Quando chegam as festas de fim de ano, todo mundo quer deixar a casa arrumada e cheia de detalhes que encantam os olhos das pessoas que visitarem seu lar. Não é necessário esperar que o natal chegue para pensar em como decorar a sua casa, por isso que tal inovar e criar centros de mesa?
Criando Centros de Mesa Especiais
Chega de usar o mesmo vaso de flor em todas as ocasiões. Não deixe sua família e convidados preverem que você usará o mesmo centro de mesa da ceia do ano passado, esse ano novamente. Inove! Surpreenda!
Para isso nós separamos 11 opções criativas e fáceis de fazer, e vamos te ajudar a confeccionar um centro de mesa temático para dar um toque especial a sua noite de Natal e te render elogios.
1- Taça, bola e Vela: Esse centro de mesa é simples, porém elegante! Use uma linda taça de vidro ou cristal (ou várias se preferir) no centro da sua mesa. Porém a taça deve estar virada sobre uma bola de Natal de tamanho proporcional a taça, bola daquelas de decoração de arvore de natal. Já sobre a base, que nesse caso estará virada para cima você pode colocar uma vela decorativa para iluminar sua noite. Ao redor da(s) taça(s), você pode colocar plantas e frutinhas artificiais com detalhes vermelhos e dourados para limitar e sinalizar o espaço das taças e combinar com a decoração.
2- Taça, Vela e fita de cetim: Em uma taça transparente de vidro ou crista, de tamanho relativamente grande você pode derreter parafina de cor para que ela se acomode no espaço da taça e antes que ela seque coloque o pavio. Depois faça um belo laço com a fita de cetim vermelha ou dourada ao redor da parte mais volumosa da taça. Por fim, você pode acrescentar folhagem ao pé da taça, se preferir.
3- Castiçal de taças e velas: Nesse mesmo contexto de vela dentro da taça com um laço de fita de cetim, você pode simular um castiçal se tiver várias taças similares de tamanhos diferentes. Brinque com as posições da taça e ficará lindo.
4- Trenó do Papai Noel e mimos: Você pode encontrar um caixote de MDF parecido com um trenó ou ainda o próprio enfeite e preencher a parte de dentro do trenó com mimos para seus convidados. Como por exemplo: Trufinhas, cartões, etc.
5- Suporte e bolas de natal: Você pode usar uma vasilha acrílica ou de vidro totalmente transparente que usa como vaso de flor, ou uma grande taça de sobremesa, ou uma vasilha estilizada que tenha em casa e serve para comportar bolinhas de decoração natalina de diversas cores e tamanhos, variando também entre estrelas, folhas, caixinhas de presentinhos. E entre as bolinhas, você pode colocar delicadas folhas de pinheiro.
6- Suporte, colar de perolas, velas: Fixe as velas, que podem ser de tamanhos diferentes, em um suporte de modo que elas não caiam com qualquer movimento e entre elas estenda uma enorme linha nylon preenchida de perolas. Brinque com os movimentos desse “colar”. Você pode também deixar umas perolas de tamanhos variados sobre o suporte de modo a não deixa-lo tão vazio.
7- Guirlanda e vela: Faça uma guirlanda diferente do que a que costuma pregar na porta da entrada, troque o excesso de verde pelo dourado e no espaço vazio do centro da guirlanda posicione uma vela grossa diferenciada.
8- Castiçal: Aquela armação de ferro, com bases de alturas diferentes sempre será um charme. Que tal contorná-lo do começo ao fim com fitas decorativas de modo que fique um espaçamento entre cada volta dada? E para deixar ainda mais delicado você pode substituir as velas finas e compridas comumente usadas em castiçal pelas coloridas, pequenas, redondas e aromáticas.
9- Arvore de natal: Não uma comum, verde daquelas de pé de porta que costumamos encher de presentes. Mas uma arvore pequena e estilizada. Encontre em lojas de decoração natalina bolas transparentes e cole uma sobre a outra em formato arvore, de forma que a base seja redonda e larga e conforme ela “cresça” vá afunilando e termine lá em cima com uma bola só.
10- Buquê: Não importa a ocasião às flores sempre vão ser lindas auxiliares decorativas. Como centro de mesa você pode apostar em um arranjo floral do tipo buquê de um lado só. Para que você o deite sobre a mesa sem nenhum problema. Por sua vez esse buque deve conter cores temáticas (dourado, vermelho ou verde) para não ser associado automaticamente a casamento.
11- Galho de Arvore, fita e rosa: Escolha um galho bem ramificado de uma arvore do seu quintal, ou busque um artificial em loja de decoração. Depois contorne os galhos com fita decorativa, dando um efeito visual interessante se for intercalando com fita e espaçamento (galho). Por fim deite o galho sobre o centro da mesa e coloque próximo dele uma linda rosa vermelha.
Ao escolher o arranjo que mais combina com sua festa e com seu estilo. Use sua sensibilidade para perceber quando o arranjo for muito grande, ou muito pequeno e adicione ou retire algo dele para não ficar desproporcional. Também prefira sempre elementos transparentes, principalmente se o arranjo for grande no sentido vertical. Para que ele não atrapalhe a visão das pessoas que estiverem à mesa.
Outra questão importante se refere às crianças. É natural que elas queiram tocar no centro de mesa, mas para evitar acidentes, prenda-o bem, para que não seja facilmente retirado do seu lugar, ou até cause um acidente.
Em caso de frutas ou outros alimentos artificiais, faça questão de isolar bem no centro da mesa. De modo que os convidados percebam que aquilo é apenas decorativo, e não sejam constrangidos no decorrer da ceia, por achar que aquilo faz parte do jantar.
Agora que você já sabe como fazer seu centro de mesa, lembre-se que pode ser uma saída, caso você esteja precisando de um dinheiro extra. E o mais importante, que não é necessário estar no Natal para as pessoas comprarem este lindo item de decoração!