Já passando da metade do mês de dezembro, mês de orações de agradecimento, de pedidos e desejos de alegrias para um novo ano, mês da compra de presentes e também de preparativos para as ceias de Natal e Ano Novo. E o que você decidiu? Natal em sua casa? Acerte as taças na hora de servir para não fazer feio.
Dicas que São Úteis
Se você não é uma grande entendida nesse tipo de etiqueta deve procurar ajuda com um profissional que possa lhe orientar quanto ao tipo de copos, taças, talheres, em fim tudo o que é preciso para servir um belo jantar sem cometer gafes e fazer feio com ninguém. Se não é possível fazer esse tipo de consulta sempre existem algumas dicas que podem ser seguidas e que em geral dão ótimos resultados desde que se procure ficar atento a pequenos detalhes, pois são estes que fazem a diferença na hora de bem servir. Não são procedimentos que possam onerar a sua festa, mas pequenos cuidados que podem dizer muito de seu bom gosto.
O Uso das Taças
De acordo com Euclides Penedo Borges que é o presidente da Associação brasileira de Sommeliers (ABS-Rio) devemos ter cuidado com as taças de vinho, elas têm de ser lisas não podendo conter desenhos. Podem ser de vidro ou de cristal, mas devem ser incolores e com haste. De acordo com um barman, entendido no assunto, no que se referem aos drinques, as regras embora menos rígidas, precise também ser cumpridas. E assim temos:
Vinho tinto – Essas taças devem ser maiores do que as usadas para servir o vinho branco e isso devido ao fato de que esse tipo de vinho deve ser tomado quase que a temperatura ambiente e se recomenda segurar a taça pelo pé.
Vinho branco – A temperatura ideal de consumo é 10ºC o que exige uma taça menor para que não esquente.
Champanhe ou espumante – As taças devem ser mais cilíndricas e altas, pois quanto mais altas mais se pode observar a formação das bolhinhas que tanto nos atrai.
Vinho do porto ou jerez – O ideal é que seja servido em taças menores tipo cálice. O jerez abre o apetite, portanto é servido antes das refeições e o vinho do Porto sendo digestivo fica para depois da refeição.
Long drinks – Como sugere o nome exigem copos altos, pois além da base desses drinks são adicionados outros ingredientes.
Shots – Exigem taças pequenas, pois devem ser ingeridos de uma só vez.
Martini – como essa bebida não deve ser ingerida em grande quantidade, pede um copo pequeno e triangular.
Uísque e caipirinha – É servido em copos baixos e largos o bastante para que se possam colocar pedras de gelo. O fundo grosso impede o aquecimento rápido da bebida.
Cerveja ou chope – canecas ou tulipas são ideais neste caso.
Sirva bem e aproveite as festas!