Quem é dono de loja, ou trabalha em uma, sabe o quão difícil é poder organizar para que a vitrine sempre chame atenção dos transeuntes, afinal em uma loja, quanto mais atenção melhor. Decorar uma loja não é tarefa fácil, deve-se pensar na disposição dos móveis, caso tenha. Na iluminação ideal e perfeita, nos expositores, nos manequins e em cada detalhe que vem a compor uma loja.
Organizando As Ideias
Antes mesmo de montar a sua loja, você começa a ter sua cabeça fervilhando de ideias, qual o segmento, quando começar a trabalhar, onde será a loja, quantos funcionários e daí em diante.
Defronte a todos esses questionamentos, você finalmente concluiu seu plano de negócios, reservou o espaço onde será a loja, contratou os funcionários e agora tem que começar a pensar na decoração da loja.
Priorize o tema da sua loja, especifique e não fuja muito do que planeja, caso seja possível contrate um designer ou arquiteto de interior, ele poderá dar ótimas saídas para os seus problemas.
Depois de organizar as ideias é hora de organizar o espaço disponível. Defina primeiro se o espaço é para atender ao público ou para expor seu material. Lembre-se que deve haver um espaço para os funcionários, onde eles guardarão suas coisas durante o expediente.
Lembre-se de reservar um espaço para os clientes sentarem, não precisa ser um super sofá, mega confortável que vai fazer seu cliente se sentir em casa. Mas algo em que ele possa descansar enquanto conversa com você ou paga a conta.
Móveis, Ter Ou Não Ter? Eis a Questão!
Já que comentamos sobre um sofá ou bancos para sentar. Você deve pensar em qual mobília utilizar, desde pufes, mesa e bancos.
Se o espaço for reduzido, procure não colocar muitos móveis eles atrapalharão a circulação e fará com que sua loja não fique convidativa.
Iluminando Tudo
Este pode parecer um ponto qualquer quando falamos em uma decoração, mas sendo os especialistas da área, iluminar é muito importante. A iluminação correta, feita do jeito certo, fará com que os olhos se sintam atraídos para a sua loja. Utilize luzes de destaque para determinados produtos, principalmente os que estão na vitrine, essa iluminação pode e deverá fazer uma grande diferença.
Esta etapa é de extrema importância, utilize led’s coloridas, elas dão um charme e um diferencial. Se sua loja fica aberta durante um período da noite, procure jogar refletores que atraiam a atenção para a vitrine de sua loja. E não se esqueça de dar foco para objetos dentro de sua loja.
Arrumando a Vitrine
E é chegada a hora de arrumar a vitrine. A primeira dica que se deve dar, é NUNCA sobrecarregue sua vitrine, não a encha de informações. Caso a sua loja seja de roupas, coloque manequins com look’s que devem ser trocados diariamente. Dessa forma, quem passar em frente a sua loja verá sempre que tem novidade.
Você pode colocar adesivos decorativos de acordo com o tema, como natal, páscoa e/ou carnaval. A vitrine é o espelho de sua loja, se ela está em desordem, sua loja provavelmente estará e assim não atrairá clientes, por mais que seja uma loja famosa.
Lembre-se de caprichar na iluminação na sua vitrine, ela deve ser foco e destaque para atrair mais clientes.
A Sazonalidade Da Loja
Fique sempre atento a sazonalidade de sua loja. Para quem não sabe, sazonalidade é o período, então se está chegando o período do carnaval, procure usar enfeites típicos de carnavais, desde máscaras na vitrine até serpentina caindo do teto.
Isso vale para o período do natal, enfeite a frente de sua loja, coloque uma mini árvore de natal. Estes pequenos detalhes fazem a total diferença, as pessoas se sentem bem quando veem a loja arrumada e festejando junto com elas. E a mudança na decoração faz com que as pessoas se sintam atraídas para entrar na loja.
Tenha atenção, pois todas as lojas se enfeitam para enfrentar a concorrência, procure não encher sua loja de enfeites, por mais bonitos que sejam.
Esteja Sempre Atual
Pode parecer bobagem, mas procure estar sempre pensando na frente, lembra-se dos grandes supermercados que na quarta-feira de cinzas já enche os corredores com os ovos de páscoa? Isso se chama planejamento, procure estar planejado para não precisar fazer nada em cima da hora.
Atualize sua loja constantemente, isso vale para os itens que são vendidos, até a decoração. Como foi dito anteriormente, se sua loja for de roupas, procure trocar os manequins pelo menos 1 (uma) vez por dia.
Etiquetas De Preços
Lembre-se que há uma determinação que diz que objetos – roupas expostas nas vitrines devem ter uma etiqueta com preço, para que o consumidor não se sinta constrangido em perguntar preços.
Por isso inove na forma de demarcar seus preços, toda pequena diferença faz com que o cliente se sinta atraído a entrar na sua loja e gastar.
Não Tenha Medo De Copiar
Não estamos dizendo para você tal e qual a aquela loja famosa que você acha tudo lindo. Busque inspiração, vá atrás de vitrines de lojas do ramo, veja o que eles estão utilizando para que você possa fazer a sua versão melhorada. Não fique parado esperando que a concorrência lhe atinja, esteja preparado e mostre para a concorrência que é você quem manda e sabe como fazer para deixar sua loja mais bonita.
Pesquise em sites, compre revistas do segmento, eles lhe ajudarão a ter ideias inovadoras. Caminhe nos shoppings, visite lojas concorrentes e invista no que você acha bonito. Neste caso, será um investimento, não gasto.
Depois de ver todas essas dicas, você está apto para decorar sua loja, além de deixá-la a sua cara, deixará ela ainda mais atraente para os seus clientes. Não tenha medo de inovar, invista sempre dentro dos limites cabíveis. Caso não se sinta seguro, procure um profissional do ramo. Ele lhe dará ótimas ideias e ainda ajudará você a vender mais, afinal uma loja atraente, traz mais clientes!