Toda dona de casa sonha em ter uma cozinha linda, perfeita de deixar todos os visitantes babando, afinal cozinha linda e bem arrumada é motivo de inveja. Porém, muitas pessoas investem pesado nesse sonho de ter a cozinha mais linda, digna de novelas e acabam esquecendo a funcionabilidade dela, em outras palavras, a cozinha fica linda, mas não serve na hora em que mais se precisa, a hora de cozinhar!
Mas afinal, o que é Funcionabilidade? Para que Serve e onde Encontramos?
A palavra parece estranha, mas no fundo ela representa algo bem simples, funcionabilidade é a mesma coisa que dizer que “Qual função tem essa…?” no nosso caso a cozinha. Ou seja, funcionabilidade nada mais é o famoso “para que serve” ou se “tem uso”. Quando se fala em funcionabilidade em uma cozinha, deve-se ficar atento para o que realmente se quer em uma cozinha.
Sim, uma cozinha pode ter várias funções, ou apenas a velha e mais famosa função de cozinhar. Vai depender do que você deseja, se quer um local que seja único e exclusivo de trabalho ( para cozinhar), ou se você deseja que este local se torne um local onde as refeições possam ser feitas, ou se alguém pode acompanhar o processo de criação de um prato.
Escolhendo como se quer a Cozinha dos Sonhos
Pode parecer difícil decidir isso, mas você só tem que pensar um pouco. Se quer que sua cozinha receba visitas, se você a usará para fazer refeições rápidas e/ou demoradas. Se vai receber pessoas enquanto cozinha, se não quer ninguém dentro da cozinha na hora em que você faz a sua arte. Enfim, é uma decisão eu cabe a você. Caso tenha uma cozinha muito pequena não há muito o que se fazer, mas existem dicas que podem deixá-la extremamente funcional.
Depois que escolher como será sua cozinha, passe para o projeto e a realização, a seguir vamos analisar cada um dos tipos de cozinha, para que nenhuma entre em desacordo com o outro tipo.
Cozinhas Pequenas x Funcionabilidade x Receber Visitas
Ler esse título deve ter dado um nó na sua cabeça, afinal como receber pessoas e ter uma cozinha funcional em um espaço reduzido? Simples… Integrando o espaço com a sala de jantar/estar.
Se você não gosta de ter sua cozinha exposta, esqueça essa ideia, mas se você mora em um local onde a cozinha feita é a chamada americana, tem que conviver com isso ou arrumar uma forma de separar os espaços, nesses casos se indica o uso de biombos, estantes ou similares.
Mas se você deseja fazer com que seus convidados fiquem a seu redor enquanto prepara a refeição que será servida a seguir, não tenha medo. Procure usar uma mesa ou bancada que sirva como mesa separando a cozinha da sala de estar/jantar, evite colocar muitos móveis, eles congestionam a cozinha e acabam atrapalhando na hora em que você estiver cozinhando.
Se desejar faça uma ilha, lembre-se que como o espaço é reduzido, não pode ser uma ilha grande, deverá ser algo simples, mas que pode abrigar o fogão e a bancada de trabalho (para cortar carnes, verduras, por exemplo) ou então a pia, nesse caso deve-se fazer uma reforma para levar o cano de água.
Não coloque nem bancos, nem cadeiras dentro da sua cozinha, isso atrapalha a circulação. Também procure colocar armários suspensos, aqueles que ficam a alguns centímetros do chão dão a impressão de que sua cozinha pode ser um pouco maior. Tenha somente o essencial nesse espaço, algo com pia, fogão, geladeira, micro-ondas e os outros eletroportáteis (liquidificador, batedeira, mixer, sanduicheira).
Cozinhas Médias e Grandes
Quando se tem espaço tudo fica mais fácil não é mesmo? Muito pelo contrário, quando temos espaço queremos colocar tudo ao mesmo tempo e acabamos superlotando nossa cozinha. Portanto, tenha cuidado com o que quer colocar. Como aqui você tem mais espaço, você pode se dar ao luxo de colocar mais bancadas para trabalhar, e poderá deixar os eletroportáteis na bancada, para não precisar procurar e/ou montar quando for usar.
Nesses casos de cozinhas maiores você ainda pode ter um pouco mais de utensílios, como panelas, louças, talheres e aparelhos de jantar. Para as porcelanas mais chiques, guardem-as em uma cristaleira ou apoiador, elas ficarão mais seguras lá e sendo retiradas apenas em eventos importantes.
Lembre-se que ao aumentar o número de armários, você perderá consequentemente espaço, então até a quantidade de armários deve ser bem pensada para que não ocupe muito a cozinha e você acabe ficando apertado quando precisar utilizar sua cozinha.
Essa dica vale para cozinhas grandes, médias e pequenas: Procure deixar os temperos, e objetos que são constantemente utilizados o mais próximos possível da bancada de trabalho e do fogão, assim você não precisará se locomover muito dentro da cozinha. Se a cozinha for pequena e tiver outra pessoa com você, vocês não trombaram um no outro, e se for grande, você não cansa de andar de um lado para o outro.
Recapitulando
Como vimos, não é difícil ter uma cozinha funcional, o primeiro passo é nunca colocar mesa e cadeiras dentro dela, afinal atrapalha na circulação e isso independe do tamanho da cozinha. Se realmente desejar ter companhia quando for cozinhar, coloque uma bancada com bancos altos, próxima a área de trabalho.
Procure trazer para perto da área de trabalho tudo o que é constantemente utilizado, como facas e talhares, panelas, tábuas, vasilhames e temperos. E uma dica simples mais que pode também fazer ser muito útil: procure evitar a superlotação de móveis, armários e objetos decorativos.
Com essas dicas dadas acima, você conseguirá ter sempre uma cozinha funcional, lembre-se que se sua cozinha estiver pronta e você quiser modificá-la estruturalmente (derrubar ou construir paredes), procure um profissional que entende do assunto, para que o barato não fique caro. Se você ainda vai construir e não sabe como montar sua cozinha, o decoradores, arquitetos e designers de interiores estão no mercado para isso, não se acanhe e procure alguém que faça a sua cozinha dos sonhos!