A falta de cuidados com a limpeza de terrenos baldios é um grande problema em diversas cidades, pois apesar das inúmeras campanhas alertando para a limpeza dos mesmos e sua importância para as questões de saúde pública, ainda existem muitas pessoas que desconsideram estes alertas e seguem depositando lixos diversos em terrenos desocupados. E mesmo que estes terrenos estejam murados, muita gente ainda desrespeita esta barreira e atira lixo, entulhos e até mesmo animais mortos sobre os muros.
As reclamações
Este tipo de atitude irresponsável gera muitas reclamações por parte dos vizinhos mais conscientes, pois estes se sentem muito incomodados com o mal cheiro e também com a proliferação de insetos e outros animais que são nocivos a saúde da população como, por exemplo, ratos, escorpiões, baratas, etc.
Responsabilidade
A limpeza urbana realizada pela prefeitura pode realizar a retirada destes entulhos e lixo, mas será acrescida uma taxa administrativa ao infrator, o difícil é encontrar este infrator, pois normalmente esta taxa é cobrada do proprietário do terreno, que muito provavelmente não é quem coloca entulho e lixo no local. É um assunto bastante polêmico, pois caso as custas não sejam pagas existe a possibilidade de penhora do imóvel. Na maioria dos casos verificados e encaminhados a justiça, o problema maior é a situação de abandono dos terrenos, e o abandono seguido do acúmulo de lixo e entulho pode caracterizar crime ambiental.
A solução
Não existe uma fórmula mágica para resolver este problema, mas a exemplo de inúmeras outras questões ligadas a cultura e ao comportamento, é importante que se invista em conscientização e o melhor veículo para estas campanhas são as escolas. Em muitos municípios a escola envolve os alunos e a comunidade em ações de esclarecimento que geralmente rendem bons resultados. Uma premissa básica para melhorar a questão é a política da boa vizinhança.
Ninguém gosta de sentir cheiro de lixo e muito menos de ter sua casa invadida pelas enchentes causadas por fortes chuvas e entupimentos de bueiros, sendo assim é importante que os vizinhos estejam de olho nos moradores mais próximos e os orientem quanto a coleta seletiva de lixo, os dias de recolhimento dos entulhos, etc. Onde todos se envolvem no problema é mais fácil encontrar uma solução viável.
Ações coletivas
Outra experiência produtiva normalmente realizada pelas escolas com o apoio das prefeituras são as gincanas, mas não se trata destas gincanas momentâneas, mas sim de disputas a longo prazo, cujos objetivos incluam a conscientização da comunidade, o plantio de mudas de árvores, preservação do patrimônio cultural do município, valorização da coleta seletiva, arrecadação de embalagens pet, limpeza de terrenos baldios e muitas outras idéias para atividades que possam surgir de acordo com a realidade da comunidade local.