Um dos móveis mais importantes para o quartinho do bebê ou infantil é a cômoda, um item que não pode ficar de fora do planejamento e que deve ser escolhido de acordo com questões funcionais. Obviamente é interessante que a cômoda esteja alinhada com a decoração do quarto, mas bem mais relevante do que isso é ser um móvel prático para a rotina do dia a dia com a criança.
Confira Dicas Para Escolher a Cômoda Para Quarto Infantil
A seguir vamos apresentar algumas dicas de como escolher a cômoda ideal para o quarto do bebê ou infantil.
– Questão de Tamanho
Antes de começar a sua jornada em busca da cômoda ideal é importante tirar as medidas da parede em que o móvel será colocado. Considere ainda os demais móveis que ficaram próximos à cômoda para que um não atrapalhe o outro. Se o quartinho do seu bebê não for muito grande vale a pena apostar na escolha de um berço que tenha cômoda acoplada.
Porém, saiba que ao escolher um berço com cômoda você deverá se preparar para quando o pequeno crescer. Crianças crescem num ritmo bem acelerado de maneira que o quarto precisará passar por vários processos de readequação ao longo dos anos. Vale pensar nisso quando estiver fazendo a decoração.
– Não Seria Melhor Um Guarda-Roupa?
Uma pergunta que muitos pais se fazem no momento em que estão investindo na compra de móveis para o quartinho dos seus filhos. Quem tem espaço e orçamento pode investir tanto no guarda-roupa quanto na cômoda. No entanto, para quem tem que escolher recomendamos optar pela cômoda já que ela ocupa menos espaço de maneira a deixar mais área de circulação.
Além disso, uma cômoda de tamanho médio pode ser usada para guardar as roupas da criança até ela completar uns cinco anos de idade, fase em que não se deve investir tanto em roupas devido ao crescimento acelerado. Para quem tem bebês em casa a cômoda é interessante inclusive porque também pode ser usada como trocador. Alguns desses móveis já são projetados com espaço destinado a produtos de higiene.
– Quesitos de Segurança
Todos os móveis do quartinho do bebê devem ser comprados observando questões de segurança como bordas arredondadas, por exemplo. Gavetas e portas devem ter travas e fique atento para os puxadores das gavetas, alguns podem se tornar apoio para que a criança escale quando estiver na fase de começar a engatinhar e andar.
– Questão de Estilo
O estilo do móvel também conta na hora de escolher, a cômoda deverá ser combinada com o estilo dos outros elementos de decoração do ambiente. É válido levar em consideração o estilo do quarto quando estiver fazendo a prospecção dos móveis. De maneira geral as cômodas brancas são as que mais fazem sucesso para quartinhos infantis, mas nada impede de escolher peças com cores ou elementos decorativos como adesivos, por exemplo. Inclusive você pode até mesmo fazer a customização do móvel após compra-lo.
– Cômoda de Madeira
Se você deseja dar um ar mais elegante para a decoração do quartinho do seu bebê pode apostar na escolha de uma cômoda de madeira. Recomendamos apenas ter o cuidado de escolher uma peça com as bordas arredondadas para não dar a chance do pequeno vir a se machucar. Madeiras claras combinam mais com o ambiente de quarto infantil porque se equilibram com mais facilidade com o restante da decoração.
– Puxadores Retrô
Cômodas com puxadores em forma de concha para dentro são interessantes porque não se tornam degraus para a criança escalar. Os móveis feitos de materiais mais consistentes com esse tipo de puxador também são mais seguros porque impossibilitam para a criança abrir as gavetas e assim evita uma série de acidentes.
– Adesivando a Cômoda
Como já mencionamos é possível dar um visual diferenciado para a cômoda do quartinho do seu filho usando o recurso da customização com adesivos. Você pode usar adesivos pontuais em algumas partes do móvel ou então adesivar como um todo. É uma forma interessante de mudar a cor e a textura sem precisar usar tinta que pode deixar um cheiro forte por alguns dias.
– Puxadores Pequenos
Mais uma forma de evitar que a criança abra as gavetas da cômoda podendo sofrer um acidente é apostar em móveis com puxadores pequenos e com uma boa distância entre eles. Para uma criança é praticamente impossível conseguir puxar os dois pegadores ao mesmo tempo de forma que não conseguirá abrir a gaveta. Lembre-se que a segurança vem em primeiro lugar.
– Cômoda + Closet
Tem pouco espaço e as roupinhas da criança não cabem todas na cômoda? A dica é pregar na parede, logo acima do móvel, um cabideiro para poder dispor algumas roupas como num closet. Se ficar preocupado com o fato das roupas ficarem expostas ao pó pode coloca-las dentro de um plástico. Isso evita o contato das peças com o ambiente de maneira bem prática. Também dá para adicionar prateleiras suspensas sobre a cômoda de maneira a organizar todos os itens da criança com assertividade.
– Onde Comprar a Cômoda Para Quarto Infantil
O ideal é fazer a compra da cômoda de uma loja conhecida no mercado para ter certeza da qualidade do móvel. Compras com procedência permitem inclusive solicitar troca caso haja algum problema com o móvel. Faça uma boa pesquisa antes de escolher o móvel de maneira que consiga economizar na sua escolha. Há várias lojas de varejo que oferecem ótimas alternativas por preços que cabem nos orçamentos mais apertados.
Se você precisa comprar a cômoda, mas está com poucos recursos pode visitar algumas lojas de móveis usados ou até mesmo sites como OLX, Mercado Livre e Enjoei. Verifique com atenção a qualidade das peças para que possa encontrar opções que realmente estejam de acordo com as expectativas para o quartinho do seu pequeno. Considere que móveis usados demandarão em alguns casos pintura e arrumar alguns detalhes após a compra.
Gostou dessas dicas de como escolher a cômoda ideal para o quartinho do seu bebê? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!