No segundo semestre deste ano deverá ser implantado o Índice Brasileiro de Rentabilidade Imobiliária (IBRI) que foi encomendado a Fundação Getulio Vargas (FGV) pela Associação Brasileira das Entidades de Previdência Privada (ABRAPP) com o objetivo de poder fazer a medição de rendimentos obtidos com investimentos feitos em imóveis no Brasil.
Será um índice trimestral e vai permitir que se faça a comparação entre a rentabilidade do mercado de imóveis em comparação com outros ativos e também dentro do próprio setor.
Não há índices reais no setor
Na verdade este era um índice que estava fazendo falta para a economia brasileira. Segundo Paulo Pichetti, pesquisador que desenvolveu o índice na Fundação Getulio Vargas, no setor imobiliário até agora não há nenhum índice de preços ou que possa medir a rentabilidade real em investimentos feitos.
Tendo como base, índices semelhantes que existem na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos, no Canadá, na Nova Zelândia, no Japão e na África do Sul, Pichetti se pronunciou sobre a falta desse índice na America Latina, por ocasião do evento realizado na SECOVI-SP, que é o sindicato representante do setor imobiliário no estado, e disse que essa falta no mercado brasileiro é vista como um ponto negativo por investidores potenciais.
Equivalência
Com uma proposta de ter equivalência com o índice Ibovespa, a implantação do índice imobiliário que é esperada para o segundo semestre deste ano parece que chega a boa hora e enquanto isso, já há estudos sobre outras medidas para quando estiver implantado como a proposta de se criar um Conselho Diretor com o objetivo de que as ações se tornem transparentes e, além disso, já existem idéias para que sejam inclusos não somente imóveis comerciais, mas também residenciais uma vez que esta é uma antiga demanda deste setor.
Elevação do setor
A coordenadora da Comissão de Investimentos Imobiliários da Associação Brasileira de Entidades de Previdência Privada (ABRAPP), Carla Safady teve a responsabilidade de fazer a encomenda do índice e segundo ela, ajudando os investidores de fora do país que aqui buscam ingresso no mercado de imóveis o Índice Brasileiro de Rentabilidade Imobiliária pode vir a elevar o setor imobiliário a outro patamar, que por certo deverá ser bem mais rentável do que aquele em que nos encontramos atualmente.
Um índice com transparência
Para que se tenha um índice de referencia com transparência é preciso que a totalidade dos agentes do setor imobiliário, se disponham a dar a contribuição necessária. De acordo com as informações de Carla o Índice Brasileiro de Rentabilidade Imobiliária foi feito pela Fundação Getulio Vargas tendo como base as informações de 156 imóveis pertencentes aos fundos de pensão da ABRAPP.
Agora vamos esperar que o IBRI seja implantado e esperar os resultados das medidas da rentabilidade do mercado imobiliário.