?> Imóveis em Alphaville - Condomínios e Bairro | Imóveis Cultura Mix

Imóveis em Alphaville

Alphaville consiste em um nobre bairro de duas cidades brasileiras do estado de São Paulo, são elas: Santana de Parnaíba e Barueri. Nesta região há inúmeros condomínios fechados, todos eles criados por Yojiro Takaoka. Esta idéia transformada em realidade consiste em uma tentativa pioneira de criar um bairro artificial de grandes proporções em nosso país.

Polêmica

Imóveis em Alphaville

Imóveis em Alphaville

A exemplo da Fazenda Tamboré, antiga propriedade pertencente ao Conde Honório Penteado, no local onde se fez Alphaville existia um assentamento de indígenas, por esta razão é que até hoje alguns dos condomínios deste mega empreendimento ainda pagam laudênio para o governo federal, mas sob protesto veemente dos moradores destes referidos condomínios.

Empreendimento Vultuoso

Condomínios

Condomínios

Os imóveis em Alphaville consistem no mais famoso e maior conjunto de condomínios existente em nosso imenso país. O empreendimento se estende por dois municípios indo de Barueri até a cidade de santana de Parnaíba, sendo que estas duas cidades fazem parte da região metropolitana de São Paulo.

A construtora responsável por este mega empreendimento já possui outro similar nas proximidades da saída da cidade de Campinas, que fica a 92 km da capital de São Paulo, além disso possui outros empreendimentos de menor vulto, sendo que Alphaville é pioneiro em implantação de sistemas de condomínios fechados em nosso país.

Implantação

Bairro

Bairro

Em meados da década de 70 tinha início a venda de lotes em Alphaville, primeiro para os proprietários e para os executivos de empresas que se instalavam no local, mas pouco depois já haviam muitas pessoas que vinham em busca de tranquilidade e de um contato maior com a natureza.

Foi com base em desejos deste tipo que este bairro nobre foi se desenvolvendo e atualmente abriga um número superior a 12 mil casas, 16 edifícios comerciais e 42 residenciais. O local é plenamente urbanizado e possui a própria segurança, funciona como se fosse uma cidade que possui vida e seus próprios recursos.

Atualmente

Nos dias atuais este empreendimento compreende 50 mil habitantes como população fixa, sendo que há mais 150 mil cidadãos considerados como população flutuante, ou seja, pessoas que circulam por ali todos os dias por motivos diversos, trabalho, passeios, negócios, visitas, etc. Há 5 hospitais na região que funcionam 24 horas, além de diversas clínicas, 6 laboratórios, oito flats e hotéis, 16 agências bancárias, cinema e 4 supermercados.

Críticas

Alguns especialistas em arquitetura da paisagem, urbanismo e planejamento urbano não aprovam empreendimentos como o Alphaville, pois entendem que o modelo representa a manipulação evidente de instrumentos especulativos do setor imobiliário. Eventualmente este mega empreendimento recebe o nome de “negação da cidade”, pois muitos valores considerados como sendo de domínio público passam por um processo de privatização, neste caso o lazer e a segurança são os mais evidentes exemplos desta situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *