Você está pensando em construir ou reformar a sua casa e começou a pensar em como quer sua cozinha. Afinal, uma casa nova, merece uma cozinha nova, não apenas bonita, mas funcional e que lhe satisfaça em vários quesitos. Que tal conhecer e escolher qual a cozinha ideal para você e sua casa? Veja a seguir os 6 (seis) tipos de cozinha mais pedidas e usadas no mundo da arquitetura e design de interior, escolha a sua favorita e termine sua obra.
Por Que Escolher um Tipo de Cozinha?
Quando falamos para escolher o melhor tipo de cozinha, não é apenas pela beleza, mas sim pelo o que melhor vai funcionar para você e sua família. Deve-se pensar em como você e seus familiares irão utilizar o espaço, se vão receber visitas, se querem fazer refeições rápidas ou mais longas, se querem cozinhar com companhia ou não… Cada item desses é de extrema importância na hora da escolha do tipo da sua cozinha, escolha a sua a partir da lista a seguir:
- Cozinha Linear;
- Cozinha em U;
- Cozinha em L;
- Cozinha Independente;
- Cozinha Paralela e;
- Cozinha com Ilha.
Cozinha Linear
Essa é a cozinha mais conhecida de todas, como o nome diz, se trata de uma linha reta. Exige-se no mínimo 3 (três) metros de uma parede, este tipo de cozinha é a mais recomendada para as pequenas habitações, tão comuns hoje em dia. Encontramos bastante nos pequenos apartamentos, normalmente são interligadas as salas de estar/jantar e separadas por uma bancada.
Este tipo de cozinha, não permite que se tenham muitos eletrodomésticos, nem eletroportáteis, além de móveis. Recomenda-se ainda o uso de armários com portas de correr, pois as de abrir normalmente podem atrapalhar o fluxo do ambiente.
Cozinha em U
Para esse formato de cozinha, exige-se que a cozinha seja grande, pois ela necessita de espaço para ser agradável e confortável. Este tipo de cozinha aceita muito bem o uso de armários, gavetas e gavetões, além de várias áreas de trabalho, no caso as bancadas.
Este tipo de cozinha permite que você tenha ainda uma área para refeições, sendo uma bancada com bancos altos, assim como uma mesa. Deve-se tomar cuidado ainda com a circulação, por isso se for colocar mesa, cadeiras, bancos e armários, procure verificar se haverá espaço hábil para circular na cozinha quando ela estiver sendo usada por mais de 1 pessoa.
Cozinha em L
Este outro formato de cozinha é bastante conhecido no mundo da arquitetura e design de interior, é muito popular e normalmente é uma saída para quem tem muitos objetos na cozinha e não deseja se desfazer de nada. Porém, não exige muito espaço, em outras palavras, quem tem muita coisa e pouco espaço se dá bem com esse formato.
Ainda sobre a cozinha em L, deve-se destacar a sua fácil utilização e também que ela é ótima para ser uma cozinha prática, porém enquanto na cozinha em U, podemos colocar uma mesa, se você desejar fazer refeições nesse ambiente, deverá utilizar a bancada, pois ao colocar uma mesa, você tirará um importante espaço de circulação da sua cozinha.
Atenção para essa cozinha, se a sua for nesse formato, procure investir em armários projetados, ou seja, contrate um profissional que irá até a sua casa, medir o espaço, projetar e com uma equipe especializada instalar os armários. Isso é necessário para que não se perca nenhum espaço. Outro ponto forte dessa cozinha é que ela é ótima para receber uma ilha ou uma bancada que separa a cozinha da sua sala de estar/jantar.
Cozinha Independente
Como o próprio nome diz, ela é uma cozinha independente, nenhum móvel é fixo, nem em parede, muito menos no chão. A graça dessa cozinha é que você pode simplesmente mudar tudo de lugar a hora que quiser, pode acrescentar e tirar módulos de acordo com a sua necessidade. E o principal, caso você precise se mudar, você levará sua cozinha inteira consigo.
Cozinha Tipo Paralela
Este tipo de cozinha é o queridinho dos chefs de cousine, pois como o nome diz, a área de trabalho está paralela uma a outra. Eles, os chefs afirmam que fica mais fácil de trabalhar dessa forma, pois tem tudo perto, e acabam não precisando andar muito.
No entanto, este tipo de cozinha, não permite que você tenha um local para refeição, salvo se você fizer em alguma das extremidades da cozinha. Deve-se tomar cuidado com a quantidade de espaço deixada entre uma bancada e outra, lembre-se que além das pessoas transitarem quando estiverem cozinhando, se as portas dos armários forem de puxar, procure trocá-las.
Este tipo de cozinha também se encaixa no perfil de bancada que separa a cozinha das salas de jantar/estar. Por isso, se desejar pode utilizar esse modelo a seu favor, vale ainda salientar que ela não precisa de um grande espaço físico para funcionar.
Cozinha com Ilha
Esta provavelmente é o tipo de cozinha adorada por todos, de cada 10 donas de casa, 12 sonham em ter esse tipo de cozinha. Afinal, ela é grande e se faz necessário um bom espaço para que se tenha a ilha.
A ilha consiste basicamente em uma grande bancada no “meio da cozinha”, em outras palavras, ela fica isolada de armários, mas na parte de baixo dela, pode sim, ser um local para guardar panelas e utensílios que são usados constantemente.
Caso a sua ilha seja composta por um fogão, como em muitos casos, procure deixar sempre próximo, panelas, colheres e utensílios, além de temperos. Lembre-se que sobre a ilha, não deve haver armários, até porque a ilha é um “módulo” separado. Caso você opte por um cooktop, ele é elétrico e não precisa de gás, mas se você for colocar um fogão convencional, pode esconder o gás dentro da ilha.
Vale ainda ressaltar que a ilha foi criada para que as pessoas pudessem ficar mais próximas do cozinheiro, ou seja, a ilha foi criada para aproximar as pessoas e permitir que elas fiquem na cozinha enquanto as refeições sejam preparadas. Além, é claro, de poder fazer as refeições nesse espaço.
Agora que você já viu os 6 (seis) principais tipos de cozinhas, basta escolher a que mais se enquadra com o espaço disponível em sua casa e fazer.