?> Mix Estilos na Decoração | Imóveis Cultura Mix

Mix Estilos na Decoração

A decoração da nossa casa ou até mesmo de um imóvel comercial pode ser comparada, de certa forma, com a moda das roupas, calçados e acessórios. Até porque, assim como os desfiles e as novas coleções nas passarelas, os móveis e objetos de decoração novos são apresentados a cada ano em feiras espalhadas no mundo inteiro.

A principal feira que mostra as novidades no mundo dos móveis acontece a cada ano todo o mês de abril em Milão, na Itália. O Salão Internacional do Móvel reúne empresas do setor de diversas partes do mundo, incluindo a presença do Brasil, e mostram o que é tendência naquele momento.

Porém, ao contrário da moda, a nossa casa pode seguir o mesmo estilo sempre sem sair de moda. Se as roupas dos anos 60 estão em alta em um ano e no ano seguinte não se usam mais, o mesmo não acontece com móveis e objetos de decoração.

No caso da decoração, o estilo escolhido tem mais a ver com a personalidade da família, em dizer o que gosta e sente através dos objetos. Tem gente que gosta do troca a troca para seguir as tendências e é uma opção válida, mas outros, preferem se manter fiéis ao próprio estilo.

Como na moda, você não precisa adotar um único estilo na sua decoração. Dá para fazer uma mistura sem achar que vai ficar sem graça. 

A Moda Passa e o Estilo Permanece”

A frase de Coco Chanel define bem a diferença entre moda e estilo. A moda é de momento. O que é moda hoje amanhã pode não ser mais. Enquanto o estilo, esse é para vida toda e nunca sai de moda.

No caso da decoração você pode adotar mais de um estilo e isso também não sairá de moda. Na verdade, o mix de estilos de decoração pode nascer aos poucos, quando vai descobrindo o que gosta e o que não gosta, peneirando as suas preferências e afirmando as suas referências.

Claro, todo estilo tem a sua personalidade impressa, que pode ser tendencialmente para moderna, romântica, vintage e muito mais. E claro, a mistura de um, dois, três ou mais estilos. Porém, quando fazemos misturas, e podemos mais uma vez comparar com a moda de roupas e acessórios, temos que encontrar harmonia para que o diferente funcione junte.

Então, o primeiro passo para quem quer fazer um mix de estilos de decoração é buscar equilíbrio e harmonia entre o que será escolhido. 

Dicas Para Não Errar aos Misturar Estilos de Decoração

Não dá para dizer que é fácil misturar estilos de decoração e acertar de cara. O erro mais comum é tentar fazer esse mix sem planejamento. Como tudo na vida, planejar é fundamental para que dê certo.

Se você começar a comprar uma coisa aqui e outra ali de estilos completamente diferentes, o resultado será uma confusão total e longe de ser uma decoração e mais para bagunça.

Anote algumas dicas de decoradores para ajudar no mix de estilos de decoração:

  • Defina os estilos de decoração que você pretende seguir.
  • Planeje como dividir os estilos escolhidos nos espaços da casa. Por exemplo, os móveis serão modernos e os objetos de decoração vintage e retrô ou terá um pouco de cada um ou ainda, vai trabalhar somente com as cores na mistura de estilos, etc.
  • A sala é chamada por muitos decoradores de “ambiente com impressões digitais”, isto é, que é o cômodo para mostrar a sua identidade, dar a personalidade das pessoas que vivem naquela casa.
  • A escolha de móveis e objetos deve ser baseada em dois critérios: os estilos que serão seguidos e as proporções. Tudo tem que ser comprado e acomodado de modo que o espaço seja bem aproveitado. Vale ressaltar que por mais que os móveis e objetos de decoração sejam perfeitos, lindos e de qualidade, quando são de um tamanho desproporcional ao espaço o efeito é contrário.
  • Procure traçar o seu perfil e das pessoas da casa, o que vocês mais gostam, o que tem mais a ver. Como a simpatia por viagens, livros, música, instrumentos musicais, etc. Faça uma lista e tire dessas anotações inspiração para a decoração com o mix de estilos.
  • Sabendo quais são as preferências e quais serão os estilos a serem seguidos é mais fácil decidir o que representará um estilo e o que demonstrará o outro.
  • Não faça compras de impulso. Tipo ver um objeto em uma loja de decoração e sair comprando. Pode ser que ele seja bonito sozinho, mas no contexto da sua decoração não funcione e acabe com a harmonia do ambiente.
  • Não tenha medo de misturar, de experimentar. A decoração é isso, soltar a imaginação.
  • Busque um ponto de partida para a sua decoração, na sala, por exemplo, você pode começar do sofá ou de um grande quadro na parede. Desse ponto, determine os tecidos, as cores, as épocas, etc.

Não Faça do Mix de Decoração Uma “Mistureba”

Pode parecer repetitivo, mas é fundamental, a mistura é mais do que livre, mas só funciona se os objetos e os móveis e qualquer outro elemento estejam em harmonia e em equilíbrio. E não se preocupe dá para fazer isso misturando muita coisa, mas o grande segredo é ficar atento aos detalhes.

Você pode ter na sala uma cadeira no estilo retrô com móveis modernos, mas o tecido dela tem as cores que foram usadas em outros elementos da decoração. Neste caso, a cada está em total harmonia. Mas, se a mesma cadeira estiver forrada com uma cor que não está presente em absolutamente mais nada naquele ambiente, se criar uma “quebra” e ela parece estar colocada por acaso naquele ponto.

Então, misture sem medo, o tradicional com o moderno, o clássico e elegante com o rústico, o moderno com o antigo, o romântico com o cosmopolita. Alguns decoradores aconselham para as pessoas mais inseguras e que farão essa aposta sem a ajuda de um profissional, buscar a mistura 50% e 50%. Usar somente dois estilos e dividir metade para um lado, metade para o outro.

Outros decoradores aconselham a usar um estilo que sobressai e o segundo em apenas alguns elementos. Sendo que o predominante deve destacar-se e o segundo deverá ser a parte neutra. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *