A aquisição de um imóvel envolve muitas questões que se relacionam com o objetivo de quem compra. Por exemplo, ao adquirir um imóvel residencial para sua própria moradia o consumidor deve considerar diversos aspectos muito importantes como a localização do mesmo, a infra-estrutura disponível em seus arredores como escolas, hospitais supermercados, farmácias, etc., as condições do bairro, o transporte público existente entre outras questões. Então surge aquela dúvida comum sobre quais as vantagens e desvantagens de comprar imóveis no centro.
Imóvel Residencial
A aquisição de um imóvel residencal precisa levar em conta todas as quastões levantadas acima, e além disso, caso você opte por uma casa ou apartamento localizado no centro da cidade é importante considerar a questão do barulho e agitação constantes, especialmente para quem mora em grandes centros urbanos. Com certeza o centro é um local muito valorizado, além disso é bem provável que haja nesta região toda a infra-estrutura necessária. Em caso de aquisição de imóvel para inestimento, ou seja, para locação, a região central das cidades permite aluguéis mais altos, rendimentos melhores e também dificilmente eles ficarão desocupados.
Imóvel Comercial
Um imóvel comercial é um investimento que requer muito planejamento, mas sem dúvida a região do centro é sempre propícia a todos os tipos de comércio. A situação econômica do nosso país vai muito bem, com juros menores e boas perspectivas. Sendo assim as empresas estão disputando a compra e locação de espaços cobiçados. Isto significa dizer que investir na aquisição de imóveis no centro com a finalidade de locação é um negócio promissor.
Receita Básica
Os investidores devem ter em mente que as boas oportunidades em investimentos resultam de uma interação eficaz entre liquidez, rentabilidade e uma boa condição de segurança. Se a questão principal é a rentabilidade certamente o imóvel comercial esta bem a frente no mercado, especialmente em boas localizações como é o caso da região central.
Percentuais
Os rendimentos em São Paulo, na média, variam entre 0,8% e 1,1% sobre os preços dos imóveis, sendo que nos aluguéis residenciais a receita atinge 0,6%. Porém esta diferença tende a mudar de acordo a área em que se localiza o imóvel. Há a possibilidade de que, em determinadas regiões,os imóveis residencias ofereçam uma rentabilidade maior do que os imóveis comerciais.
A Durabilidade do Contrato
Outra questão a se considerar no investimento em imóveis no centro é que as locações comerciais costumam ter contratos mais longos do que as locações residenciais, pois para o comércio a formação do ponto é muito importante, o que pode garantir ao locatário um retorno financeiro efetivo durante um período de tempo mais prolongado. A média de locação de imóveis comerciais no centro fica entre 5 e 10 anos, já os residenciais duram em média 2 anos apenas.