutenção do móvel eliminando assim a umidade e a poeira acumulada naturalmente no ambiente.

Cuidado Com o Sol e a Umidade em Móveis de Madeira Nobre

Para conservar o móvel recomendamos que você o posicione longe da incidência dos raios solares. Ainda que o sol atinja somente uma parte do móvel, de manhã ou de tarde, pode fazer com que a madeira fique ressecada no decorrer do tempo.

A umidade também é uma grande inimiga dos cuidados com os móveis de madeira nobre, tente deixar seus armários posicionados a cerca de 7 cm da parede evitando que haja contato muito próximo.

Como Remover Manchas e Arranhões de Móveis de Madeira Nobre

Quando a madeira arranhada é maciça existe a possibilidade de remediar a situação aplicando pomadas para calçados com a cor semelhante a da madeira para camuflar a imperfeição. Mas, se o seu problema é ter manchas na madeira recomendamos que passe um pouco de maionese caseira e aguarde o tempo de ação de uma noite. Em seguida limpe com papel toalha, não esfregue.

Dicas de Limpeza de Móveis de MDF e MDP

Móveis de MDF e MDP não demandam tantos cuidados na hora da limpeza como os móveis de madeira nobre. A primeira etapa dessa limpeza consiste em remover o pó das superfícies com um pano seco para evitar que as partículas de sujeira risquem o móvel.

Em seguida mergulhe um pano limpo em água, retire o excesso e passe sobre a superfície. É fundamental evitar passar o pano encharcado no móvel porque MDF e MDP também reagem mal a excesso de umidade. A superfície deverá ser seca com um pano macio para finalizar. Mantenha a limpeza do móvel realizando o procedimento com frequência, é uma forma de conservar seu móvel em médio e longo prazo.

Se o móvel estiver com manchas use um pano macio com sabão neutro para removê-las. Recomendamos que você evite usar produtos químicos e abrasivos nesse tipo de móvel. Se o armário em questão for da cozinha é interessante usar sabão de coco para remover a gordura.

E Quando Tem Mofo no Armário da Cozinha?

Mofo no Armário da Cozinha

Mofo no Armário da Cozinha

Como a cozinha é um ambiente relativamente úmido não é incomum o surgimento de manchas de mofo nos armários. Nesse caso indicamos que você use o secador de cabelos direcionado na mancha, coberta com um tecido, até que se transforme num pó de fácil remoção. Finalize limpando esse pó de mofo e tenha um armário sem mofo na sua cozinha.

Dicas Para Limpeza de Móvel de Madeira de Demolição

A madeira de demolição se tornou uma tendência decorativa passando a ser vista em diversos móveis inclusive armários. Como o próprio nome diz trata-se de uma madeira obtida através de processos de demolição de casas, barracões, armazéns entre outras construções que não tem mais condições de uso. Nesse caso a limpeza pode ser feita usando um pano embebido em água morna ou uma esponja.

Use um pano seco para remover o pó das superfícies e em seguida um pano úmido de água morna. O pano ou esponja deve ser passado com delicadeza nos locais em que se deseja eliminar manchas e sujeiras mais resistentes. Finalize o processo aplicando óleo de peroba ou lustra-móveis. Tenha muito cuidado para não usar produtos abrasivos na limpeza de maneira a desgastar a superfície.

Cuidado Com Receitas Caseiras

Quem tem móveis de madeira em casa deve evitar usar receitas caseiras indicadas para móveis em geral, pois esse material costuma ser mais frágil. Você pode acabar danificando suas peças por usar ingredientes que não tem boa reação em contato com a madeira, essa é uma matéria-prima mais delicada. O ideal é apostar no uso de coisas mais básicas para a limpeza como água, sabão neutro e um pano macio e limpo. Não deixe de finalizar os processos com um pano macio seco para não deixar resquícios de água.

Gostou dessas dicas de como limpar armário de madeira? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *